Compartilhamento |
![]() ![]() |
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://localhost:8080/tede/handle/tede/882
Tipo do documento: | Monografia |
Título: | O ensino de geografia no contexto dos professores de alunos autistas em escolas públicas e privadas na cidade de Teresina-PI |
Autor: | Ferreira, Zaira Antônia Araújo |
Primeiro orientador: | Paula, Maria Luzineide Gomes |
Resumo: | A educação inclusiva é um processo, que ao longo dos anos tem sido bastante discutido e o autismo é um assunto novo, bastante relevante e está ganhando espaço na nova realidade escolar. A Geografia, com a inovação e a multidisciplinaridade pode se tornar um aliado, trazendo estratégias, com a finalidade de promover a inclusão dos alunos com autismo. A realização desse estudo sobre o transtorno do espectro autista surgiu a partir da necessidade vivenciada em sala de aula do ensino fundamental devido aos primeiros contatos com estudantes com autismo, decorrentes do trabalho docente. Com isso, veio a curiosidade sobre como o professor de geografia atua sua prática docente com alunos autistas? Qual a participação da escola na educação inclusiva? E como se dá o processo de ensino da Geografia em sala de aula para alunos autistas? A pesquisa tem o intuito de conhecer o processo e ensino aprendizagem de Geografia, a partir da prática de professores de alunos autistas na cidade de Teresina- PI. Caracterizar os pressupostos teórico-metodológicos e comportamentais do processo de ensino- aprendizagem de alunos autistas a partir de revisão bibliografica; descrever quais são os recursos didáticos utilizados pelo professor de Geografia em sala de aula com alunos autistas; verificar como se dá a aplicação da lei brasileira de inclusão na prática dos docentes participantes da pesquisa e sugerir estratégias pedagógicas de ensino da Geografia escolar na perspectiva de aprendizagem dos estudantes autistas. Quanto a metodologia, a pesquisa é quali-quantitativa, de cunho exploratório com levantamentos bibliográficos, questionarios com pessoas que tiveram ou ainda têm experiências praticas com o problema pesquisado e analise de exemplos que estimulem o entendimento sobre o assunto abordado na pesquisa. A análise de dados mostrou a dificuldade que os professores encontram ao trabalhar com alunos autistas. Por fim, essa pesquisa vem com a finalidade de mostrar o que é educação inclusiva, trazer um entendimento sobre o autismo e as estratégias de ensino da Geografia e as bases legais que garantem a inclusão dos alunos autistas nos ambientes escolares. Entendeu-se que há necessidade de uma compreensão maior acerca do transtorno e, neste sentido, os professores assim como a escolas devem estar atentas as estratégias de ensino e amadurecer a ideia de inclusão desses alunos. |
Abstract: | Inclusive education is a process that over the years has been widely discussed and autism is a new, very relevant subject and is gaining ground in the new school reality. Geography, with innovation and multidisciplinarity, can become an ally, bringing strategies in order to promote the inclusion of students with autism. The realization of this study on the autism spectrum disorder arose from the need experienced in the elementary school classroom due to the first contacts with students with autism, resulting from the teaching work. With that, came the curiosity about how the geography teacher acts his teaching practice with autistic students? What is the school's participation in inclusive education? And how is the process of teaching Geography in the classroom for autistic students? The research aims to know the process and teaching and learning of Geography, from the practice of teachers of autistic students in the city of Teresina-PI. To characterize the theoretical-methodological and behavioral assumptions of the teaching-learning process of autistic students based on a bibliographic review; describe the teaching resources used by the Geography teacher in the classroom with autistic students; to verify how the Brazilian law of inclusion is applied in the practice of the teachers participating in the research and to suggest pedagogical strategies for teaching school Geography from the perspective of learning for autistic students. As for the methodology, the research is qualitative-quantitative, exploratory with bibliographic surveys, questionnaires with people who had or still have practical experiences with the researched problem and analysis of examples that stimulate the understanding of the subject addressed in the research. Data analysis showed the difficulty that teachers find when working with autistic students. Finally, this research comes with the purpose of showing what inclusive education is, bringing an understanding of autism and the teaching strategies of Geography and the legal bases that guarantee the inclusion of autistic students in school environments. It was understood that there is a need for a greater understanding of the disorder and, in this sense, teachers as well as schools must be aware of teaching strategies and mature the idea of inclusion of these students. |
Palavras-chave: | Educação Inclusiva Geografia Autismo |
Área(s) do CNPq: | CIENCIAS HUMANAS::GEOGRAFIA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Estadual do Piauí |
Sigla da instituição: | UESPI |
Departamento: | Centro de Ciências Humanas e Letras |
Programa: | Licenciatura em Geografia |
Citação: | FERREIRA, Zaira Antônia Araújo. O ensino de Geografia no contexto dos professores de alunos autistas em escolas públicas e privadas na cidade de Teresina-PI. 2021. 37 f. Monografia(Licenciatura em Geografia) - Universidade Estadual do Piauí, Teresina, 2021. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://localhost:8080/tede/handle/tede/882 |
Data de defesa: | 2021 |
Aparece nas coleções: | CCHL - Licenciatura em Geografia (Poeta Torquato Neto – TERESINA) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Texto Completo.pdf | Monografia Completa | 297,94 kB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.