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Tipo do documento: Monografia
Título: Os métodos de ensino de língua inglesa usados em escolas públicas de ensino médio regular de Teresina
Autor: Sousa, Mateus Henrique de Jesus Farias
Primeiro orientador: Souza, Evaldino Canuto de
Resumo: O ensino de Língua Estrangeira nas Escolas Públicas é tão antigo quanto a própria Escola Pública, mostrando como desde o princípio aprender uma LI já era relevante. Já perpassado pelo grego e latim, atualmente a Língua Inglesa é, de longe, a mais importante no contexto mundial e está inserida na educação pública desde o Ensino Fundamental. Juntamente às mudanças na educação, o ensino da Língua Inglesa também mudou - surgiram novos métodos, novas técnicas, novas abordagens, mas a Escola Pública não tem se mostrado capaz de levar os alunos a alcançar um nível ainda que básico de inglês. Sabendo da realidade do ensino de LI, é dito que o método de Gramática-Tradução é um dos grandes empecilhos da melhora na área de Língua Estrangeira. Por isto, esta pesquisa teve, como objetivo, investigar se a Gramática-Tradução é o método mais usado no ensino de Língua Inglesa nas escolas públicas através de uma Pesquisa de Campo em quatro escolas na cidade de Teresina-PI, observando professores em sala de aula com foco nas suas técnicas e abordagens utilizadas, de modo que seja possível identificar em qual métodos eles se encaixam melhor. Para isto, baseamo-nos nos autores Richard e Rodgers (2001), Sant’Anna, Spaziani e Góes (2014) e Larsen-Freeman (2011) como referências na categorização de métodos, apontando e descrevendo os métodos para que seja claro como foram categorizados os professores e suas ações. Além desses autores, Kumaravadivelu (1994) contribuiu para a discussão da era da educação pós-método. Analisando os dados colhidos, conseguimos confirmar que os professores, além de não saber o que são métodos, não usam nenhum método específico em sala de aula, deixando claro que culpar o método Gramática-Tradução não serve como explicação viável para o atual fracasso educacional no ensino de Língua Estrangeira
Abstract: Teaching Foreign Languages in a Public School is as old as the Public Education itself. It shows that, from the very beginning, learning a Foreign Language was relevant. It was Greek, than Latin, but now, English is, by far, the most important language in a world level, and it is part of the Public Education from very early stages. Through all this time, education has changed for better, and English teaching has changed as well, with new methods, techniques and approaches, however, Public Schools have not shown itself able to take students even to a basic level of English skills. Looking at the reality of the English Teaching, it is said that the Grammar-Translation Method is one of the biggest problems that make worst the current situation. For that, this research aims to find out if Grammar-Translation is the most used method on English Teaching in Public Schools through a field research in four school in the city of Teresina-PI, observing teachers and their classes, focusing on their techniques and approaches, to make it possible to identify which method they fit better. To achieve that, this research is based on Richard and Rodgers (2001), Sant’Anna, Spaziani and Góes (2014) and Larsen-Freeman (2001) using their descriptions of every method, pointing and describing to which method are closer to what teachers have done in the period they were observed. Besides them, Kumaravadivelu (1994) contributed to the discussion about the current educational Post-Method Era. Analyzing the obtained data, we could see that teachers, beyond not knowing what a method really is, do not use any specific method, making clear that the Grammar-Translation Method is not useful to justify the current failure of the English Teaching in the Public System of Education
Palavras-chave: Gramática
Tradução
Língua inglesa
Escola pública
Área(s) do CNPq: LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Estadual do Piauí
Sigla da instituição: UESPI
Departamento: Centro de Ciências Humanas e Letras
Programa: Licenciatura em Letras Inglês
Citação: SOUSA, Mateus Henrique de Jesus Farias. Os métodos de ensino de língua inglesa usados em escolas públicas de ensino médio regular de Teresina. 2019. 36f. Monografia( Licenciatura em Letras-Inglês) - Universidade Estadual do Piauí, Teresina, 2019.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://localhost:8080/tede/handle/tede/810
Data de defesa: 2019
Aparece nas coleções:CCHL - Licenciatura em Letras Inglês (Poeta Torquato Neto – TERESINA)

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