Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://localhost:8080/tede/handle/tede/808
Tipo do documento: Monografia
Título: A roteirização e a produção de filmes curtos como elementos motivadores no desenvolvimento da habilidade de Speaking dos alunos do ensino fundamental da escola municipal Marechal Castelo Branco em Timon – MA
Autor: Sousa Júnior, Raimundo Monteiro
Primeiro orientador: Pinheiro, Mário Eduardo
Resumo: Esta é uma pesquisa-ação, inédita no local em que foi aplicada. Tem como objetivo fomentar a utilização da produção de roteiros e vídeos em sala de aula para desenvolver a habilidade de speaking. Realizou-se através de atividades lúdicas paradidáticas que se apropriaram da teatralização, do estudo da linguagem e do uso da tecnologia para investigar a retenção dos conteúdos estudados. As produções dos roteiros e vídeos estavam inseridas dentro do contexto da amostra pesquisada. O embasamento teórico teve, como referência: Gass (2008); Ausubel (2000); Silva (2011) Gomes (2014); Sampaio e Leite (2011), dentre outros que discutem sobre aprendizagem significativa, contextualização do processo de ensino-aprendizagem e as novas tecnologias. Para a coleta de dados, foram pesquisadas 20 palavras, através de testes de pronúncias e também dos significados, em duas etapas, intercaladas entre as produções de roteiros e vídeos para improvisação de pronúncias. Os resultados da análise de dados foram feitos através dos seguintes pontos: teste de pronúncia da 1° e 2° parte; Maior incidência de acertos em relação às testagens de pronúncia; testagem de significado 1° e 2° parte; progressão entre a 1° e 2° parte dos testes de pronúncia e significados. A análise dos dados permitiu que se confirmassem as duas hipóteses previstas que afirmavam que a produção de vídeos aumentaria o interesse dos alunos pela língua inglesa e a roteirização motivaria o aluno ao aprendizado da Língua Inglesa.
Abstract: This is an action research, unpublished in the place that was applied. It aims to foment the use of classroom scripts and videos to develop speaking skills. It was accomplished through paradidatic playful activities that appropriated the theatricalization, the study of language and the use of technology to investigate the retention of the studied contents. The scripts and videos productions were inserted within the context of the researched sample. The theoretical basis had as reference: Gass (2008); Ausubel (2000); Silva (2011) Gomes (2014); Sampaio and Leite (2011), among others who discuss about meaningful learning, contextualization of the teaching-learning process and new technologies. The data collection, 20 words were searched through pronunciation tests and also the meanings, in two steps, interspersed between script and video productions for pronunciation improvisation. The data analysis results were made through the following points: 1st and 2nd part pronunciation test; Higher incidence of hits compared to pronunciation tests; meaning testing 1st and 2nd part; progression between the 1st and 2nd part of the pronunciation and meaning tests. The analysis of the data allowed us to confirm the two predicted hypotheses that stated that video production would increase the interest of the students in the English language and scripting would motivate the student to learn English.
Palavras-chave: Roteiros
Vídeos
Tecnologia em sala de aula
Aprendizagem
Área(s) do CNPq: LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Estadual do Piauí
Sigla da instituição: UESPI
Departamento: Centro de Ciências Humanas e Letras
Programa: Licenciatura em Letras Inglês
Citação: SOUSA JÚNIOR, Raimundo Monteiro. A roteirização e a produção de filmes curtos como elementos motivadores no desenvolvimento da habilidade de Speaking dos alunos do ensino fundamental da escola municipal Marechal Castelo Branco em Timon – MA. 2020. 61 f. Monografia (Licenciatura em Letras Inglês) - Universidade Estadual do Piauí, Teresina, 2020.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://localhost:8080/tede/handle/tede/808
Data de defesa: 2020
Aparece nas coleções:CCHL - Licenciatura em Letras Inglês (Poeta Torquato Neto – TERESINA)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Texto Completo.pdfTexto Completo1,01 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.