Compartilhamento |
|
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://localhost:8080/tede/handle/tede/195
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Oliveira, Tâmara Priscilla da Silva | - |
dc.contributor.advisor1 | Brito, Stela Maria Viana Lima | - |
dc.contributor.referee1 | Brito, Stela Maria Viana Lima | - |
dc.contributor.referee2 | Costa, Margareth Torres Alencar | - |
dc.contributor.referee3 | Lopes, Maria Suely de Oliveira | - |
dc.date.accessioned | 2019-11-19T12:53:58Z | - |
dc.date.issued | 2019-02-25 | - |
dc.identifier.citation | OLIVEIRA, Tâmara Priscilla da Silva. Leitura e construção de sentido através das expressões nordestinas na literatura de cordel. 2019. 187 f. Dissertação (Programa de Mestrado Profissional em Letras) - Universidade Estadual do Piauí, Teresina, 2019. | por |
dc.identifier.uri | http://localhost:8080/tede/handle/tede/195 | - |
dc.description.resumo | O presente trabalho tem como tema a “A leitura e a construção de sentido através das expressões nordestinas na Literatura de Cordel” com as seguintes questões norteadoras: Os alunos, no ato da leitura dos folhetos de cordel, apresentam dificuldades na construção de sentido dos textos? A presença da linguagem com marcas da oralidade facilita a leitura e a compreensão dos cordéis por se aproximar do meio sociocultural e da linguagem própria dos alunos? Em que contribuirá o reconhecimento das expressões nordestinas e locuções regionais para a construção de sentido dos cordéis? Defende-se as hipóteses de que a leitura de textos, como cordéis, orientada para a reflexão crítica da sua relação com a oralidade contribui para o desenvolvimento intelectual e ampliação do léxico do aluno; a construção de sentido dos cordéis é favorecida pela presença de expressões nordestinas, que ampliam e valorizam o vocabulário cotidiano dos alunos, deixando as marcas da identidade regional; as expressões regionais estimulam o aluno a refletir sobre a linguagem do texto literário; os alunos podem fazer uso das locuções regionais tanto na oralidade quanto na escrita, partindo do conhecimento adquirido sobre estas no contexto das narrativas de cordel. Assim, os objetivos de investigação dessa pesquisa são: contribuir para a melhoria do ensino e das práticas de leitura, a ponto de possibilitar aos alunos uma compreensão mais ampla dos significados, tanto no contexto escolar, quanto no cultural; formar alunos competentes para entender que a linguagem regional faz parte da variação linguística que ocorre em todo o país; habilitar esses alunos para a compreensão das características da Literatura de Cordel. Para a consecução do estudo, adotam-se como fundamentação, os pressupostos de Leffa (1996); Kleiman (1993); Rangel (2005); Koch (2003); Cosson (2012); Martins (2012); Santos (2006); Abreu (1999); Cascudo (2004); Marinho e Pinheiro (2012), dentre outros. Para tanto, atividades diagnósticas constituem o corpus deste trabalho composto de 01 (um) questionário, atividades didáticas aplicadas através de oficinas de leitura e as anotações da observação direta realizada no decorrer das atividades posteriores. A metodologia da pesquisa segue padrões descritivos com cunho quali-quantitativo, aliando-se à pesquisa bibliográfica e documental. Os resultados obtidos a partir da análise de dados revelam a necessidade de uma proposta pedagógica, visando propor estratégias de leitura de cordéis com base na relação texto/leitor seguindo os moldes do método recepcional e da sequência expandida, que evidenciam o papel do leitor numa concepção perspicaz na leitura literária. | por |
dc.description.abstract | The present work has as its theme the "Reading and the construction of meaning through the Northeastern expressions in Cordel Literature" with the following guiding questions: The students, in the act of reading the cordel leaflets, present difficulties in the construction of sense of texts? Does the presence of language with orality marks facilitate the reading and understanding of the cords by approaching the sociocultural environment and the language of the students? What will contribute to the recognition of Northeastern expressions and regional locutions for the construction of sense of twines? The hypothesis is defended that the reading of texts, such as cords, oriented to the critical reflection of their relation with orality contributes to the intellectual development and amplification of the lexicon of the student; the construction of sense of the cords is favored by the presence of Northeastern expressions, which amplify and value the daily vocabulary of the students, leaving the marks of regional identity; the regional expressions stimulate the student to reflect on the language of the literary text; the students can make use of the regional locutions both in orally and in writing, starting from the knowledge acquired about them in the context of cordel narratives. Thus, the research objectives of this research are: to contribute to the improvement of teaching and reading practices, to the point of allowing students a wider understanding of meanings, both in the school context and in the cultural context; to train competent students to understand that regional language is part of the linguistic variation that occurs throughout the country; to enable these students to understand the characteristics of Cordel Literature. For the accomplishment of the study, the assumptions of Leffa (1996) are adopted; Kleiman (1993); Rangel (2005); Koch (2003); Cosson (2012); Martins (2012); Santos (2006); Abreu (1999); Cascudo (2004); Marinho and Pinheiro (2012), among others. For this, diagnostic activities constitute the corpus of this work composed of 01 (one) questionnaire, didactic activities applied through reading workshops and notes of direct observation carried out in the course of subsequent activities. The research methodology follows descriptive standards with a qualitative-quantitative approach, combining bibliographical and documentary research. The results obtained from the data analysis reveal the need for a pedagogical proposal, aiming at proposing strategies for the reading of cords based on the text / reader relationship following the patterns of the receptive method and the expanded sequence, which show the role of the reader in a conception insight into literary reading. | eng |
dc.description.provenance | Submitted by Biblioteca Central UESPI (aurestelima@gmail.com) on 2019-11-19T12:53:58Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) TÂMARA PRISCILLA DA SILVA OLIVEIRA.pdf: 7563588 bytes, checksum: 7035752e971cafccb5559a8a7af68c38 (MD5) | eng |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2019-11-19T12:53:58Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) TÂMARA PRISCILLA DA SILVA OLIVEIRA.pdf: 7563588 bytes, checksum: 7035752e971cafccb5559a8a7af68c38 (MD5) Previous issue date: 2019-02-25 | eng |
dc.format | application/pdf | * |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Estadual do Piauí | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UESPI | por |
dc.publisher.program | Programa de Mestrado Profissional em Letras | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | - |
dc.subject | Leitura | por |
dc.subject | Construção de Sentido | por |
dc.subject | Literatura de Cordel | por |
dc.subject | Expressões Nordestinas | por |
dc.subject | Objeto de Aprendizagem | por |
dc.subject.cnpq | LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS | por |
dc.title | Leitura e construção de sentido através das expressões nordestinas na literatura de cordel | por |
dc.type | Dissertação | por |
Aparece nas coleções: | Mestrado Profissional em Letras |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Dissertação Completa | Texto completo | 7,39 MB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons