Compartilhamento |
![]() ![]() |
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://localhost:8080/tede/handle/tede/853
Tipo do documento: | Monografia |
Título: | Memes em língua inglesa: uma análise da metafunção composicional |
Autor: | Pereira , Edilanny de Lima |
Primeiro orientador: | Holanda, Maria Eldelita Franco |
Resumo: | Este trabalho teve, como objetivo, analisar a Metafunção Composicional e os seus elementos presentes em memes de língua inglesa. O trabalho foi norteado pela Gramática do Design Visual - GDV de Kress e van Leeuwen (2006) que aborda as metafunções representacional, interativa e composicional, em um contexto de letramento visual. O estudo tem ênfase na Metafunção composicional: Information value (valor da informação), Salience (saliência) e Framing (enquadramento). A pesquisa é de caráter descritivo, pois faz estudo e análise de dados. Essa investigação também é documental porque investiga extratos de imagens retirados da internet. É também uma pesquisa de campo, pois os dados foram colhidos em uma escola pública da rede estadual de ensino, através de observação de aulas; é analítica, pois as informações colhidas foram intensamente debatidas para obtenção dos resultados da pesquisa. A abordagem é de natureza qualitativa, tendo em vista que envolveu observação e exposição dos dados de maneira minuciosa e aprofundada. O corpus foi constituído de cinco memes de sites diversos. Foram aplicados dois questionários, em dois momentos: primeiramente, o de sondagem, para verificar o conhecimento dos sujeitos sobre a GDV e letramento visual. Em seguida, sobre a aplicação da Metafunção composicional e letramento visual a partir da leitura de memes. O resultado das análises mostrou que a visão dos alunos sobre o letramento visual foi ampliada, confirmando, dessa forma, as hipóteses. Observou-se que, a identificação dos elementos composicionais, propostos pela Gramática do Design Visual é de suma importância na construção do sentido do meme. |
Abstract: | The goal of this work was to analyze the Compositional Metafunction and its elements on memes in English. It was based by the Grammar of Visual Design – GVD by Kress and Van Leeuwen (2006), approaching the Representative, Interactive and Compositional Metafunctions in a context of Visual Literacy. The focus of this work is the Compositional Metafunction: Information value, Salience and Framing. This research is descriptive because it studies and analyses data. It is also a documental research because it looks upon images taken from the internet. This is a field research since the data were collected in a State Public School through the observation of classes. It is also analytical for that the information collected were intensively studied to have its results. The approach is qualitative because the data was deeply observed and exposed in all its aspects. The corpus was composed by five memes from several websites. Two questionnaires were applied in two different moments: first, the investigative one, to see what they knew about GVD and Visual Literacy. The following was the one about the application of Compositional Metafunction and Visual Literacy through meme reading. The results showed that the view of the students about Visual Literacy was increased, endorsing all the hypothesis. It was observed that, the identification of the compositional elements, proposed by the Grammar of Visual Design is extremely important to the development of the meaning of a meme. |
Palavras-chave: | Multimodalidade Memes Metafunção Composicional |
Área(s) do CNPq: | LETRAS::LINGUAS ESTRANGEIRAS MODERNAS |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Estadual do Piauí |
Sigla da instituição: | UESPI |
Departamento: | Centro de Ciências Humanas e Letras |
Programa: | Licenciatura em Letras Inglês |
Citação: | PEREIRA, Edilanny de Lima. Memes em língua inglesa: uma análise da metafunção composicional. 2018. 58 f. Monografia (Licenciatura em Letras Inglês) - Universidade Estadual do Piauí, Teresina, 2018. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://localhost:8080/tede/handle/tede/853 |
Data de defesa: | 2018 |
Aparece nas coleções: | CCHL - Licenciatura em Letras Inglês (Poeta Torquato Neto – TERESINA) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Monografia Completa.pdf | Texto Completo | 959,72 kB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.