Compartilhamento |
|
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://localhost:8080/tede/handle/tede/796
Tipo do documento: | Monografia |
Título: | Análise multimodal do livro didático anytime! de Amadeu Marques e Ana Carolina: um estudo baseado na gramática do design visual de Kress e Van Leeuwen |
Autor: | Araújo, Francisco Onival Melo de |
Primeiro orientador: | Holanda, Maria Eldelita Franco |
Resumo: | O estudo apresenta uma pesquisa sobre a multimodalidade presente no livro didático de língua inglesa "Anytime!: Always Ready for Education", de Amadeu Marques e Ana Carolina Cardoso, baseando-se na Gramática do Design Visual (GDV) de Kress e van Leeuwen (1996, 2006). A pesquisa teve como objetivo geral, analisar como os diferentes modos de comunicação e representação presentes no livro interagem para construir significado, observar como o livro explora a multimodalidade para estimular o letramento visual e identificar as mensagens presentes nos textos multimodais. O referencial teórico aborda a Semiótica Social, a Gramática do Design Visual, o letramento visual, a importância do livro didático no ensino da língua inglesa e o que é sugerido na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) sobre a multimodalidade. A metodologia utilizada é qualitativa multimodal, com análise dos dados baseada na metafunção composicional da multimodalidade. A pesquisa destaca a relevância da multimodalidade no contexto escolar e a importância de explorar sua potencialidade no livro didático. |
Abstract: | The study presents a research of the multimodality present in the English language textbook "Anytime!: Always Ready for Education" by Amadeu Marques and Ana Carolina Cardoso (2020), based on the Visual Design Grammar (VDG) by Kress and van Leeuwen (1996, 2006). The research aimed to analyze how the different modes of communication and representation in the book interact to construct meaning, observe how the book explores multimodality to stimulate visual literacy, and identify the messages present in the multimodal texts. The theoretical framework addresses Social Semiotics, Visual Design Grammar, visual literacy, the importance of the textbook in English language teaching, and the suggestions in the Base Nacional Comum Curicular (BNCC) regarding multimodality. The methodology used is multimodal qualitative, with data analysis based on the compositional metafunction of multimodality. The research highlights the relevance of multimodality in the school context and the importance of exploring its potential in the textbook. |
Palavras-chave: | Multimodalidade Semiótica social Livro didático |
Área(s) do CNPq: | LINGUISTICA, LETRAS E ARTES |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Estadual do Piauí |
Sigla da instituição: | UESPI |
Departamento: | Centro de Ciências Humanas e Letras |
Programa: | Licenciatura em Letras Inglês |
Citação: | ARAÚJO, Francisco Onival Melo de. Análise multimodal do livro didático anytime! de Amadeu Marques e Ana Carolina: um estudo baseado na gramática do design visual de Kress e Van Leeuwen. 2022. 49f. Monografia (Licenciatura em Letras-Inglês) - Universidade Estadual do Piauí, Teresina, 2022. |
Tipo de acesso: | Acesso aberto |
URI: | http://localhost:8080/tede/handle/tede/796 |
Data de defesa: | 2022 |
Aparece nas coleções: | CCHL - Licenciatura em Letras Inglês (Poeta Torquato Neto – TERESINA) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Monografia Completa.pdf | Texto Completo | 1,51 MB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.