???jsp.display-item.social.title??? |
|
Please use this identifier to cite or link to this item:
http://localhost:8080/tede/handle/tede/989
Tipo do documento: | Livros e Capítulos de Livros |
Título: | English reading and comprehension |
Autor: | Riedel, Márlia Socorro Lima (org.) |
Resumo: | Este e-book é uma proposta do subprojeto da área de Letras Inglês do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência - PIBID da Universidade Estadual do Piauí – UESPI, campus Poeta Torquato Neto, que tem, como principal objetivo, proporcionar o ensino de leitura em inglês para alunos do Ensino Médio, especificamente para os alunos do 3º ano. Este material está dividido em onze unidades que apresentam técnicas e estratégias de leitura como meios facilitadores para ler e compreender textos em inglês, e foi desenvolvido em um trabalho conjunto entre a coordenação de área do subprojeto (autora) e os pibidianos (que colaboraram com a coleta de um texto, cada um – sendo que um deles colaborou com a capa), a fim de atender as Monitorias dos alunos licenciandos do PIBID Letras Inglês do campus Poeta Torquato Neto para as duas turmas do terceiro ano do Ensino Médio da escola-campo. As técnicas de leitura propostas envolvem general comprehension, skimming, scanning, typography, prediction, how to use the dictionary, nominal groups, logical connectors, main points and detailed comprehension, selectivity, contextual reference and summary. Com o domínio dessas técnicas e estratégias de leitura, os alunos em geral serão capazes de ampliar ainda mais o seu conhecimento e potencializar o seu aprendizado, o que muito favorecerá o seu desempenho nas provas de inglês, especialmente da prova do ENEM. Cada unidade é composta de informações acerca da técnica e/ou estratégia de leitura, seguidas de textos em inglês e exercícios de interpretação de texto. Os textos foram escolhidos de modo a despertar a atenção dos alunos de tal forma que eles sintam curiosidade e desejo de desvendá-los pois são temas adequados à faixa etária a que se destina. É certo também afirmar que é através de uma prática constante de leitura auxiliada por exercícios de compreensão que o aluno alcançará a excelência na habilidade de leitura. Por fim, ressalta-se que essa é uma obra para uso didático-educacional, sem fins lucrativos. |
Abstract: | This e-book is a proposal from the English Language subproject of the Institutional Teaching Initiation Grant Program (PIBID) of the State University of Piauí (UESPI), Poeta Torquato Neto campus, which has as its main objective to provide English reading instruction to high school students, specifically to third-year students. This material is divided into eleven units that present reading techniques and strategies as facilitators for reading and understanding texts in English, and was developed in a joint effort between the subproject's area coordinator (author) and the PIBID students (who collaborated with the collection of one text each - one of whom collaborated with the cover), in order to meet the needs of the tutoring of undergraduate students of the PIBID English Language Program at the Poeta Torquato Neto campus for the two third-year high school classes at the field school. The proposed reading techniques involve general comprehension, skimming, scanning, typography, prediction, how to use the dictionary, nominal groups, logical connectors, main points and detailed comprehension, selectivity, contextual reference and summary. By mastering these reading techniques and strategies, students will generally be able to further expand their knowledge and enhance their learning, which will greatly benefit their performance in English tests, especially the ENEM test. Each unit consists of information about the reading technique and/or strategy, followed by texts in English and text interpretation exercises. The texts were chosen to arouse students' attention in such a way that they feel curious and want to unravel them, since they are topics appropriate for the age group for which they are intended. It is also true to say that it is through constant reading practice aided by comprehension exercises that students will achieve excellence in reading skills. Finally, it is worth mentioning that this is a work for educational and didactic use, and is non-profit. |
Palavras-chave: | PIBID Leitura Textos em Inglês Técnicas de Leitura Estratégias de Leituras |
Área(s) do CNPq: | LETRAS::LINGUAS ESTRANGEIRAS MODERNAS |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Estadual do Piauí |
Sigla da instituição: | UESPI |
Departamento: | EdUESPI |
Programa: | |
Citação: | RIEDEL, Márlia Socorro Lima (org.). English reading and comprehension. Teresina: EdUESPI, 2022. p.73. Disponível em: |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://localhost:8080/tede/handle/tede/989 |
Data de defesa: | 2022 |
Appears in Collections: | Livros e Capítulos de Livros |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Livro Completo....pdf | Texto Completo | 4,44 MB | Adobe PDF | Download/Open Preview |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.