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dc.creatorNascimento, Maria das Dores Gomes Lima do-
dc.contributor.advisor1Nascimento, Denise Layana Pinheiro-
dc.date.accessioned2024-09-27T19:33:31Z-
dc.date.issued2017-
dc.identifier.citationNASCIMENTO, Maria das Dores Gomes Lima do. A visão narrativa da obra O Retrato de Dorian Gray: um estudo comparativo entre o livro de Oscar Wilde e o filme dirigido por Oliver Parker no viés do narrador. 2017. 37f. Monografia( Licenciatura em Letras-Inglês) - Universidade Estadual do Piauí, Teresina, 2017.por
dc.identifier.urihttp://localhost:8080/tede/handle/tede/812-
dc.description.resumoEste trabalho foi desenvolvido no campo da literatura comparada à luz de teorias que envolvem a estrutura da narrativa Literária e Cinematográfica, bem como do Narrador Literário e Cinematográfico, tendo como objeto de estudo o romance O retrato de Dorian Gray (1891) de Oscar Wilde, e o filme O retrato de Dorian Gray dirigido por Oliver Parker (2009). O estudo apresenta, como objetivo geral, analisar e interpretar a narrativa pelo viés do narrador, verificando as semelhanças e diferenças entre o livro e o filme. Em relação aos objetivos específicos, propõe-se identificar a presença do narrador tanto no livro, quanto no filme, verificando a focalização do narrador; classificar o narrador e definir o seu foco narrativo, analisar o distanciamento do narrador em relação ao texto narrado e o leitor /espectador. Metodologicamente, efetuou-se um estudo bibliográfico de cunho qualitativo, através de livros, estudos acadêmicos, dados documentais como artigos, e material audiovisual específico, tendo com principais estudiosos: Carvalhal (2006), Coutinho (2010), Garrit (2007), Genette (1972), Queluz e Silva (2015), Toffoli (2013) e Wilde (2012). Então, pode-se afirmar que o narrador está presente tanto no livro como no filme O Retrato de Dorian Gray, definindo-se que este é um narrador do tipo onisciente intruso e heterodiegético, haja visto que ao narrar percebe-se paralelamente distância e aproximação do leitor/ espectador da história narrada, e que usando o diálogo e o plano/close os conduz para interior do mundo midiáticopor
dc.description.abstractThis study was developed in the field of comparative literature in light of theories involving the structure of the Literary and Cinematographic Narrative, as well as the Literary and Cinematographic Narrator, whose object is to study the novel The Portrait of Dorian Gray (1891) by Oscar Wilde, and the film The Portrait of Dorian Gray directed by Oliver Parker (2009). The study presents, as a general objective, to analyze and interpret the narrative by the narrator's bias, verifying the similarities and differences between the book and the film. In relation to the specific objectives, it is proposed to identify the presence of the narrator both in the book and in the film, verifying the narrator's focus; to classify the narrator and to define his narrative focus, to analyze the distance of the narrator from the narrated text and the reader / spectator. Methodologically, a qualitative bibliographical study was carried out, through books, academic studies, documentary data such as articles, and specific audiovisual material, with major scholars: Carvalhal (2006), Coutinho (2010), Garrit (2007), Genette (1972), Queluz e Silva (2015), Toffoli (2013) e Wilde (2012). So it can be said that the narrator is present both in the book and in the film The Portrait of Dorian Gray, defining that this is a narrator of the omniscient type intrusive and hetero diegetic, since in narrating it is perceived in parallel distance and the reader / spectator's approximation of the narrated history, and that using dialogue and the plane / close leads them to the interior of the media worldeng
dc.description.provenanceSubmitted by Grasielly Oliveira (grasiellymuniz@uespi.br) on 2024-09-27T14:28:26Z No. of bitstreams: 2 Monografia Completa.pdf: 1030330 bytes, checksum: 94c52d799565eaa779cefffa83c246f1 (MD5) Termo de Publicação.pdf: 463195 bytes, checksum: f6dfbd031a0f3ec7b410a9f03dd89ea6 (MD5)eng
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Estagiario Biblioteca (repositorioinstitucional@uespi.br) on 2024-09-27T19:33:31Z (GMT) No. of bitstreams: 2 Monografia Completa.pdf: 1030330 bytes, checksum: 94c52d799565eaa779cefffa83c246f1 (MD5) Termo de Publicação.pdf: 463195 bytes, checksum: f6dfbd031a0f3ec7b410a9f03dd89ea6 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2024-09-27T19:33:31Z (GMT). No. of bitstreams: 2 Monografia Completa.pdf: 1030330 bytes, checksum: 94c52d799565eaa779cefffa83c246f1 (MD5) Termo de Publicação.pdf: 463195 bytes, checksum: f6dfbd031a0f3ec7b410a9f03dd89ea6 (MD5) Previous issue date: 2017-09-27eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Estadual do Piauípor
dc.publisher.departmentCentro de Ciências Humanas e Letraspor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUESPIpor
dc.publisher.programLicenciatura em Letras Inglêspor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectLiteraturapor
dc.subjectCinemapor
dc.subjectNarradorpor
dc.subjectO Retrato de Dorian Graypor
dc.subject.cnpqLINGUISTICA, LETRAS E ARTESpor
dc.titleA visão narrativa da obra O Retrato de Dorian Gray: um estudo comparativo entre o livro de Oscar Wilde e o filme dirigido por Oliver Parker no viés do narradorpor
dc.typeMonografiapor
Aparece nas coleções:CCHL - Licenciatura em Letras Inglês (Poeta Torquato Neto – TERESINA)

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