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http://localhost:8080/tede/handle/tede/880
Tipo do documento: | Monografia |
Título: | As dificuldades de implementação das diretrizes da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) no processo de ensino da língua inglesa em escolas públicas brasileiras |
Autor: | Nunes, Lucileno Sales |
Primeiro orientador: | Mota Filho, Paulo |
Resumo: | O presente estudo analisou, sob a ótica das diretrizes da Base Nacional Comum Curricular- BNCC, quais as dificuldades, no ensino de inglês na educação pública, para a implementação de tais normas regulamentares, a fim de formar um pensamento crítico a respeito de um tema tão importante para a sociedade. O estudo teve, como objetivo geral, identificar os motivos que causam a impossibilidade de executar as diretrizes da BNCC para um ensino bilíngue de qualidade em escolas públicas. Para a realização desse estudo, foi utilizada uma pesquisa bibliográfica, cujos dados foram coletados a partir de duas Dissertações de Mestrado de autoria de Santos (2020) que fez uma análise da BNCC de língua inglesa e o seu componente curricular de um livro didático de Língua Inglesa utilizado em uma escola de ensino regular, com a finalidade de intensificar os estudos da Base, na prática, e da teoria dos multiletramentos à luz do documento na área das Linguagens, e o estudo de Todeschini, (2020), que abordou a Interculturalidade e o Inglês como Língua Franca: considerações sobre um livro didático de língua inglesa através da análise das unidades do LD do 6º ano do Ensino Fundamental fase II, Way to English for Brazilian Learners. Através do estudo, constatou-se que a BNCC tem ferramentas importantes que auxiliam as concepções exigidas para o ensino de Língua Inglesa, possibilitando uma pluralidade de ideais e princípios que o documento normativo traz, bem como a relevância de se conhecer e seguir as diretrizes da base para o ensino da língua inglesa |
Abstract: | The present study analyzed, from the perspective of the guidelines of the National Common Curriculum Base - BNCC, what difficulties, in the teaching of English in public education, for the implementation of such regulatory standards, in order to form a critical thought about such an important theme for society. The study had, as a general objective, to identify the reasons that cause the impossibility of implementing the BNCC guidelines for quality bilingual teaching in public schools. For this study, we used a bibliographical research, whose data were collected from two Master's Dissertations authored by Santos (2020) who made an analysis of the Englishspeaking BNCC and its curricular component of an English language textbook used in a regular teaching school, with the purpose of intensifying the studies of the Base in practice and the theory of multiliteracies in the light of the document in the language area, and the study by Todeschini(2020), which addressed Interculturality and English as a Lingua Franca: considerations about an English-language textbook through the analysis of ld units of the 6th grade elementary school phase II, Way to English for Brazilian Learners. Through the study, it was found that the BNCC has important tools that help the conceptions required for the teaching of English language, enabling a plurality of ideals and principles that the normative document brings, as well as the relevance of knowing and following the guidelines of the basis for the teaching of the English language |
Palavras-chave: | Língua Inglesa Base Nacional Comum Curricular (BNCC) Material Didático |
Área(s) do CNPq: | LINGUISTICA, LETRAS E ARTES |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Estadual do Piauí |
Sigla da instituição: | UESPI |
Departamento: | Centro de Ciências Humanas e Letras |
Programa: | Licenciatura em Letras Inglês |
Citação: | NUNES, Lucileno Sales. As dificuldades de implementação das diretrizes da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) no processo de ensino da língua inglesa em escolas públicas brasileiras. 2022. 32 f. Monografia ( Licenciatura em Letras Inglês) - Universidade Estadual do Piauí, Teresina, 2022. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://localhost:8080/tede/handle/tede/880 |
Data de defesa: | 2022 |
Aparece nas coleções: | CCHL - Licenciatura em Letras Inglês (Poeta Torquato Neto – TERESINA) |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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