Compartilhamento |
![]() ![]() |
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://localhost:8080/tede/handle/tede/881
Tipo do documento: | Monografia |
Título: | Os anglicismos presentes em jogos online: a comunicação pragmática |
Autor: | Pereira, Ciro Ferreira |
Primeiro orientador: | Riedel, Márlia Socorro Lima |
Resumo: | O presente trabalho teve, como objetivo, fazer uma análise dos anglicismos presentes em jogos online. Os anglicismos são empréstimos linguísticos provenientes da língua inglesa e possuem papel salutar na comunicação, através da rede mundial de computadores. Os anglicismos coletados neste trabalho foram catalogados e subdivididos morfologicamente, organizados com base em sua frequência de uso, nos levando a entender como é feita a interação entre jogadores nesse ambiente cibernético. Durante todo o processo, fez-se necessário buscar orientação em obras de teóricos renomados nas áreas de linguagem e linguística tais como, Steinberg (2003), Fiorin (2001), Alves (1990), dentre outros. A Pesquisa utilizada em nossa investigação é do Tipo Descritiva, com abordagem qualitativa, já que identificamos e descrevemos os anglicismos utilizados em dois tipos de jogos online, que foram: Tibia e Gunz the duel. Ao final de nossa pesquisa, foi possível concluir que, os anglicismos tornam a comunicação dentro dos jogos online mais concisa, pois há uma grande diversidade entre os dois idiomas (inglês e português), portanto, os anglicismos atuam como fator facilitador da comunicação. |
Abstract: | The present work aimed to analyze the anglicisms presented in online games. Anglicisms are linguistic loans from the English language and play a salutary role in communication through the world wide web. The anglicisms collected in this work were cataloged and subdivided morphologically, organized on the basis of their frequency of use, leading us to understand, how is the interaction between players in this cybernetic environment. Throughout the process, it was necessary to seek guidance from renowned authors in the areas of language and linguistics such as Steinberg (2003), Fiorin (2001), Alves (1990), among others. The research used in our investigation is descriptive, with a qualitative approach, since we identify and describe the anglicisms used in two types of online games, which are: Tibia and Gunz the duel. At the end of our research, it was possible to conclude that anglicisms make possible communication within online games more concise, because there is a great diversity between the English and Portuguese languages and therefore anglicisms act as facilitator of communication. |
Palavras-chave: | Anglicismos Jogos Online Comunicação |
Área(s) do CNPq: | LINGUISTICA, LETRAS E ARTES |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Estadual do Piauí |
Sigla da instituição: | UESPI |
Departamento: | Centro de Ciências Humanas e Letras |
Programa: | Licenciatura em Letras Inglês |
Citação: | PEREIRA, Ciro Ferreira. Os anglicismos presentes em jogos online: A comunicação pragmática. 2017. 50 f. Monografia (Licenciatura em Letras Inglês.) - Universidade Estadual do Piauí, Teresina, 2017. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://localhost:8080/tede/handle/tede/881 |
Data de defesa: | 2017 |
Aparece nas coleções: | CCHL - Licenciatura em Letras Inglês (Poeta Torquato Neto – TERESINA) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Texto Completo.pdf | Monografia Completa | 650,36 kB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.