???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: http://localhost:8080/tede/handle/tede/949
Tipo do documento: Anais e Livros de Resumos
Título: II Seminário Didático-Pedagógico do CCHL: os desafios dos caminhos da formação docente: discutindo as diretrizes da BNCC nos cursos de Ciências Humanas e Letras da UESPI
Autor: Alvarenga, Antonia Valtéria Melo (org.)
Magalhães, Maria do Socorro Rios (org.)
Albornoz, Omar Mario (org.)
Resumo: O II SEMINÁRIO DIDÁTICO-PEDAGÓGICO (SEMDIPE) DO CCHL é uma ação conjunta da Comissão Didático-Pedagógica do CCHL, das Coordenações dos Cursos de Licenciatura Plena que pertencem a este Centro e dos Centros Acadêmicos vinculados aos cursos do CCHL. Essa é uma atividade periódica, com frequência bienal, que pretende avaliar o desempenho das disciplinas pedagógicas, bem como ampliar debates sobre temas específicos da área de formação pedagógica. A iniciativa justifica-se pela oportunidade e necessidade de troca de experiências entre professores e alunos dos diferentes Cursos, especialmente quando se considera que eles funcionam nos turnos manhã, tarde e noite, dificultando a interação entre os membros dessa comunidade. O Evento visa oportunizar aos docentes avaliarem suas práticas pedagógicas realizadas, durante cada semestre, permitir aos graduandos uma reflexão sobre suas futuras profissões e criar um ambiente para discutir situações e políticas relacionadas ao ensino. A população-alvo é constituída pelos alunos e professores dos Cursos do Centro de Ciências Humanas e Letras - CCHL, assim como também pelos alunos e professores de IES que mostrarem interesse pela área de ensino. Esta edição teve como tema “Os desafios dos caminhos da formação docente: discutindo as diretrizes da BNCC” nos Cursos de Ciências Humanas e Letras da UESPI. Integram o Centro de Ciências Humanas e Letras os Cursos de Letras-Português, Letras-Inglês, Letras-Espanhol, História, Geografia e Ciência Sociais. Todos os Cursos do Centro participaram do Evento, tanto diretamente, quanto na divulgação, atraindo outros participantes para programação Assistência. A seguir, serão apresentados relatório das atividades, bem como os resumos expandidos inscritos para comunicação, como parte da programação. Os resumos são de autoria de docentes e discentes e apresentam aspectos de suas experiências relacionadas ao ensino em áreas específicas, demonstrando a grande diversidade de problemas a serem pesquisados e debatidos no campo de ensino.
Abstract: The 2nd CCHL TEACHING-PEDAGOGICAL SEMINAR (SEMDIPE) is a joint action of the CCHL Teaching-Pedagogical Commission, the Coordinators of the Full Degree Courses that belong to this Center and the Academic Centers linked to the CCHL courses. This is a periodic activity, held every two years, which aims to evaluate the performance of pedagogical disciplines, as well as to expand debates on specific topics in the area of ​​pedagogical training. The initiative is justified by the opportunity and need for the exchange of experiences between professors and students of the different Courses, especially when considering that they operate in the morning, afternoon and evening shifts, making interaction between the members of this community difficult. The Event aims to provide an opportunity for professors to evaluate their pedagogical practices carried out during each semester, allow undergraduates to reflect on their future professions and create an environment to discuss situations and policies related to teaching. The target audience is made up of students and professors from the Center for Humanities and Literature (CCHL) courses, as well as students and professors from higher education institutions who show an interest in the teaching field. This edition had as its theme “The challenges of teacher training paths: discussing the guidelines of the BNCC” in the Humanities and Literature courses at UESPI. The Center for Humanities and Literature includes the courses of Portuguese, English, Spanish, History, Geography and Social Sciences. All of the Center's courses participated in the event, both directly and in the dissemination, attracting other participants to the Assistance program. Next, a report of the activities will be presented, as well as the expanded summaries registered for communication, as part of the program. The summaries are written by professors and students and present aspects of their experiences related to teaching in specific areas, demonstrating the great diversity of problems to be researched and debated in the field of teaching.
Palavras-chave: Seminário
Pedagógico
BNCC
Interdisciplinar
Área(s) do CNPq: LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Estadual do Piauí
Sigla da instituição: UESPI
Departamento: FUESPI
Citação: SEMINÁRIO DIDÁTICO-PEDAGÓGICO DO CCHL. Os desafios dos caminhos da formação docente: discutindo as diretrizes da BNCC nos cursos de ciências humanas e letras da UESPI, 2., 2021, Teresina. Anais eletrônicos [...]. Teresina: FUESPI. 2021. Disponível em: https://editora.uespi.br/index.php/editora/catalog/book/40. Acesso em:
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://localhost:8080/tede/handle/tede/949
Data de defesa: 2021
Appears in Collections:Anais e Livros de Resumos

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Anais Completo.pdf2,25 MBAdobe PDFDownload/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.