???jsp.display-item.social.title??? |
![]() ![]() |
Please use this identifier to cite or link to this item:
http://localhost:8080/tede/handle/tede/960
Tipo do documento: | Anais e Livros de Resumos |
Título: | I Encontro das Licenciaturas do Campus Professor Barros Araújo |
Autor: | Grangeiro, Daniela Correia (org.) Gomes, Emanoel Pedro Martins (org.) Menezes, Helena Cristina Soares (org.) Silva, Nélida Amorim da (org.) |
Resumo: | Os trabalhos que compõem esta obra consistem em reflexões e proposições sobre teorias, práticas e saberes que compõem o cotidiano das experiências vivenciadas nos projetos das disciplinas de Práticas Pedagógicas e nas aulas dos Estágios Supervisionados dos cursos de Ciências Biológicas, Educação Física, Letras e Pedagogia dos cursos de licenciatura do Campus Prof. Barros Araújo da Universidade Estadual do Piauí. Sobressalta-se o diálogo com a formação e o trabalho docente na relação entre universidade e a educação básica. Esses trabalhos refletem a prática docente, no caso o Estágio Supervisionado, pois se acredita que assim como Ilha et al. (2009) o estágio é um momento importante na formação do professor, e deve ser pensado buscando a interação entre as partes envolvidas, gerando experiências e conhecimentos. Já na prática pedagógica, as vivências pontuais no processo educativo na escola possibilitam uma imersão inicial dos discentes, introduzindo saberes indispensáveis para a rotina escolar dos futuros licenciados. Os/as autores/as dos textos (resumos simples e expandidos) aqui apresentados à crítica e ao debate visualizam nesta composição uma oportunidade de publicar e socializar estudos acerca de temas necessários à vida do/a educando/a, do/a profissional professor/a. Inscreve-se na possibilidade dialógica sobre formação docente a partir de algumas experiências investigativas, delineadas e problematizadas na formação inicial reunidas nas experiências vivenciadas por estudantes no âmbito dos cursos de licenciatura do Campus Prof. Barros Araújo. A produção de trabalhos científicos faz parte do crescimento intelectual profissional e é parte intrínseca do processo de ensino e aprendizagem, bem como prepara o aluno a escrever um texto científico e a apresentar aos demais participantes do evento. Os resumos contidos nestes anais motivaram os alunos das licenciaturas na execução das atividades das disciplinas, bem como contribuiu para incrementar seu currículo através da apresentação e consequente publicação do trabalho no evento I ENCONTRO DAS LICENCIATURAS DO CAMPUS PROFESSOR BARROS ARAÚJO |
Abstract: | The works that make up this book consist of reflections and propositions on theories, practices and knowledge that make up the daily experiences lived in the projects of the Pedagogical Practices disciplines and in the classes of the Supervised Internships of the Biological Sciences, Physical Education, Literature and Pedagogy courses of the undergraduate courses of the Prof. Barros Araújo Campus of the State University of Piauí. The dialogue with the training and teaching work in the relationship between university and basic education is noteworthy. These works reflect the teaching practice, in this case the Supervised Internship, because it is believed that, as Ilha et al. (2009), the internship is an important moment in the training of the teacher, and should be thought of seeking interaction between the parties involved, generating experiences and knowledge. In the pedagogical practice, the specific experiences in the educational process at school allow an initial immersion of the students, introducing indispensable knowledge for the school routine of future graduates. The authors of the texts (simple and expanded summaries) presented here for criticism and debate see this composition as an opportunity to publish and socialize studies on topics that are essential to the life of students and professional teachers. It is part of the dialogic possibility of teacher training based on some investigative experiences, outlined and problematized in initial training, gathered from the experiences lived by students in undergraduate courses at the Prof. Barros Araújo Campus. The production of scientific works is part of professional intellectual growth and is an intrinsic part of the teaching and learning process, as well as preparing the student to write a scientific text and present it to the other participants of the event. The summaries contained in these proceedings motivated undergraduate students to carry out the activities of the disciplines, as well as contributed to improving their curriculum through the presentation and subsequent publication of the work at the event I MEETING OF UNDERGRADUATE COURSES AT THE PROFESSOR BARROS ARAÚJO CAMPUS. |
Palavras-chave: | Formação Docente Estágio Práticas Pedagógicas Licenciaturas |
Área(s) do CNPq: | CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Estadual do Piauí |
Sigla da instituição: | UESPI |
Departamento: | FUESPI |
Citação: | ENCONTRO DAS LICENCIATURAS DO CAMPUS PROFESSOR BARROS ARAÚJO. Livro de anais do I encontro das licenciaturas do campus Professor Barros Araújo, 1., 2022, Teresina. Anais Eletrônicos [...]. Teresina: FUESPI, 2022. Disponível em: https://editora.uespi.br/index.php/editora/catalog/book/123. Acesso em: |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://localhost:8080/tede/handle/tede/960 |
Data de defesa: | 2022 |
Appears in Collections: | Anais e Livros de Resumos |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Anais Completo.pdf | 2,21 MB | Adobe PDF | Download/Open Preview |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.