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Tipo do documento: Livros e Capítulos de Livros
Título: Vozes alternativas, comunitárias e populares do Sertão do Piauí
Autor: Sousa, Evandro Alberto de (org.)
Berti, Orlando Maurício de Carvalho (org.)
Resumo: Este obra, não ficcional, é de caráter de pesquisa. O livro é composto de cinco capítulos, didaticamente divididos para facilitar uma melhor leitura e entendimento dos processos comunicacionais apresentados na obra. O primeiro capítulo, intitulado “Muito além da graduação. O entendimento dos jornalistas formados no Sertão do Piauí sobre Comunicação Comunitária”, trata acerca da visão dos profissionais formados em Comunicação, atuantes na região da capital do Sertão piauiense, sobre o entendimento e prática da Comunicação Comunitária, entendendo as faces e interfaces da própria formação dessa área para a prática jornalística cotidiana. O segundo capítulo, nomeado “A cultura da comunicação sonora móvel na cidade de Picos: perfil da profissão”, aborda um dos fenômenos ímpares do Sertão piauiense, que é a comunicação alternativa feita por carros de som. É trazido o perfil desses profissionais e suas histórias acerca desse tipo de comunicação que vem desde o início da metade do Século XX nessa região do País. O terceiro momento do livro, nomeado “Aliança Bíblica Universitária: análise da Comunicação Comunitária a partir dos conceitos de congraçamento, pertencimento e comunidade”, trata sobre um dos grupos que mais trabalham os conceitos congregacionais e de pertencimento comunitário no Sertão do Piauí. Mostra que a universidade também é lugar de falar de Deus e suas respectivas práticas e vivências em um grupo que só se fortalece e cresce nesta parte do País. No quarto capítulo, intitulado “Comunicação Comunitária: o papel do DCE – Diretório Central Estudantil – para mobilização social dos universitários da UESPI de Picos”, versa sobre como o movimento estudantil no Sertão piauiense, notadamente o da instituição que trabalhamos e estudamos, utiliza-se das redes sociotécnicas para se comunicar comunitária e alternativamente, tendo a plataforma Instagram como seu grande elo comunicacional com as importantes demandas estudantis. O quinto e último capítulo, nomeado “Rádio Cultura de Picos: uma emissora educativa que vivencia a Comunicação Comunitária”, trata sobre o caso emblemático de uma das rádios educativas mais comunitárias do Brasil, a FM Cultura de Picos, trazendo reflexões sobre sua comunitarização e educação na contemporaneidade comunicacional.
Abstract: This non-fictional work is of a research nature. The book is composed of five chapters, didactically divided to facilitate better reading and understanding of the communication processes presented in the work. The first chapter, entitled “Much more than graduation. The understanding of journalists trained in the Piauí backlands about Community Communication”, deals with the view of professionals trained in Communication, working in the region of the capital of the Piauí backlands, on the understanding and practice of Community Communication, understanding the faces and interfaces of the training itself in this area for daily journalistic practice. The second chapter, entitled “The culture of mobile sound communication in the city of Picos: profile of the profession”, addresses one of the unique phenomena of the Piauí backlands, which is alternative communication made by sound cars. The profile of these professionals and their stories about this type of communication that has existed in this region of the country since the early to mid-20th century are presented. The third part of the book, called “University Bible Alliance: analysis of Community Communication based on the concepts of fellowship, belonging and community”, deals with one of the groups that most works on the concepts of congregation and community belonging in the Sertão region of Piauí. It shows that the university is also a place to talk about God and its respective practices and experiences in a group that is only getting stronger and growing in this part of the country. The fourth chapter, entitled “Community Communication: the role of the DCE – Student Central Directory – for the social mobilization of university students at UESPI in Picos”, discusses how the student movement in the Sertão region of Piauí, notably that of the institution where we work and study, uses sociotechnical networks to communicate communally and alternatively, with the Instagram platform as its great communication link with important student demands. The fifth and final chapter, entitled “Rádio Cultura de Picos: an educational station that experiences Community Communication”, deals with the emblematic case of one of the most community-based educational radio stations in Brazil, FM Cultura de Picos, bringing reflections on its communitarianization and education in contemporary communication.
Palavras-chave: Comunicação Popular
Comunicação Alternativa
Comunicação Comunitária
Área(s) do CNPq: CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Estadual do Piauí
Sigla da instituição: UESPI
Departamento: EdUESPI
Citação: SOUSA, Evandro Alberto de; BERTI, Orlando Maurício de Carvalho (org.). Vozes alternativas, comunitárias e populares do Sertão do Piauí. Teresina: EdUESPI, 2020. p. 159. Disponível em: https://sistemas2.uespi.br/bitstream/tede/802/2/Livro%20Completo.pdf . Acesso em:
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://localhost:8080/tede/handle/tede/802
Data de defesa: 2020
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