Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://localhost:8080/tede/handle/tede/837
Tipo do documento: Monografia
Título: Tics no processo de ensino e aprendizagem em duas escolas do subprojeto de geografia do programa residência pedagógica – UESPI: análise no período da pandemia de 2020-2021 em Teresina-PI
Autor: Araújo, Jardeny Cristiany Costa
Primeiro orientador: Paula, Maria Luzineide Gomes
Resumo: O modo como as tecnologias foram inseridas no contexto educacional brasileiro no ano de 2020 trouxe em evidência dificuldades existentes no ensino antes mesmo da Pandemia da COVID-19, principalmente nas escolas de rede pública. Assim, a motivação para realizar esta pesquisa partiu da experiência enquanto residente do subprojeto de Geografia em uma das escolas parceiras do Programa Residência Pedagógica, o que possibilitou uma observação mais próxima da realidade da escola, e despertou interesse em compreender a perspectiva das escolas, professores, residentes e alunos face ao cenário pandêmico vivenciado. Diante disso, questionou-se: Como as Tecnologias de Informação e Comunicação – TICs estão mediando o processo de ensino e aprendizagem em duas escolas do subprojeto de Geografia do Programa Residência Pedagógica – UESPI no período da Pandemia (2020-2021)? O trabalho teve como objetivo geral analisar como o uso das TICs pode mediar o processo de ensino-aprendizagem de Geografia no nível fundamental em duas escolas da rede pública da cidade de Teresina-PI durante a Pandemia da COVID-19. Toda pesquisa foi realizada no formato remoto, obedecendo as medidas de segurança. A metodologia baseou-se em abordagem quali-quantitativa, onde realizou-se de início um estudo bibliográfico e documental e posteriormente entrevistas com 2 professores e 2 residentes e aplicação de questionários com 4 gestores e 40 alunos das duas escolas participantes. Nos resultados obtidos foi possível observar que o uso das TICs no ensino remoto foi fundamental, pois possibilitou a continuidade das aulas de Geografia, uma vez que, foi através da utilização dos dispositivos eletrônicos e plataformas virtuais que os professores conseguiram ministrar suas aulas e estabelecer contato com os alunos. Além disso, trouxeram inovações para dentro das salas de aulas, permitindo explorar plataformas digitais como a Internet, YouTube, WhatsApp, Instagram, etc, que foram aliadas à metodologia do professor para ensinar os conteúdos da disciplina. A pesquisa revelou ainda algumas dificuldades durante as aulas remotas, como: sobrecarga de atividades, ausência das tecnologias necessárias para acompanhar as aulas, dificuldades no manuseio das ferramentas, pouca interação e participação dos alunos, dentre outras. No entanto, diante desses desafios, a escola, professores e residentes buscaram criar, planejar e desenvolver estratégias educativas que garantissem a aprendizagem dos alunos com qualidade
Abstract: The way technologies were inserted in the Brazilian educational context in the year 2020 brought into evidence existing difficulties in education even before the COVID-19 Pandemic, especially in public schools. Thus, the motivation to carry out this research came from the experience as a resident of the Geography subproject in one of the partner schools of the Pedagogical Residency Program, which enabled a closer observation of the reality of the school, and aroused interest in understanding the perspective of schools, teachers, residents, and students in face of the pandemic scenario experienced. In view of this, the question was posed: How are the Information and Communication Technologies - ICTs mediating the teaching and learning process in two schools of the Geography subproject of the Pedagogical Residency Program - UESPI in the Pandemic period (2020-2021)? The general objective of this work was to analyze how the use of ICTs can mediate the teaching-learning process of Geography at the fundamental level in two public schools in the city of Teresina-PI during the Pandemic of COVID-19. All the research was carried out in a remote format, obeying security measures. The methodology was based on a quali-quantitative approach, where a bibliographic and documental study was carried out, followed by interviews with 2 teachers and 2 residents and the application of questionnaires with 4 managers and 40 students from the two participating schools. In the results obtained it was possible to observe that the use of ICTs in remote teaching was fundamental, as it enabled the continuity of Geography classes, since it was through the use of electronic devices and virtual platforms that teachers were able to teach their classes and establish contact with students. Moreover, they brought innovations into the classroom, allowing to explore digital platforms such as the Internet, YouTube, WhatsApp, Instagram, etc., which were allied to the teacher's methodology to teach the subject contents. The research also revealed some difficulties during the remote classes, such as: overload of activities, absence of the necessary technologies to follow the classes, difficulties in handling the tools, little interaction and participation of the students, among others. However, in the face of these challenges, the school, teachers and residents sought to create, plan and develop educational strategies to ensure quality student learning
Palavras-chave: TICs
Ensino Remoto
Geografia
Pandemia da COVID-19
Área(s) do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::GEOGRAFIA
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Estadual do Piauí
Sigla da instituição: UESPI
Departamento: Centro de Ciências Humanas e Letras
Programa: Licenciatura em Geografia
Citação: ARAÚJO, Jardeny Cristiany Costa. Tics no processo de ensino e aprendizagem em duas escolas do subprojeto de geografia do programa residência pedagógica – UESPI: análise no período da pandemia de 2020-2021 em Teresina-PI. 2022. 97f. Monografia(Licenciatura em Geografia) - Universidade Estadual do Piauí, Teresina, 2022.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://localhost:8080/tede/handle/tede/837
Data de defesa: 2022
Aparece nas coleções:CCHL - Licenciatura em Geografia (Poeta Torquato Neto – TERESINA)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Monografia Completa.pdfTexto Completo1,03 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.