???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: http://localhost:8080/tede/handle/tede/997
Tipo do documento: Livros e Capítulos de Livros
Título: Laboratório do Ensino de Filosofia: ressignificando práticas
Autor: Sardeiro, Leandro de Araújo (org.).
Almeida, Antônio Charles Santiago (org.)
Ferrasa, Ingrid Aline de Carvalho (org.)
Resumo: A presente obra nasce dos trabalhos desenvolvidos pelos mestrandos do Programa de Mestrado Profissional em Filosofia – PROF-FILO, Núcleo da Universidade do Estado do Paraná – UNESPAR. Trata-se de um programa bastante recente, cujas primeiras turmas se iniciaram no ano de 2017. O Programa é desenvolvido em rede e busca, dentre outros objetivos, formar e capacitar professores de filosofia do ensino básico, preferencialmente da rede pública. Uma das suas disciplinas de caráter obrigatório é a “Laboratório do Ensino de Filosofia”. O seu objetivo é reunir, a partir da teoria e da prática, universidade/escola e escola/universidade, como o intuito de estreitar essa relação que, outrora, estava dissociada e distante na produção de saberes; mais do que isso, tal relação estava hierarquicamente demarcada. Assim, nos anos de 2017, 2018 e 2019, os alunos do programa (todos professores da educação básica) desenvolveram pesquisas que, a partir da seleção de trabalhos aqui elencada, apresentamos com o título de “Laboratório do Ensino de Filosofia: ressignificando práticas”. É importante mencionar que, mesmo se tratando de um mestrado profissional em Filosofia, buscou-se uma imbricação entre Filosofia e Sociologia na disciplina de Laboratório, pois na região de União da Vitória, no Paraná, não há licenciaturas em sociologia. Dessa forma, são os professores de filosofia que normalmente exercem a função social de docentes dessa disciplina. Por tal razão, os textos aqui apresentados esboçam uma diversidade temática que, dentre outras coisas, ultrapassam os limites da filosofia. E para o perfeito asseguramento de uma compreensão e utilização didática adequada, organizamos o material em duas seções: i) Ensaios filosóficos e ii) Práticas filosóficas. Isto porque as práticas se abeiram de questões sociológicas, mas sem necessariamente perderem o seu rigor filosófico. Desse modo, o objetivo desta obra – para além da simples publicização de resultados de pesquisa – é mostrar a possibilidade de, numa relação horizontalizada, haver uma produção de saberes entre universidade/escola e escola/universidade para que possam, sobretudo, numa nova relação de imbricação entre tais espaços, “transformar o chão da escola”. Além disso, busca também fazer com que a filosofia (em suas diferentes possibilidades) possa frequentar e transformar espaços que, historicamente, foram e são marginalizados. Nesse sentido, a proposta não se trata de uma ilação filosófica, mas de apresentar resultados de atividades práticas com a filosofia, bem como estudos que orientaram as diferentes práticas filosóficas
Abstract: This work is the result of work developed by master's students of the Professional Master's Program in Philosophy – PROF-FILO, a branch of the State University of Paraná – UNESPAR. This is a fairly recent program, with the first classes starting in 2017. The program is developed in a network and seeks, among other objectives, to educate and qualify philosophy teachers for basic education, preferably in the public school system. One of its mandatory subjects is the “Philosophy Teaching Laboratory”. Its objective is to bring together, based on theory and practice, university/school and school/university, with the aim of strengthening this relationship that was once dissociated and distant in the production of knowledge; more than that, this relationship was hierarchically demarcated. Thus, in 2017, 2018 and 2019, the students of the program (all elementary school teachers) developed research that, based on the selection of works listed here, we present under the title “Philosophy Teaching Laboratory: redefining practices”. It is important to mention that, even though it is a professional master's degree in Philosophy, we sought to intertwine Philosophy and Sociology in the Laboratory discipline, since in the region of União da Vitória, in Paraná, there are no undergraduate courses in sociology. Thus, it is philosophy teachers who normally exercise the social function of teaching this discipline. For this reason, the texts presented here outline a thematic diversity that, among other things, goes beyond the limits of philosophy. And to perfectly ensure an understanding and adequate didactic use, we organized the material into two sections: i) Philosophical essays and ii) Philosophical practices. This is because the practices approach sociological issues, but without necessarily losing their philosophical rigor. Thus, the objective of this work – beyond the simple publication of research results – is to show the possibility of, in a horizontal relationship, there being a production of knowledge between university/school and school/university so that they can, above all, in a new relationship of overlap between such spaces, “transform the school ground”. In addition, it also seeks to make philosophy (in its different possibilities) able to frequent and transform spaces that, historically, were and are marginalized. In this sense, the proposal is not a philosophical inference, but to present results of practical activities with philosophy, as well as studies that guided the different philosophical practices.
Palavras-chave: Filosofia
Ensino de Filosofia
Filosofia da Educação
Área(s) do CNPq: FUNDAMENTOS DA EDUCACAO::FILOSOFIA DA EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Estadual do Piauí
Sigla da instituição: UESPI
Departamento: EdUESPI
Programa: 
Citação: ALMEIDA, Antônio Charles Santiago; FERRASA, Ingrid Aline de Carvalho; SARDEIRO, Leandro de Araújo (org.). Laboratório do Ensino de Filosofia: ressignificando práticas. Teresina: EdUESPI, 2021. p. 193. Disponível em:https://sistemas2.uespi.br/retrieve/3248/Livro%20Completo...pdf. Acesso em:
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://localhost:8080/tede/handle/tede/997
Data de defesa: 2021
Appears in Collections:Livros e Capítulos de Livros

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Livro Completo...pdfTexto Completo4,31 MBAdobe PDFDownload/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.