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Tipo do documento: Anais e Livros de Resumos
Título: III Semana de Comunicação Social da UESPI de Picos: Jornalismo, Educação e Cidadania
Autor: Ferreira, Mayara Sousa (org.)
Oliveira, Thamyres Sousa de (org.)
Araújo, Myvrian Hazy Braga de (org.)
Resumo: Este artigo analisa um caso de conservação e restauro da cidade de Teresina, Piauí,Brasil: a retirada do painel “Sinfonia de Luz”, do artista piauiense Afrânio Pessoa CasteloBranco da parede do prédio da Companhia Energética do Piauí (Cepisa), hoje gerenciado pelaempresa Equatorial Energia. Devido a grande relevância do artista e de sua obra para a histó-ria e cultura da cidade, consideramos importante pesquisar sobre o acontecimento e sobre aatenção voltada para a preservação do patrimônio de bens culturais móveis do Piauí. Questio-namos que fatores provocaram a degradação dos painéis, quem deve se responsabilizar pelarestauração quem pagará a conta, o que poderia ter sido feito para evitar chegar em tal estadode degradação e que medidas devem ser tomadas agora. Através de pesquisa bibliográfica,reportagensonlinesobre o caso emsitesde jornais locais e entrevistas por telefone, nos cer-camos de dados para uma análise do fato ocorrido. A pesquisa traz a história da vida profis-sional do artista Afrânio Pessoa Castelo Branco, caracterização estilística de sua obra, bemcomo explicações que evidenciam a relevância de sua produção para a história cultural dacidade de Teresina, estudos sobre conservação e restauro e técnicas de pintura, discussões econsiderações sobre o caso. Sabemos que os efeitos do tempo, lentamente provocam um enve-lhecimento natural dos materiais e que há uma série de outros fatores que degradam as pin-turas como guerras, vandalismos, incêndios, inundações e catástrofes naturais, que provocamestragos difíceis ou impossíveis de recuperar, porém, existem outros não menos prejudiciais eque o homem pode exercer algum controle sobre eles, como o controle de clima, a iluminação,os elementos biológicos de degradação, insetos e micro-organismos, poluição ambiental, sis-temas de emolduramento, fixação à parede, métodos de armazenamento, embalagem, trans-porte, que são aspectos fundamentais para a conservação de obras de arte. Portanto, o homemtem um papel fundamental em vários dos processos de alteração seja por omissão, por ausên-cia de manutenção e controle dos fatores, seja pelas incontáveis intervenções impróprias queao longo dos anos se aplicaram nas pinturas. Concluímos que o caso embora tenha demorado,vem sendo tratado com a devida atenção e conforme a importância que tem o artista e suaobra para a cidade, conquistada por meio de sua história como artista e como professor queinfluenciou e continua influenciando gerações de artistas, orgulhosos por terem em sua arteelementos que dialoguem com o estilo do mestre. Estamos confiantes, porém vigilantes e ex-pectantes por um desfecho satisfatório que será o de poder garantir para as próximas gera-ções essa parte significativa do nosso legado cultural, através da possibilidade de fruir toda abeleza e riqueza contida nessas pinturas.
Abstract: This article analyzes a case of conservation and restoration in the city of Teresina, Piauí, Brazil: the removal of the panel “Sinfonia de Luz” by the artist Afrânio Pessoa Castelo Branco from the wall of the building of the Companhia Energética do Piauí (Cepisa), now managed by the company Equatorial Energia. Due to the great relevance of the artist and his work to the history and culture of the city, we consider it important to research the event and the attention given to the preservation of Piauí’s movable cultural heritage. We question what factors caused the degradation of the panels, who should be responsible for the restoration, who will pay the bill, what could have been done to prevent it from reaching such a state of degradation, and what measures should be taken now. Through bibliographic research, online reports about the case on local newspaper websites, and telephone interviews, we gathered data for an analysis of the event. The research presents the history of the professional life of the artist Afrânio Pessoa Castelo Branco, a stylistic characterization of his work, as well as explanations that highlight the relevance of his production for the cultural history of the city of Teresina, studies on conservation and restoration and painting techniques, discussions and considerations on the case. We know that the effects of time slowly cause a natural aging of materials and that there are a series of other factors that degrade paintings, such as wars, vandalism, fires, floods and natural disasters, which cause damage that is difficult or impossible to repair. However, there are other factors that are no less harmful and that man can exercise some control over them, such as climate control, lighting, biological elements of degradation, insects and microorganisms, environmental pollution, framing systems, wall fixing, storage methods, packaging, transportation, which are fundamental aspects for the conservation of works of art. Therefore, man plays a fundamental role in several of the processes of change, whether by omission, lack of maintenance and control of factors, or by the countless improper interventions that have been applied to the paintings over the years. We conclude that the case, although it has taken a long time, has been treated with due attention and in accordance with the importance that the artist and his work have for the city, achieved through his history as an artist and as a teacher who has influenced and continues to influence generations of artists, proud to have in their art elements that dialogue with the style of the master. We are confident, but vigilant and expectant of a satisfactory outcome that will be able to guarantee for the next generations this significant part of our cultural legacy, through the possibility of enjoying all the beauty and richness contained in these paintings.
Palavras-chave: Comunicação Social
Jornalismo
Comunicação Popular
Área(s) do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::COMUNICAÇÃO SOCIAL
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Estadual do Piauí
Sigla da instituição: UESPI
Departamento: FUESPI
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://localhost:8080/tede/handle/tede/945
Data de defesa: 2021
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