Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://localhost:8080/tede/handle/tede/1036
Tipo do documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: A educação como instrumento de transformação social no enfrentamento à violência contra as mulheres piauienses
Autor: Silva, Aline Cássia Rêgo
Primeiro orientador: Barros, Edna Maria Rodrigues Moura
Resumo: Este Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) aborda a educação como instrumento de transformação social no enfrentamento à violência contra as mulheres no estado do Piauí. O problema de pesquisa está centrado em como a educação atua sendo um instrumento de transformação social no enfrentamento à violência contra as mulheres piauienses. A pesquisa visa compreender como a educação pode ser uma ferramenta eficaz para a mudança social e para o enfrentamento da violência contra as mulheres piauienses. O objetivo principal é analisar a educação como instrumento de transformação social no combate à violência contra as mulheres no Piauí. O trabalho busca identificar os principais tipos de violência enfrentados pelas mulheres piauienses, as políticas educacionais existentes no estado e as ações governamentais que impactam a educação e a proteção das mulheres. Além disso, o estudo visa verificar como as políticas públicas e a educação podem contribuir para a prevenção da violência e para a promoção de uma sociedade mais justa e igualitária. A metodologia adotada é de caráter bibliográfico e documental, com ênfase na análise de fontes teóricas, leis, decretos e políticas públicas voltadas para a promoção dos direitos das mulheres e a educação em direitos humanos. Para fundamentar a pesquisa, foram utilizados os estudos de Saffioti (2015), Arendt (2010), Aguiar e Gramacho (2023), Vigano e Laffin (2019), Foucault (2017), Dias (2019), Gohn (2018), Sousa (2023), Bona (2019), Santos e Costa (2023), Saviani (2016), Finco (2020), Carvalho e Moteroni (2016), Costa et al. (2015) e Santos (2018) . Esses autores contribuíram significativamente para a compreensão das causas e consequências da violência de gênero, bem como para a análise das estratégias educacionais voltadas à transformação social. A pesquisa também investiga as ações governamentais no Piauí voltadas ao enfrentamento da violência de gênero e como estas se refletem no ambiente educacional. A pesquisa revela que a violência contra as mulheres no Piauí está fortemente ligada a questões culturais e sociais que perpetuam a desigualdade de gênero, apontando que a educação tem um papel fundamental na mudança desses padrões, sendo uma ferramenta poderosa para a sensibilização e capacitação tanto de mulheres quanto de homens. A implementação de políticas públicas eficazes e a inclusão de temas de gênero nos currículos escolares são essenciais para promover uma cultura de respeito e equidade. Em conclusão, o estudo destaca que a educação não só contribui para a formação de cidadãos mais conscientes, mas também para a transformação social, ao abordar e combater a violência contra as mulheres. A pesquisa reforça a necessidade de um compromisso coordenado entre o governo, as instituições educacionais e a sociedade civil para garantir que a educação cumpra sua função transformadora, contribuindo para uma sociedade mais igualitária e livre de violência de gênero no Piauí.
Abstract: This Final Course Work (TCC) addresses education as an instrument of social transformation in the fight against violence against women in the state of Piauí. The research problem is centered on how education acts as an instrument of social transformation in the fight against violence against women in Piauí. The research aims to understand how education can be an effective tool for social change and for fighting violence against women in Piauí. The main objective is to analyze education as an instrument of social transformation in the fight against violence against women in Piauí. The work seeks to identify the main types of violence faced by women in Piauí, the educational policies existing in the state and the government actions that impact the education and protection of women. In addition, the study aims to verify how public policies and education can contribute to the prevention of violence and the promotion of a more just and egalitarian society. The methodology adopted is bibliographic and documentary in nature, with an emphasis on the analysis of theoretical sources, laws, decrees and public policies aimed at the promotion of women's rights and education in human rights. To support the research, studies by Saffioti (2015), Arendt (2018), Aguiar and Gramacho (2023), Vigano and Laffin (2019), Foucault (2017), Dias (2019), Gohn (2018), Sousa (2023), Bona (2019), Santos and Costa (2023), Saviani (2016), Finco (2020), Carvalho and Moteroni (2016), Costa et al. (2015) and Santos (2018) were used. These authors contributed significantly to the understanding of the causes and consequences of gender-based violence, as well as to the analysis of educational strategies aimed at social transformation. The research also investigates government actions in Piauí aimed at confronting gender-based violence and how these are reflected in the educational environment. The study reveals that violence against women in Piauí is strongly linked to cultural and social issues that perpetuate gender inequality, highlighting that education has a fundamental role in changing these patterns, being a powerful tool for raising awareness and empowering both women and men. The implementation of effective public policies and the inclusion of gender issues in school curricula are essential to promote a culture of respect and equity. In conclusion, the study highlights that education not only contributes to the formation of more conscious citizens, but also to social transformation, by addressing and combating violence against women. The research reinforces the need for a coordinated commitment between the government, educational institutions and civil society to ensure that education fulfills its transformative function, contributing to a more egalitarian society free from gender violence in Piauí.
Palavras-chave: educação; equidade; políticas públicas; transformação social; violência de gênero
Área(s) do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Estadual do Piauí
Sigla da instituição: UESPI
Departamento: Centro de Ciencias Humanas e Letras
Programa: Licenciatura em Pedagogia
Citação: SILVA, Aline Cássia Rêgo. A educação como instrumento de transformação social no enfrentamento à violência contra as mulheres piauienses. 2024. 68f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Universidade Estadual do Piauí, Picos-PI, 2024.
Tipo de acesso: Acesso Embargado
URI: http://localhost:8080/tede/handle/tede/1036
Data de defesa: 2024
Aparece nas coleções:CIES - Licenciatura em Pedagogia (Professor Barros Araújo – PICOS)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.