???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: http://localhost:8080/tede/handle/tede/823
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorLima , Cristiano Henrique Gomes de Oliveira-
dc.contributor.advisor1Riedel, Márlia Socorro Lima-
dc.date.accessioned2024-09-30T18:44:31Z-
dc.date.issued2016-
dc.identifier.citationLIMA , Cristiano Henrique Gomes de Oliveira. A proficiência em língua inglesa de pilotos e controladores de voo, que operam em países membros da organização internacional de aviação civil, como fator de prevenção de acidentes/incidentes aeronáuticos. 2016. 37 f. Monografia ( Licenciatura em Letras Inglês) - Universidade Estadual do Piauí, Teresina, 2016.por
dc.identifier.urihttp://localhost:8080/tede/handle/tede/823-
dc.description.resumoEste trabalho buscou analisar a relação do nível de proficiência em língua inglesa de pilotos e controladores de voo, que operam sob as normas da Organização Internacional de Aviação Civil - OACI, com a prevenção de acidentes aeronáuticos. Tal entidade oferece documentos que tratam da padronização da fraseologia utilizada nas operações aeronáuticas e dos níveis de proficiência em língua inglesa, necessários para a operação de pilotos e controladores de voo, como forma de prevenção de acidentes ou incidentes aeronáuticos causados por erros de comunicação operacional. Com base em estudos realizados por especialistas na área de Linguística Aplicada, como Alderson (2009), Borcony (2001), Douglas (2000), Sarmento (2005), Read (2009), analisamos relatórios de acidentes e incidentes ocorridos em oito países signatários da OACI, expedidos oficialmente por suas respectivas autoridades de investigação de acidentes. A metodologia utilizada, para a efetivação dessa Pesquisa, foi a análise documental, de 11 (onze) ocorrências de acidentes ou incidentes. Nossas hipóteses se confirmaram, de forma integral, tendo em vista que todas as ocorrências investigadas nessa Pesquisa apresentam, em seus relatórios finais, a falta de proficiência em língua inglesa, de pelo menos um dos sujeitos das comunicações operacionais, como causa da ocorrência ou como importante fator de contribuição.por
dc.description.abstractThis study aimed to analyze the relation between the English language proficiency level of pilots and air traffic controllers, which operate under the standards of the International Civil Aviation Organization - ICAO, and prevention of aircraft accidents. This entity offers documents which standardize the phraseology used in aeronautical operations and levels of proficiency in English, required for operation of pilots and air traffic controllers, as a means of prevention of aircraft accidents or incidents caused by operational communication errors. Based on studies conducted by experts in Applied Linguistics, as Alderson (2009), Borcony (2001), Douglas (2000), Read (2009), Sarmento (2005), we analyzed reports of accidents and incidents in eight member countries of ICAO officially shipped by their respective accident investigation authorities. The methodology used for the realization of this research was the documentary analysis of eleven (11) occurrences of accidents or incidents. Our hypotheses were confirmed, in full, given that all occurrences investigated in this research presented in their final reports, the lack of English language proficiency, at least one of the subjects of operational communications, as a cause of the occurrence or as important contributing factor.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Amanda Torres (amandatorres6991@gmail.com) on 2024-09-30T18:29:09Z No. of bitstreams: 2 Monografia Completa.pdf: 258876 bytes, checksum: 74881b10f54591b36c20331918cb4510 (MD5) Termo para Publicação.pdf: 327012 bytes, checksum: 808b923462892fce67abb460506e44f1 (MD5)eng
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Estagiario Biblioteca (repositorioinstitucional@uespi.br) on 2024-09-30T18:44:29Z (GMT) No. of bitstreams: 2 Monografia Completa.pdf: 258876 bytes, checksum: 74881b10f54591b36c20331918cb4510 (MD5) Termo para Publicação.pdf: 327012 bytes, checksum: 808b923462892fce67abb460506e44f1 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2024-09-30T18:44:31Z (GMT). No. of bitstreams: 2 Monografia Completa.pdf: 258876 bytes, checksum: 74881b10f54591b36c20331918cb4510 (MD5) Termo para Publicação.pdf: 327012 bytes, checksum: 808b923462892fce67abb460506e44f1 (MD5) Previous issue date: 2016-01-30eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Estadual do Piauípor
dc.publisher.departmentCentro de Ciências Humanas e Letraspor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUESPIpor
dc.publisher.programLicenciatura em Letras Inglêspor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectProficiência em língua inglesapor
dc.subjectPilotos e controladores de voopor
dc.subjectPrevenção de acidentes aeronáuticospor
dc.subject.cnpqLETRAS::LINGUAS ESTRANGEIRAS MODERNASpor
dc.titleA proficiência em língua inglesa de pilotos e controladores de voo, que operam em países membros da organização internacional de aviação civil, como fator de prevenção de acidentes/incidentes aeronáuticos.por
dc.typeMonografiapor
Appears in Collections:CCHL - Licenciatura em Letras Inglês (Poeta Torquato Neto – TERESINA)
CCHL - Licenciatura em Letras Inglês (Poeta Torquato Neto – TERESINA)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Monografia Completa.pdfMonografia Completo252,81 kBAdobe PDFDownload/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.