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Campo DCValorIdioma
dc.creatorSoares, Débora Santos-
dc.contributor.advisor1Amorim, Mônica Maria Ramos de-
dc.date.accessioned2024-09-27T20:04:16Z-
dc.date.issued2019-
dc.identifier.citationSOARES, Débora Santos. Más condutas diante da tecnologia e seus reflexos negativos em uma escola pública da cidade de Teresina: a utilização de smartphones e seus prejuízos para o desenvolvimento escolar. 2019. 48 f. Monografia(Licenciatura em Letras Inglês) - Universidade Estadual do Piauí, Teresina, 2019.por
dc.identifier.urihttp://localhost:8080/tede/handle/tede/816-
dc.description.resumoEste trabalho baseia-se na percepção de que o desenvolvimento das tecnologias de informação e comunicação, ao passo em que pode trazer aspectos positivos a evolução educacional de adolescentes e jovens, também causa, por conta do uso errôneo, retrocesso no processo educacional. Como a utilização das tecnologias da informação, em especial smartphones, pode ser vista de maneira nociva à educação? Quais posturas dos usuários tornam esse uso negativo? O objetivo deste trabalho é apresentar de que maneira a utilização da tecnologia como ferramenta de aprendizagem pode se tornar algo ruim se feito de maneira errônea por professores e alunos. Para tanto, foi aplicada o modelo quantitativo/estatístico, através de observações em sala de aula e aplicação de questionário contendo 13 perguntas, com modalidade de pesquisa exploratória. O objetivo geral dessa pesquisa foi detectar os efeitos da postura de jovens diante da tecnologia e o reflexo dos mesmos no seu desenvolvimento estudantil. Apenas com os dados coletados, não foi possível observar até onde a postura compulsória de jovens diante de aparelhos high-tech traz efeitos negativos ao processo de ensino e aprendizagem, porém foi possível verificar que a maioria dos participantes não utiliza a tecnologia de maneira que posso ajudar no desenvolvimento educacional. Os autores principais, cujas obras foram extremamente importantes no para o embasamento teórico deste trabalho, foram: ARMSTRONG e CASEMENT (2001), BASALLA (1988), BOCCHINI (2017), KENSKI (2007), O’REGAN (2016), SETZER (2016) e SILVA (2005).por
dc.description.abstractThis paper is based on the perception that the development technologies of information and communication, while can bring positive aspects to adolescents’ and young people’s educational evolution, also causes, due to its misuse, the regression in the educational process. How can the use of information technology, especially smartphones, be seen as negative in education? What are the users’ postures that make this use negative? The aim of this paper is to present how the use of technology as a learning tool can become a bad thing if it is done wrongly by teachers and students. For that, the quantitative/statistical model was applied through classroom observations and the application of a 13 questions’ questionnaire, with an exploratory research modality. The general objective of this research was to detect the effects of the young people’s posture in front of technology and its reflection in the students’ academic development. Only by analyzing the collected data, it has been no conclusions about how far youth’s compulsory posture in front of high-tech devices is negative to them, but it was possible to verify that most of participants do not use technology in a way that they can develop their educational level. The main authors, whose theories were extremely important in the theoretical basis of this paper, were: ARMSTRONG and CASEMENT (2001), BASALLA (1988), BOCCHINI (2017), KENSKI (2007), O'REGAN (2016), SETZER 2016) and SILVA (2005).eng
dc.description.provenanceSubmitted by Cleidineyly Oliveira (borgescleidineyly@gmail.com) on 2024-09-23T19:41:44Z No. of bitstreams: 2 Texto Completo.pdf: 765620 bytes, checksum: 69f53296a119dd9f9b3cd77fd62ee30f (MD5) Termo para publicação.pdf: 527870 bytes, checksum: d66fb3cfbecca69964db424071fb9c6e (MD5)eng
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Estagiario Biblioteca (repositorioinstitucional@uespi.br) on 2024-09-27T20:04:16Z (GMT) No. of bitstreams: 2 Texto Completo.pdf: 765620 bytes, checksum: 69f53296a119dd9f9b3cd77fd62ee30f (MD5) Termo para publicação.pdf: 527870 bytes, checksum: d66fb3cfbecca69964db424071fb9c6e (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2024-09-27T20:04:16Z (GMT). No. of bitstreams: 2 Texto Completo.pdf: 765620 bytes, checksum: 69f53296a119dd9f9b3cd77fd62ee30f (MD5) Termo para publicação.pdf: 527870 bytes, checksum: d66fb3cfbecca69964db424071fb9c6e (MD5) Previous issue date: 2019-01-01eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Estadual do Piauípor
dc.publisher.departmentCentro de Ciências Humanas e Letraspor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUESPIpor
dc.publisher.programLicenciatura em Letras Inglêspor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectDesenvolvimento tecnológicopor
dc.subjectTecnologia de informaçãopor
dc.subjectSmartphonespor
dc.subjectAlunospor
dc.subjectProfessorespor
dc.subjectPosturapor
dc.subject.cnpqLINGUISTICA, LETRAS E ARTESpor
dc.titleMás condutas diante da tecnologia e seus reflexos negativos em uma escola pública da cidade de Teresina: a utilização de smartphones e seus prejuízos para o desenvolvimento escolarpor
dc.typeMonografiapor
Aparece nas coleções:CCHL - Licenciatura em Letras Inglês (Poeta Torquato Neto – TERESINA)

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