Compartilhamento |
![]() ![]() |
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://localhost:8080/tede/handle/tede/917
Tipo do documento: | Monografia |
Título: | O mapa conceitual como recurso didático facilitador da aprendizagem significativa no ensino de geografia |
Autor: | Nascimento, Mayara Beatriz de Lima |
Primeiro orientador: | Baptista, Elisabeth Mary de Carvalho |
Resumo: | Na busca de comprovar a eficiência do mapa conceitual enquanto recurso didático no ensino de Geografia, esta monografia irá apresentar que este é um recurso didático que tem por finalidade facilitar a compreensão, fixação e memorização de conteúdos trabalhados por intermédio da representação gráfica que relaciona conceitos e ideias. Assim, promove a organização e exposição de conhecimentos adquiridos, ou seja, torna possível a aprendizagem significativa de conteúdos por meio de conceitos-chave/palavras-chave, conforme suas concepções. Deste modo, o seguinte questionamento conduziu o trabalho de investigação: o mapa conceitual atua como facilitador da aprendizagem significativa no ensino de Geografia? Partindo desse pressuposto, a pesquisa teve como objetivo geral analisar o uso do mapa conceitual como recurso facilitador da aprendizagem significativa no ensino de Geografia, no 1° ano do Ensino Médio. Para tanto, aplicou-se um experimento pedagógico que serviu de facilitador do processo ensino-aprendizagem da disciplina de Geografia, através do estudo com turmas do 1º ano do ensino médio em uma escola pública de Teresina – PI. Em relação aos objetivos específicos delineou-se: compreender os mapas conceituais como recurso didático facilitador para o processo de ensino e aprendizagem de conhecimentos geográficos; aplicar o experimento pedagógico visando conhecer as potencialidades dos mapas conceituais para o desenvolvimento do processo de aprendizagem na geografia escolar; e sugerir a inserção do mapa conceitual para que possa diversificar a aprendizagem na geografia escolar. Essa pesquisa se configurou do tipo descritiva, experimental e qualitativa, sendo investigada mediante os procedimentos da pesquisa bibliográfica, pesquisa documental, pesquisa de campo, e análise dos resultados obtidos com o experimento pedagógico. Ressalta-se a oficina pedagógica ou de aprendizagem como técnica essencial na concretização do experimento aplicado. Como resultados, foi possível ratificar a funcionalidade do recurso didático mapa conceitual, ou seja, sendo confirmado em sua construção e aplicação no ensino de geografia mediante a realização da oficina pedagógica sobre este, bem como pela análise dos questionários aplicadas a alunos de duas turmas e da entrevista realizada com a professora de Geografia. Verificou-se, então, que os alunos obtiveram uma aprendizagem significativa, entre outros pontos positivos, como a socialização, que resultou na melhora da relação de alunos com alunos e da professora com os alunos. Este trabalho sugere a construção e aplicação do recurso didático mapa conceitual através de oficinas pedagógicas nas aulas de Geografia como parte da programação do ano letivo, pois entende-se que esse recurso didático poderá contribuir como organizadora conceitual na estrutura cognitiva dos alunos a respeito de temáticas trabalhadas no ensino de geografia, promovendo uma aprendizagem significativa |
Abstract: | In the search to prove the efficiency of the concept map as a teaching resource in Geography, this monograph will present that it is a teaching resource that aims to facilitate understanding, fixing and memorization of content worked through the graphical representation that relates concepts and ideas. Thus, it promotes the organization and exposure of acquired knowledge, that is, it makes possible the meaningful learning of content through key concepts/key words, according to their conceptions. Thus, the following question led the research work: does the concept map act as a facilitator of meaningful learning in geography teaching? Based on this assumption, the overall objective of this research was to analyze the use of concept maps as a resource to facilitate meaningful learning in geography teaching in the first year of high school. To this end, a pedagogical experiment was applied as a facilitator of the teaching-learning process of Geography, through the study with 1st year high school classes in a public school in Teresina – PI. In relation to the specific objectives, it was delineated: to understand the conceptual maps as a facilitator didactic resource for the teaching and learning process of geographic knowledge; to apply the pedagogical experiment aiming to know the potentialities of the conceptual maps for the development of the learning process in school geography; and to suggest the insertion of the conceptual map so that it can diversify the learning in school geography. This research is of the descriptive, experimental, and qualitative type, and was investigated through bibliographic research, documentary research, field research, and analysis of the results obtained with the pedagogical experiment. The pedagogical or learning workshop is emphasized as an essential technique in the realization of the experiment applied. As results, it was possible to ratify the functionality of the concept map teaching resource, that is, being confirmed in its construction and application in geography teaching through the realization of the pedagogical workshop about it, as well as through the analysis of the questionnaires applied to students from two classes and the interview conducted with the geography teacher. It was verified, then, that the students obtained a significant learning experience, among other positive points, such as the socialization, that resulted in the improvement of the relationship between students and students and between the teacher and students. This paper suggests the construction and application of the concept map teaching resource through pedagogical workshops in geography classes as part of the school year schedule, because it is understood that this teaching resource can contribute as a conceptual organizer in the cognitive structure of students regarding themes worked in geography teaching, promoting meaningful learning |
Palavras-chave: | Geografia Ensino Mapa Conceitual Recursos Didáticos |
Área(s) do CNPq: | CIENCIAS HUMANAS::GEOGRAFIA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Estadual do Piauí |
Sigla da instituição: | UESPI |
Departamento: | Centro de Ciências Humanas e Letras |
Programa: | Licenciatura em Geografia |
Citação: | NASCIMENTO, Mayara Beatriz de Lima. O mapa conceitual como recurso didático facilitador da aprendizagem significativa no ensino de geografia. 2022. 57f. Monografia(Licenciatura em Geografia) - Universidade Estadual do Piauí, 2022. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://localhost:8080/tede/handle/tede/917 |
Data de defesa: | 2022 |
Aparece nas coleções: | CCHL - Licenciatura em Geografia (Poeta Torquato Neto – TERESINA) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Monografia Completa.pdf | Texto Completo | 1,53 MB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.