Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://localhost:8080/tede/handle/tede/856
Tipo do documento: Monografia
Título: O ensino da escrita em língua inglesa: perspectivas e dificuldades
Autor: Araújo, Plínio Rodrigues de
Primeiro orientador: Holanda, Maria Eldelita Franco
Resumo: O presente trabalho traz como temática a produção de escrita no ensino de Língua Inglesa no contexto educacional particular do ensino fundamental. Centralizando na modalidade escrita da língua que, na maioria das vezes, é ensinado o vocabulário e gramática de modo isoladamente e descontextualizada da realidade dos alunos. Esta pesquisa tem como objetivo geral analisar as dificuldades de escrita em Língua Inglesa, durante o processo de ensinoaprendizagem dos alunos do ensino fundamental. Com os objetivos específicos de: refletir sobre o ensino de escrita da língua Inglesa; identificar semelhanças e divergências em duas pesquisas que abordam sobre a escrita em Língua Inglesa na prática educativa. O estudo traz como teóricos Brown (2001), Jack Richards (2015), Oliveira, (2015),Antunes (2015), dentre outros. Com base neste estudo foi realizada uma pesquisa bibliográfica, através de duas teses acadêmicas no tocante do ensino da escrita em Língua Inglesa na prática educativa e as dificuldades de produção textuais dos educandos. Através do estudo constatou-se que os métodos e estratégias utilizadas pelos professores para o ensino da Língua Inglesa não tem desenvolvido uma boa escrita. Isso se confirma, pois ainda é muito presente as abordagens tradicionais de ensino da escrita, que privilegiam os aspectos formais baseados nas estruturas gramáticas, vocabulários e compreensão de textos.
Abstract: The present work brings as thematic the production of writing in the teaching of English language in the particular educational context of elementary education. Centralizing in the written modality of the language that, in most cases, is taught the vocabulary and grammar in an isolated and decontextualized way of the reality of the students. This research has as its general objective to analyze the difficulties of writing in English, during the teaching-learning process of elementary school students. With the specific objectives of: Reflecting on the teaching of English language; identify similarities and divergences in two studies addressing the writing in English in the educative practice. The study brings as theorists Brown (2001), Jack Richards (2015), Oliveira, (2015), Antunes (2015), among others. Based on this study, a bibliographic research was carried out through two academic theses regarding the teaching of writing in English in the educative practice and the difficulties of textual production of the students. Through the study it was found that the methods and strategies used by teachers for the teaching of English language have not developed a good writing. This is confirmed because the traditional approaches to teaching writing are still very present, which privilege the formal aspects based on grammars structures, vocabularies and comprehension of texts.
Palavras-chave: Escrita
Língua Inglesa
Ensino
Dificuldade
Área(s) do CNPq: LETRAS::LINGUAS ESTRANGEIRAS MODERNAS
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Estadual do Piauí
Sigla da instituição: UESPI
Departamento: Centro de Ciências Humanas e Letras
Programa: Licenciatura em Letras Inglês
Citação: ARAÚJO, Plínio Rodrigues de. O ensino da escrita em língua inglesa: perspectivas e dificuldades. 2019. 35 f. Monografia ( Licenciatura em Letras Inglês) - Universidade Estadual do Piauí, Teresina, 2019.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://localhost:8080/tede/handle/tede/856
Data de defesa: 2019
Aparece nas coleções:CCHL - Licenciatura em Letras Inglês (Poeta Torquato Neto – TERESINA)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Monografia Completa.pdfTexto Completo270,62 kBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.