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Tipo do documento: Livros e Capítulos de Livros
Título: A publicidade nas redes sociais e seus impactos na cultura do consumismo
Autor: Silva, Carlos Mendes Monteiro da
Resumo: As redes sociais são ferramentas de comunicação e de troca de informações de alta relevância na sociedade contemporânea. Bilhões de usuários possuem um perfil ativo nas mídias digitais e, por este motivo, as empresas têm se interessado cada vez mais em ocupar estes espaços virtuais para divulgação de anúncios publicitários. Neste contexto, este trabalho objetiva fazer uma análise da publicidade nas redes sociais e seus impactos na cultura do consumismo, apurando suas consequências no comportamento do consumidor, sobretudo no que tange à responsabilização por sua utilização indevida. Para tanto, é necessário realizar, antes, um estudo sobre as redes sociais e seu papel de destaque na sociedade hodierna e também sobre o regime jurídico da publicidade. Diante do exposto, faz-se necessário investir no direito à informação e na educação do consumidor, a fim de que o mesmo seja capaz de identificar e se proteger da influência de anúncios ilícitos divulgados nas redes sociais e, consequentemente, mitigar os efeitos negativos do consumismo, como o incentivo ao comportamento irracional do consumidor. A metodologia utilizada nessa pesquisa classifica-se como exploratória com levantamento de dados secundários por meio de pesquisa bibliográfica e documental. Tem caráter qualitativo. O cerne é compreender o comportamento do consumidor e não o medi-lo. As informações obtidas buscam não apenas mensurar um tema, mas sim descrevê-lo. O método de pesquisa utilizado será o hipotético-dedutivo.
Abstract: Social networks are highly relevant communication and information exchange tools in contemporary society. Billions of users have an active profile on digital media and, for this reason, companies have become increasingly interested in occupying these virtual spaces to advertise. In this context, this study aims to analyze advertising on social networks and its impact on consumer culture, determining its consequences on consumer behavior, especially with regard to accountability for its improper use. To this end, it is necessary to first conduct a study on social networks and their prominent role in today's society, as well as on the legal regime of advertising. In view of the above, it is necessary to invest in the right to information and consumer education, so that they are able to identify and protect themselves from the influence of illicit advertisements posted on social networks and, consequently, mitigate the negative effects of consumerism, such as the encouragement of irrational consumer behavior. The methodology used in this research is classified as exploratory, with secondary data collected through bibliographic and documentary research. It is qualitative in nature. The core objective is to understand consumer behavior, not to measure it. The information obtained seeks not only to measure a topic, but also to describe it. The research method used will be hypothetical-deductive.
Palavras-chave: Redes Sociais
Consumismo
Publicidade
Comportamento do Consumidor
Direito do Consumidor
Área(s) do CNPq: CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::DIREITO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Estadual do Piauí
Sigla da instituição: UESPI
Departamento: EdUESPI
Programa: 
Citação: SILVA, Carlos Mendes Monteiro da. A publicidade nas redes sociais e seus impactos na cultura do consumismo. Teresina: EdUESPI, 2021. p. 127. Disponível em: https://sistemas2.uespi.br/bitstream/tede/998/2/Livro%20Completo....pdf. Acesso em:
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://localhost:8080/tede/handle/tede/998
Data de defesa: 2021
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