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Tipo do documento: Monografia
Título: O bilinguismo no Brasil: uma análise do material didático de escolas bilíngues de educação infantil e suas implicações na aquisição do idioma inglês como segunda língua
Autor: Oliveira, Simone Santos
Primeiro orientador: Riedel, Márlia Socorro Lima
Resumo: Aprender a língua inglesa tem se tornado cada vez mais necessário, já que o inglês, como língua franca, está presente em praticamente tudo que consumimos atualmente. Com o crescimento dessa necessidade, as escolas de educação infantil bilíngue viram uma oportunidade de negócios que tem se mostrado cada vez mais rentável, e que segue uma tendência nacional. Com base nisso, o objetivo dessa pesquisa foi analisar amostras de materiais didáticos adotados por alguns desses estabelecimentos a fim de detectar se essas escolas se utilizam de uma metodologia estritamente bilíngue. Para alcançar esse objetivo, uma pesquisa bibliográfica foi efetivada. A fim de embasar essa pesquisa, foram abordadas teorias de alguns renomados linguistas e teóricos da educação, na área da aquisição da língua materna, aprendizado da segunda língua e bilinguismo, tais como Asher (2021), Clark (2009), Krashen (2009), Fiorin (2008), Harmers e Blanc (2000), e Piaget (1975). Após a realização desse estudo, foi possível confirmar que algumas escolas não seguem os parâmetros adequados condizentes com a metodologia bilinguismo - o que dificulta, nesses casos, o desenvolvimento do processo de aprendizado do inglês, como segundo idioma e, em especial, a aquisição da fluência
Abstract: Learning the English language has become more and more necessary, because English, as a lingua franca, is present in practically everything we consume today. With the increase of this need, bilingual child education schools saw a business opportunity that has been increasingly lucrative, and that follows a national trend. Based on this, the objective of this research was to analyze the didactic materials adopted by a few of these establishments with the intention of detecting whether these schools use a strictly bilingual methodology. To achieve this goal, a bibliographic research was carried out. To support this research, theories of some renowned linguists and educational theorists were approached in the area of first language acquisition, second language learning and bilingualism, such as Asher (2021), Clark (2009), Krashen (2009), Fiorin (2008), Harmers e Blanc (2000), and Piaget (1975). After conducting this study, it was possible to confirm that some schools do not follow the proper parameters with the bilingual methodology - which makes it difficult, the cases, the development of the process of learning English as a second language and, in particular, the acquisition of fluency
Palavras-chave: Educação infantil
Bilinguismo
Material didático
Área(s) do CNPq: LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Estadual do Piauí
Sigla da instituição: UESPI
Departamento: Centro de Ciências Humanas e Letras
Programa: Licenciatura em Letras Inglês
Citação: OLIVEIRA, Simone Santos. O bilinguismo no Brasil: uma análise do material didático de escolas bilíngues de educação infantil e suas implicações na aquisição do idioma inglês como segunda língua. 2020. 36f. Monografia ( Licenciatura em Letras-Inglês) - Universidade Estadual do Piauí, Teresina, 2020.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://localhost:8080/tede/handle/tede/830
Data de defesa: 2020
Aparece nas coleções:CCHL - Licenciatura em Letras Inglês (Poeta Torquato Neto – TERESINA)

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