Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://localhost:8080/tede/handle/tede/878
Tipo do documento: Monografia
Título: O uso de metodologias ativas aplicadas nas aulas de geografia do 6º ano, em escola pública da zona norte de Teresina/PI
Autor: Santiago, Tamires Costa
Primeiro orientador: Lima, Francisca Cardoso da Silva
Resumo: No mundo contemporâneo a educação passa cada vez mais por transformações metodológicas no seu processo de ensino aprendizagem, com isso, surge a necessidade de incorporar ações educativas inovadoras, estimulando um maior envolvimento de profissionais da educação como seus alunos. A presente pesquisa tem como temática: análise de metodologias ativas aplicadas nas aulas de geografia do 6.º ano, em escola pública da zona norte de Teresina/PI. Tem como objetivo geral descrever e analisar as metodologias ativas aplicadas no ensino de Geografia, nas aulas do 6.º ano, em uma escola da rede municipal na cidade de Teresina – PI. Os objetivos específicos são: levantar referencial teórico sobre metodologias ativas de ensino; observar e analisar a eficiência das novas Metodologias Ativas detectando os benefícios e desafios no processo de ensino-aprendizagem; destacar a eficiência das Metodologias Ativas, bem como apontar as dificuldades de cada método. O interesse por está pesquisa surgiu a partir da experiência da pesquisadora no “Programa Residência Pedagógica”, em uma escola pública estadual, do Ensino Fundamental, localizada na zona Norte da cidade de Teresina/PI. A problemática envolvendo esta pesquisa é a partir dos seguintes questionamentos: Como as metodologias ativas são utilizadas durante o processo de ensino-aprendizagem nas aulas de Geografia? Quais os desafios encontrados pelo professor para trabalhar essas metodologias no ambiente escolar em um contexto de Pandemia? A metodologia adotada neste estudo é de base qualitativa-quantitativa, cujo instrumento de coleta de dados é o questionário, com perguntas abertas e fechadas, para medir o conhecimento adquirido e a satisfação dos alunos e professor quanto à didática adotada. Os procedimentos metodológicos adotados foram: levantamento bibliográfico, pesquisa documental, observação direta e sistemática em sala de aula, aplicação de questionários com os sujeitos envolvidos, organização e tabulação dos dados obtidos e relatório final. Os resultados dessa pesquisa mostraram que as metodologias ativas são de suma importância no processo de ensino e aprendizagem na escola, interferindo diretamente no desenvolvimento intelectual dos alunos. Uma das Metodologias Ativas de ensino que esteve bastante presente durante a pesquisa realizada na escola foi o “Ensino Híbrido”, tendo uma relevância muito importante durante as aulas. E consideramos que ainda a uma carência no emprego dessas Metodologias Ativas no ensino e que através da sua utilização trará maiores possibilidades de aprendizagem em sala de aula. Na disciplina de Geografia essas metodologias agregam um maior dinamismo para a assimilação dos conteúdos para que assim aja uma aprendizagem mais prática, que leve o aluno a está mais próximo da realidade do seu cotidiano
Abstract: The present research has as its theme: Analysis of active methodologies applied in geography classes of the 6th year, in a public school in the north of Teresina / PI. Its general objective is to describe and analyze the active methodologies applied in the teaching of Geography, in the 6th grade classes, in a municipal school in the city of Teresina - PI. The methodology adopted in this study is of a qualitative-quantitative basis, whose data collection instrument is the questionnaire, with open and closed questions, to measure the acquired knowledge and the satisfaction of students and teachers regarding the didactics adopted. The methodological procedures adopted were: bibliographic survey, documental research, direct and systematic observation in the classroom, application of questionnaires with the subjects involved, organization and tabulation of the data obtained and final report. The results of this research showed that Active Methodologies are of paramount importance in the teaching and learning process at school, directly interfering with the intellectual development of students. One of the Active Teaching Methodologies that was very present during the research carried out at the school was the "Hybrid Teaching", having a very important relevance during the classes. And we consider that there is still a lack in the use of these Active Methodologies in teaching and that through their use it will bring greater possibilities of learning in the classroom. In the discipline of geography, these methodologies add a greater dynamism to the assimilation of the contents so that a more practical learning takes place, which leads the student to be closer to the reality of his daily life
Palavras-chave: Geografia
Ensino Aprendizagem
Metodologia Ativas
Área(s) do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::GEOGRAFIA
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Estadual do Piauí
Sigla da instituição: UESPI
Departamento: Centro de Ciências Humanas e Letras
Programa: Licenciatura em Geografia
Citação: SANTIAGO, Tamires Costa. O uso de metodologias ativas aplicadas nas aulas de geografia do 6º ano, em escola pública da zona norte de Teresina/PI. 2022. 47 f. Monografia (Licenciatura em Geografia) - Universidade Estadual do Piauí, 2022.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://localhost:8080/tede/handle/tede/878
Data de defesa: 2022
Aparece nas coleções:CCHL - Licenciatura em Geografia (Poeta Torquato Neto – TERESINA)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Monografia Completa.pdfTexto Completo578,65 kBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.