Compartilhamento |
![]() ![]() |
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://localhost:8080/tede/handle/tede/909
Tipo do documento: | Monografia |
Título: | As dificuldades encontradas pelos graduandos do curso de letras/inglês da universidade aberta do Brasil – UAB, na modalidade à distância – EAD, no polo de Regeneração – PI |
Autor: | Araújo, Even Jaene Lima |
Primeiro orientador: | Fernandes, Lina Maria Santana |
Resumo: | A partir do surgimento da Educação à Distância no Brasil e no mundo, mais pessoas tiveram acesso à educação em todos os níveis. Em se tratando de ensino superior, esse tipo de modalidade de ensino certamente democratizou a graduação. Este trabalho tem como objetivo identificar as dificuldades de aprendizado enfrentadas pelos graduandos do Curso de Letras/Inglês da Universidade Aberta do Brasil, na modalidade à distância – EaD, no polo de Regeneração-PI. Com base nessa finalidade, foram escolhidos dois tipos de pesquisa. Primeiramente, a pesquisa bibliográfica, baseada em autores como Peters (2002), Rubio (2011), Bortolozzo (2010), Hack (2011), Kenski (2013), e posteriormente a pesquisa quantitativa executada a partir da coleta de dados aplicados aos discentes da graduação em questão. Verificou-se que o autodidatismo para aquisição da lingua inglesa é uma grande dificuldade dos alunos, além de o difícil acesso à internet que é uma ferramenta essecial no ensino à distância. Foi apontado também a ausência de uma orientação simultânea do professor como um dos grandes fatores que dificultam o aprendizado em EaD. Conhecer as dificuldades dos discentes é importante para promover melhorias à essa modalidade de ensino que vem ganhando cada vez mais espaço não só no Brasil, como no mundo inteiro |
Abstract: | Since the emergence of Distance Education in Brazil and in the world, more people have had access to education at all levels. In a higher education case, this kind of teaching modality certainly democratized the undergraduate degree. This work aims to identify the learning difficulties faced by undergraduates of English Arts Degree of the Universidade Aberta do Brasil, in the distance modality, in Regeneração – PI polo. Based on this purpose were chosen two kinds of research. Firstly, the bibliographical research based on authors such as Peters (2002), Rubio (2011), Bortolozzo (2010), Hack (2011) and Kenski (2013), and posteriorly the quantitative research carried out since the data collection applied to the undergraduate students under discussion. It has been verified that self-learning for English language acquisition is a great difficulty for students, as well as the difficult access to the internet, which is an essential tool in Distance Education. It was also pointed out the absence of a simultaneous guidance of the teacher as one of the major factors that hinder learning in distance education. Knowing the difficulties of the students is important to promote improvements to this modality of teaching that has been achieving ever more recognition not only in Brazil, but also in the whole world |
Palavras-chave: | Educação a Distância Ensino Superior Aquisição Linguística |
Área(s) do CNPq: | LINGUISTICA, LETRAS E ARTES |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Estadual do Piauí |
Sigla da instituição: | UESPI |
Departamento: | Centro de Ciências Humanas e Letras |
Programa: | Licenciatura em Letras Inglês |
Citação: | ARAÚJO, Even Jaene Lima. As dificuldades encontradas pelos graduandos do curso de letras/inglês da universidade aberta do Brasil – UAB, na modalidade à distância – EAD, no polo de Regeneração – PI. 2017. 45f. Monografia (Licenciatura Plena em Letras-Inglês) - Universidade Estadual do Piauí, Teresina, 2017. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://localhost:8080/tede/handle/tede/909 |
Data de defesa: | 2017 |
Aparece nas coleções: | CCHL - Licenciatura em Letras Inglês (Poeta Torquato Neto – TERESINA) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Monografia Completa.pdf | Texto Completo | 1,8 MB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.