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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://sistemas2.uespi.br/handle/tede/828
Tipo do documento: Monografia
Título: O diferencial de aprendizagem da língua inglesa em uma escola bilíngue de Teresina
Autor: Sampaio , Nathácia Sousa
Primeiro orientador: Riedel, Márlia
Resumo: Todos sabem da importância da língua inglesa nos dias atuais. Atualmente, a competitividade do mercado de trabalho é cada vez mais acirrada e isso fez aumentar o número de escolas bilíngues pelo país. Por esse motivo, é importante entender melhor como se dá o processo de aprendizagem nestas escolas e como elas se diferenciam das demais. Este trabalho teve, como objetivo principal, analisar e relatar, de forma clara e objetiva, a real situação dos alunos de escola bilíngue no que diz respeito à capacidade de uma comunicação efetiva em língua inglesa, bem como a existência, ou não, de um grande diferencial em sua metodologia. Para embasar essa investigação, utilizou-se as teorias de autores como Grosjean (1982), Krashen (1985) e Megale (2005). Como metodologia, usamos uma abordagem metodológica quantitativa e qualitativa que abrange uma revisão da literatura seguida por uma pesquisa de campo. No final dos testes e após a análise dos resultados, pode-se concluir que os alunos de escola bilíngue apresentam um bom nível de inglês, mas não um inglês fluente e que apenas alguns alunos se apresentam hábeis para uma boa comunicação na língua inglesa.
Abstract: Everyone knows the importance of English nowadays. Currently in the labor market competitiveness is increasingly fierce and this has made increasing the number of bilingual schools across the country. For this reason, it‟s important to understand better how the learning process happens in those schools and how they are different from the others. The main objective of this work was to analyse and report, in a clear and objective way, the real students‟ situation from bilingual schools about their capacity for effective communication in English, as well as the existence, or not, of a good differential in their methodology. To support this research, we used the ideas of authors like Grosjean (1982), Krashen (1985) and Megale (2005). As a methodology, we used a quantitative and qualitative methodological approach which encompasses a review of the literature followed by a field research. At the end of the tests and after the analysis of the results, it can be concluded that students from a bilingual school have a good level of English, but not in a fluent way, and that only a few students have skills enough for a good communication in English.
Palavras-chave: Bilinguismo
Tipos de Bilinguismo
Língua Inglesa
Área(s) do CNPq: LETRAS::LINGUAS ESTRANGEIRAS MODERNAS
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Estadual do Piauí
Sigla da instituição: UESPI
Departamento: Centro de Ciências Humanas e Letras
Programa: Licenciatura em Letras Inglês
Citação: SAMPAIO , Nathácia Sousa. O diferencial de aprendizagem da língua inglesa em uma escola bilíngue de Teresina. 2017. 36 f. Monografia (Licenciatura em Letras Inglês) - Universidade Estadual do Piauí, Teresina, 2017.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://localhost:8080/tede/handle/tede/828
Data de defesa: 2017
Aparece nas coleções:CCHL - Licenciatura em Letras Inglês (Poeta Torquato Neto – TERESINA)

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