???jsp.display-item.social.title??? |
![]() ![]() |
Please use this identifier to cite or link to this item:
http://localhost:8080/tede/handle/tede/973
Tipo do documento: | Anais e Livros de Resumos |
Título: | Programas Institucionais PIBID e RP/UESPI: estratégias, experiências e resultados parciais |
Autor: | Santos, Kelly Polyana Pereira dos ( org ) Ricarte, Kátia Magaly Pires ( org ) Santos, Maria Adaylla Ferreira dos ( org ) Cruz, Warlen Ranniery Araújo ( org ) |
Resumo: | Os ANAIS dos Programas Institucionais PIBID e RP representam as estratégias, experiências e, especialmente, os resultados parciais obtidos ao longo 1º ano de desenvolvimento dos programas na Universidade Estadual do Piauí – UESPI/Edição 2022-2024. Neste evento, ocorrido entre os dias 30 de novembro a 02 de dezembro de 2024, foram apresentados 173 trabalhos científicos entre pesquisas e relatos de experiências, produzidos por pibidianos e residentes envolvidos nos respectivos programas, desta edição. Para as apresentações, os envolvidos se basearam em três eixos temáticos: 1) Processo Ensino-Aprendizagem; 2) Reflexões sobre os direitos humanos na docência; 3) Metodologias ativas: Desafios e oportunidades. Todas as apresentações transcorreram no formato online, comandadas por coordenadores de sala e docentes orientadores de subprojetos distintos dos trabalhos submetidos. Somente no programa PIBID, contou com a apresentação de 98 trabalhos científicos, relatando as estratégias e experiências adquiridas nos 09 municípios contemplados pelo programa. No programa Residência Pedagógica – RP, foram mais 75 trabalhos apresentados, retratando a realidade das ações dos subprojetos de 09 municípios do Piauí, laureados pelo RP. O evento PROGRAMAS INSTITUCIONAIS PIBID E RP/UESPI: ESTRATÉGIAS, EXPERIÊNCIAS E RESULTADOS PARCIAIS objetivou divulgar as principais ações e estudos que estavam sendo desenvolvidos durante os dois primeiros semestres de programa, valorizando a produção acadêmica e cultural dos integrantes, além de interagir com os demais subprojetos, o evento oportunizou concretizar as ações desta edição ao publicar no formato de ANAIS. As temáticas trabalhadas promoveram diálogos que contribuíram diretamente para reflexões sobre a formação do docente em processo inicial. Neste evento, dispomos da parceria da Secretaria de Estado da Educação – SEDUC para transmissão da abertura do evento em formato híbrido, com o trabalho memorável do Canal Mais Educação. Portanto, a participação e o envolvimento de todos os integrantes dos programas, em especial, das coordenadoras institucionais, dos coordenadores de áreas e docentes orientadores, supervisores e preceptores, pibidianos e residentes foram essenciais para o sucesso deste evento. |
Abstract: | The PROCEEDINGS of the PIBID and RP Institutional Programs represent the strategies, experiences and, especially, the partial results obtained throughout the first year of development of the programs at the State University of Piauí – UESPI/2022-2024 Edition. In this event, held between November 30 and December 2, 2024, 173 scientific papers were presented, including research and experience reports, produced by PIBID students and residents involved in the respective programs, in this edition. For the presentations, those involved based themselves on three thematic axes: 1) Teaching-Learning Process; 2) Reflections on human rights in teaching; 3) Active methodologies: Challenges and opportunities. All presentations took place online, led by class coordinators and faculty members supervising subprojects distinct from the submitted papers. The PIBID program alone featured the presentation of 98 scientific papers, reporting on the strategies and experiences acquired in the 9 municipalities covered by the program. In the Pedagogical Residency – RP program, there were another 75 papers presented, portraying the reality of the actions of the subprojects of 9 municipalities in Piauí, awarded by the RP. The event PIBID AND RP/UESPI INSTITUTIONAL PROGRAMS: STRATEGIES, EXPERIENCES AND PARTIAL RESULTS aimed to publicize the main actions and studies that were being developed during the first two semesters of the program, valuing the academic and cultural production of the members, in addition to interacting with the other subprojects. The event provided an opportunity to concretize the actions of this edition by publishing in the format of PROCEEDINGS. The themes worked on promoted dialogues that directly contributed to reflections on teacher training in the initial process. For this event, we partnered with the State Department of Education – SEDUC to broadcast the opening of the event in a hybrid format, with the memorable work of Canal Mais Educação. Therefore, the participation and involvement of all program members, especially institutional coordinators, area coordinators and faculty advisors, supervisors and preceptors, PIBID students and residents were essential for the success of this event. |
Palavras-chave: | Educação PIBID Residência Pedagógica |
Área(s) do CNPq: | CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Estadual do Piauí |
Sigla da instituição: | UESPI |
Departamento: | FUESPI |
Citação: | PROGRAMAS INSTITUCIONAIS PIBID E RP/UESPI: ESTRATÉGIAS, EXPERIÊNCIAS E RESULTADOS PARCIAIS, 2024, Teresina. Anais eletrônicos [...]. Teresina: FUESPI, 2024. Disponível em: https://editora.uespi.br/index.php/editora/catalog/book/184. Acesso em: |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://localhost:8080/tede/handle/tede/973 |
Data de defesa: | 2024 |
Appears in Collections: | Anais e Livros de Resumos |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Anais Completos- Parte I.pdf | 1,74 MB | Adobe PDF | Download/Open Preview | |
Anais Completos- Parte II.pdf | 1,47 MB | Adobe PDF | Download/Open Preview |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.