Compartilhamento |
|
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://localhost:8080/tede/handle/tede/898
Tipo do documento: | Monografia |
Título: | O ensino de língua inglesa em uma escola pública municipal de Teresina: um estudo com ênfase no desenvolvimento da habilidade oral |
Autor: | Sousa, Thais Lorrane Teixeira de |
Primeiro orientador: | Canuto, Evaldino |
Resumo: | O presente trabalho teve como objetivo geral evidenciar a situação atual do ensino de língua inglesa em salas de aula de Ensino Fundamental de uma escola pública de Teresina, com ênfase no desenvolvimento das habilidades orais dos educandos recomendadas pelas normativas da BNCC (2018). A metodologia utilizada na pesquisa foi do tipo bibliográfica e documental. Os autores estudados e que deram embasamento teórico a esta investigação foram: Goh e Burns (2012), Amaral (2015), Perez (2012). A hipótese levantada sobre as escolas públicas de Teresina ainda não terem se adequado às diretrizes estabelecidas pela BNCC, em relação ao desenvolvimento da habilidade oral em língua inglesa, e ao método de ensino tradicional ainda utilizado pelos professores foi confirmada, visto que a coleta de dados evidenciou que, através da avaliação das atividades efetivadas em sala de aula, que o método utilizado ainda é o de gramática e tradução. |
Abstract: | The present work aimed to highlight the current situation of English language teaching in Elementary Education classrooms of a public school in Teresina, with emphasis on the development of oral skills of students recommended by the guidelines of the BNCC (2018). The research methodology used was bibliographic and documentary. The authors studied and provided theoretical foundation for this investigation were: Goh and Burns (2012), Amaral (2015), Perez (2012). The hypothesis raised that public schools in Teresina have not yet adapted to the guidelines established by the BNCC regarding the development of oral skills in English language and the teaching method used by teachers was confirmed, as the data collection evidenced that, through the evaluation of the activities carried out in the classroom, the method used is still grammar translation. |
Palavras-chave: | Língua Inglesa Oralidade BNCC |
Área(s) do CNPq: | LINGUISTICA, LETRAS E ARTES |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Estadual do Piauí |
Sigla da instituição: | UESPI |
Departamento: | Centro de Ciências Humanas e Letras |
Programa: | Licenciatura em Letras Inglês |
Citação: | SOUSA, Thais Lorrane Teixeira de. O ensino de língua inglesa em uma escola pública municipal de Teresina: um estudo com ênfase no desenvolvimento da habilidade oral. 2023. 37 f. Monografia(Licenciatura em Letras Inglês) - Universidade Estadual do Piauí, Teresina, 2023. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://localhost:8080/tede/handle/tede/898 |
Data de defesa: | 2023 |
Aparece nas coleções: | CCHL - Licenciatura em Letras Inglês (Poeta Torquato Neto – TERESINA) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Texto Completo.pdf | Texto Completo | 613,5 kB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.