Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://localhost:8080/tede/handle/tede/811
Tipo do documento: Monografia
Título: A influência da língua inglesa e da cultura americana entre os estudantes de uma escola das Filipinas
Autor: Silva, Jéssica Ellen Meneses
Primeiro orientador: Riedel, Márlia Socorro Lima
Resumo: Durante os séculos 19 e 20, os Estados Unidos estavam expandindo seu território, reivindicando e tomando controle de várias outras áreas, onde introduziram seus costumes, valores e suas visões em relação à administração desses territórios, e onde disseminaram a língua inglesa, fazendo-a língua oficial desses países, contribuindo assim para que ela tenha o status de língua global nos dias atuais. Esse processo teve início na República das Filipinas no final do século XIX, e esse trabalho tem como objetivo investigar a relevância da cultura americana e da língua inglesa no país, o quão imersos os filipinos participantes dessa pesquisa estão nessa cultura no dia a dia, e qual é a percepção deles sobre o assunto. A pesquisa foi fundamentada nos teóricos Shackford (1990), Hall (1996), Cuddon (2013), Sadykova (2014) e Alfarham (2016). Para a realização dessa investigação, uma pesquisa de campo foi efetivada, utilizando-se da abordagem quali-quantitativa. O resultado dessa investigação demonstra que a cultura americana tem grande peso no cotidiano dos filipinos da escola investigada, estando bastante presente na vida diária como se fosse sua própria cultura, e que eles consideram esse hibridismo cultural e a utilização da língua inglesa como algo vantajoso e que pode trazer boas oportunidades no futuro
Abstract: During the 19th and 20th centuries, the United States was expanding its territory, claiming and taking control over several other areas, where it introduced its habits, values and its visions regarding the administration of those territories, and also where it disseminated the English language, making it the official language of those countries, thus contributing to its status as the global language today. This process started in the Republic of the Philippines by the end of the 19th century, and this research aims to investigate the relevance of the American culture and of the English language in the country, to verify to what extent the Filipino participants of this research are immersed in this culture in their daily lives, and what is their perception regarding the matter. This research was based on the studies of the theorists Shackford (1990), Hall (1996), Cuddon (2013), Sadykova (2014) and Alfarham (2016). For the accomplishment of this investigation, a field research was carried out using a quali-quantitative approach. The result of this investigation demonstrates that the American culture has great weight in the daily lives of the Filipinos from the school where the research was conducted, being very present in their lives as if it was their own culture, and that they consider this cultural hybridism and the use of the English language as something advantageous and that can bring good opportunities in the future
Palavras-chave: Língua inglesa
Cultura Americana
Cultura Filipina
Hibridismo cultural
Área(s) do CNPq: LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Estadual do Piauí
Sigla da instituição: UESPI
Departamento: Centro de Ciências Humanas e Letras
Programa: Licenciatura em Letras Inglês
Citação: SILVA, Jéssica Ellen Meneses. A influência da língua inglesa e da cultura americana entre os estudantes de uma escola das Filipinas. 2020. 48f. Monografia(Licenciatura em Letras-Inglês) - Universidade Estadual do Piauí, Teresina, 2020.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://localhost:8080/tede/handle/tede/811
Data de defesa: 2020
Aparece nas coleções:CCHL - Licenciatura em Letras Inglês (Poeta Torquato Neto – TERESINA)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Monografia Completa.pdfMonografia Completo1,71 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.