Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://sistemas2.uespi.br/handle/tede/928
Tipo do documento: Monografia
Título: A contribuição do conto infantil “Branca de Neve”, no processo de construção de conhecimentos em língua inglesa
Autor: Conceição, Leandro da
Primeiro orientador: Barbosa, Maria do Socorro B.
Resumo: Este estudo trata do gênero da literatura infantil conhecido como “contos de fadas”, com base na abordagem do conto clássico Branca de Neve de Alexandre Callari intitulado Branca de Neve - Os Contos Clássicos, publicado em 2012, com o objetivo de contribuir para o entendimento sobre a importância dos contos de fadas, no que tange a possibilidade de proporcionar ao ouvinte/leitor a percepção para as situações diferentes, enriquecer o vocabulário e o desenvolvimento da imaginação e adaptação no contexto social. Neste encalço, buscou-se conhecer a origem do gênero contos de fadas; caracteriza-los e verificar seu papel na aquisição e na construção de conhecimentos no ensino da Língua Inglesa (LI). O trabalho foi realizado através de uma pesquisa bibliográfica, livros e artigos científicos, de autores como Coelho (2008), Merege (2010), Silva (2013), Falconi e Farago (2015), dentre outros pesquisadores e estudiosos relacionados ao tema, e Callari (2012). Em conformidade com os objetivos propostos, os resultados evidenciaram que, de origem oral, o conto de fadas é um dos gêneros mais populares da Literatura infantil e que o uso de contos clássicos, como Branca de Neve, por exemplo, na sala de aula pode auxiliar na aquisição e na construção de conhecimentos em LI.
Abstract: This study/work deals with the genre of children's literature known as "fairy tales", based on Alexandre Callari's approach of classic Snow White tale – entitled Snow White - The Classic Tales, published in 2012, in order to contribute to the understanding about the importance of fairy tales in the possibility of providing/giving the listener/reader the perception for different situations, enriching the vocabulary and the development of the imagination and adaptation in the social context. In this search, it was tried to know the origin of the genre fairy tales; characterize them and verify their role in acquiring and building of knowledges of teaching of English Language (LI). The work was carried out through a bibliographical research, books and scientific articles, of authors like Coelho (2008), Merege (2010), Silva (2013), Falconi and Farago (2015), among other researchers and scholars related to the subject, and Callari (2012). In accordance with the proposed goals, the results showed that, of oral origin, the fairy tale is one of the most popular genres of children's literature and that the use of classic tales such as Snow White, for example, in the classroom can assisting in the acquisition and construction of knowledges in LI.
Palavras-chave: Contos de Fadas
Branca de Neve
Ensino
Língua Inglesa
Área(s) do CNPq: LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Estadual do Piauí
Sigla da instituição: UESPI
Departamento: Centro de Ciências Humanas e Letras
Programa: Licenciatura em Letras Inglês
Citação: CONCEIÇÃO, Leandro da. A contribuição do conto infantil “Branca de Neve”, no processo de construção de conhecimentos em língua inglesa. 2017. 36 f. Monografia ( Licenciatura em Letras Inglês) - Universidade Estadual do Piauí, Teresina, 2017.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://localhost:8080/tede/handle/tede/928
Data de defesa: 2017
Aparece nas coleções:CCHL - Licenciatura em Letras Inglês (Poeta Torquato Neto – TERESINA)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Monografia Completa.pdfTexto Completo709,33 kBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.