Compartilhamento |
![]() ![]() |
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://localhost:8080/tede/handle/tede/860
Tipo do documento: | Monografia |
Título: | O papel da leitura na sociedade: Uma proposta de análise da obra Fahrenheit 451 |
Autor: | Valete, Gabriela Nascimento |
Primeiro orientador: | Mota Filho, Paulo |
Resumo: | Este trabalho acadêmico tem como objeto de estudo a obra distópica, Fahrenheit 451 (2013), do autor de ficção científica e fantasia, Ray Bradbury. A referida obra discorre sobre uma sociedade, na qual a leitura de gêneros literários é terminantemente proibida, cabendo aos bombeiros a função de vigiar, e queimar livros e bibliotecas particulares. O presente trabalho teve como objetivo primordial o de se analisar a representação da leitura como forma de poder em Fahrenheit 451 (2013). Os principais autores que deram suporte teórico para a pesquisa foram Candido (1989), Todorov (2021), Koch e Elias (2006), Freire (2001) e Freire (2003), Zipes (2008) e Weller (2010). A pesquisa apresenta um caráter do tipo bibliográfico, descritiva-analítica, com abordagem qualitativa, pois através dos extratos retirados de Fahrenheit 451 (451) , uma das hipóteses confirmada foi a leitura como uma forma de poder que é imprescindível para que as pessoas não sucumbam à alienação como ocorreu na sociedade autoritária da específica obra de Ray Bradbury visto que, mesmo com toda a opressão algumas pessoas não deixaram de cultivar a experiência introspectiva que a leitura proporciona. |
Abstract: | This present paper has as its research subject the dystopian Fahrenheit 451 (2013), by the science fiction and fantasy author, Ray Bradbury. The aformentioned masterpiece discusses a Society in which the Reading of literary genres is strictly prohibited, and firefighters are responsible for monitoring, incinerating books and private libraries. The fundamental goal of this paper was to analyze the representation of Reading as a form of power in Fahrenheit 451 (2013). The main authors who provided theoretical support for this research were Candido (1989), Todorov (2021), Koch and Elias (2006), Freire (2001) and Freire (2003), Zipes (2008), and Weller (2010). This academic paper presents a qualitative study of a bibliographical and descriptive-analytical research, because through the extracts taken from Fahrenheit 451 (2013), one of the confirmed hypotheses was Reading as a form of power that is essential, so that people do not succumb to alienation as it took place in that Society that was governed by authoritarian state created by Ray Bradbury, even though some people did not fail to cultivate the introspective experience and consciousness that reading provides. |
Palavras-chave: | Fahrenheit 451 Leitura Poder Consciência |
Área(s) do CNPq: | LINGUISTICA, LETRAS E ARTES |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Estadual do Piauí |
Sigla da instituição: | UESPI |
Departamento: | Centro de Ciências Humanas e Letras |
Programa: | Licenciatura em Letras Inglês |
Citação: | VALETE, Gabriela Nascimento. O papel da leitura na sociedade: Uma proposta de análise da obra Fahrenheit 451. 2023. 50 f. Monografia(Licenciatura em Letras Inglês) - Universidade Estadual do Piauí, Teresina, 2023. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://localhost:8080/tede/handle/tede/860 |
Data de defesa: | 2023 |
Aparece nas coleções: | CCHL - Licenciatura em Letras Inglês (Poeta Torquato Neto – TERESINA) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Texto Completo.pdf | Texto Completo | 450,61 kB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.