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Tipo do documento: Livros e Capítulos de Livros
Título: Políticas educacionais para o Ensino Médio: olhares transversais sobre Minas Gerais e Piauí
Autor: Silva, Maria Vieira da (org.)
Oliveira, Samara de (org.)
Resumo: Os pressupostos que nortearam o presente trabalho problematizaram colapsos da democratização da oferta educacional a partir das dimensões relacionais entre o ascenso da matriz neoliberal no tecido social e os processos excludentes da escolarização de jovens empobrecidos, os quais, por consequência, são desprovidos tanto de bens materiais quanto de bens sociais, como a educação escolar. Nessa perspectiva, o livro está dividido em quatro partes. A primeira consiste na discussão metodológica, com um artigo que traz discussões sobre os aspectos investigativos atinentes ao ensino médio a partir de indicadores educacionais, intitulado Caminhos metodológicos – percurso e procedimentos da pesquisa. A segunda parte compõe-se de três capítulos: o capítulo dois, Mutações do Estado contemporâneo e corrosões dos direitos e o capítulo três, Configurações do ensino médio brasileiro no tempo presente. O capítulo quatro, nomeado de Relações público-privadas na reforma do ensino médio por meio da BNCC. Ainda na segunda parte, dois capítulos versam sobre Olhares transversais sobre o ensino médio na realidade mineira e piauiense, a partir da análise e discussão dos dados da pesquisa nacional desenvolvida na rede estadual de Minas Gerais e do Piauí, ressaltando, ainda, o contexto educacional do ensino médio nos municípios de Uberlândia (MG) e de Picos (PI). Nesse ensejo, o capítulo cinco, discorre sobre o Ensino médio na realidade mineira: entraves e avanços para a garantia do direito à educação. Na sequência, o sexto capítulo, retrata-se o Ensino Médio na realidade piauiense: entraves e avanços para a garantia do direito à educação. Já o capítulo sete, Indicadores do ensino médio. A quarta parte contém o capítulo oito, nomeado Vozes dos sujeitos da educação, de autoria da Maria Vieira Silva FACED/Polis/UFU), no qual se promove a discussão dos resultados da pesquisa, com ênfase nos dados apresentados no decorrer deste livro, como resultados da pesquisa sobre o ensino médio em Minas Gerais e no Piauí, em relação à democratização do acesso “a escolarização de adolescentes e jovens pobres: se por um lado, obtivemos expressivas conquistas em relação ao acesso, por outro lado, a permanência e o sucesso escolar seguem sendo desafios para os princípios da inclusão e democratização”(VIEIRA, 2021, grifo nosso).
Abstract: The assumptions that guided this work problematized the collapses of the democratization of educational provision based on the relational dimensions between the rise of the neoliberal matrix in the social fabric and the exclusionary processes of schooling for impoverished young people, who, as a consequence, are deprived of both material and social goods, such as school education. From this perspective, the book is divided into four parts. The first consists of the methodological discussion, with an article that discusses the investigative aspects related to high school education based on educational indicators, entitled Methodological paths – research path and procedures. The second part consists of three chapters: chapter two, Mutations of the contemporary State and erosion of rights; and chapter three, Configurations of Brazilian high school education in the present time. Chapter four, entitled Public-private relations in the reform of high school education through the BNCC. Also in the second part, two chapters deal with Cross-sectional views on secondary education in the reality of Minas Gerais and Piauí, based on the analysis and discussion of data from the national survey developed in the state network of Minas Gerais and Piauí, also highlighting the educational context of secondary education in the cities of Uberlândia (MG) and Picos (PI). In this regard, chapter five discusses secondary education in the reality of Minas Gerais: obstacles and advances in guaranteeing the right to education. Next, the sixth chapter portrays secondary education in the reality of Piauí: obstacles and advances in guaranteeing the right to education. Chapter seven, on secondary education indicators. The fourth part contains chapter eight, named Voices of the subjects of education, authored by Maria Vieira Silva (FACED/Polis/UFU), in which the discussion of the research results is promoted, with emphasis on the data presented throughout this book, such as the results of the research on secondary education in Minas Gerais and Piauí, in relation to the democratization of access “to schooling for poor adolescents and young people: if on the one hand, we have obtained significant achievements in relation to access, on the other hand, permanence and success in school continue to be challenges for the principles of inclusion and democratization” (VIEIRA, 2021, our emphasis).
Palavras-chave: Políticas Educacionais
Ensino Médio
Reforma do Ensino Médio
Área(s) do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Estadual do Piauí
Sigla da instituição: UESPI
Departamento: EdUESPI
Citação: SILVA, Maria Vieira; SILVA, Samara de Oliveira (org.) Políticas educacionais para o Ensino Médio: olhares transversais sobre Minas Gerais e Piauí. Teresina: EdUESPI, 2021. p. 217. Disponível em: .
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://localhost:8080/tede/handle/tede/951
Data de defesa: 2021
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