Compartilhamento |
![]() ![]() |
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://localhost:8080/tede/handle/tede/813
Tipo do documento: | Monografia |
Título: | O letramento visual multimodal para a leitura de textos multimodais em inglês em uma escola pública de Teresina |
Autor: | Queiroz, Marcos Victor de Macêdo |
Primeiro orientador: | Holanda, Maria Eldelita Franco |
Resumo: | A importância da aplicação da abordagem visual multimodal no ensino de inglês da escola pública de Teresina, se dá na necessidade de desenvolver a leitura crítica dos alunos afim de torná-los capazes de interpretar os textos multimodais que são tão recorrentes no muto atual. Assim sendo, o objetivo geral desta pesquisa foi transformar um grupo de alunos do ensino médio em leitores críticos de textos multimodais, após a aplicação de um curso de leitura visual embasado em elementos das três metafunções da Gramática do Design Visual: representacional, Interativa e composicional. Esta pesquisa baseou-se principalmente nas contribuições de KRESS & VAN LEEUWEN, 2006 e nas contribuições de HODGE E KRESS, 1988; CALLOW, 2011 e JEWITT, 2002 acerca de suas discussões sobre a multimodalidade e letramento visual e suas aplicabilidades no ensino. Após a intervenção desta pesquisa que foi de natureza qualitativa, pesquisa-ação, observou-se que a aplicabilidade das teorias no ensino de inglês da escola pública selecionada significou melhoria na leitura dos textos multimodais em língua inglesa |
Abstract: | The importance of multimodality and visual literacy approaches aplication on the teaching of english in Teresina city schools, consists, mainly, on the need to develope the students critical Reading in order they to become capable of interpret the multimodals texts which are so recurrent in the current world. Thus, this research main goal was to transform a group of high school students in multimodal texts critical readers, after applying to them, a course of visual literacy which was embased on elements from the three grammar of visual design metafunctions: representative, interactive and compositional. This reasearch was mainly based on KRESS & VAN LEEUWEN, 2006; also in HODGE E KRESS, 1988; CALLOW, 2011 and JEWITT, 2002 contributions under their discussions about the multimodality and visual literacy and its applicability in teaching. After this qualitative in nature and action research experiment application, it was possible to realize that these approaches aplicability in teaching resulted in an improvement of the students multimodal texts in english reading skills |
Palavras-chave: | Multimodalidade Letramento visual Gramática do design visual |
Área(s) do CNPq: | LINGUISTICA, LETRAS E ARTES |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Estadual do Piauí |
Sigla da instituição: | UESPI |
Departamento: | Centro de Ciências Humanas e Letras |
Programa: | Licenciatura em Letras Inglês |
Citação: | QUEIROZ, Marcos Victor de Macêdo. O letramento visual multimodal para a leitura de textos multimodais em inglês em uma escola pública de Teresina. 2021. 101f. Monografia( Licenciatura em Letras-Inglês) - Universidade Estadual do Piauí, Teresina, 2021. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://localhost:8080/tede/handle/tede/813 |
Data de defesa: | 2021 |
Aparece nas coleções: | CCHL - Licenciatura em Letras Inglês (Poeta Torquato Neto – TERESINA) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Monografia Completa.pdf | Monografia Completo | 3,06 MB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.