Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://localhost:8080/tede/handle/tede/1096
Tipo do documento: Dissertação
Título: Desafios e possibilidades da utilização de recursos tecnológicos nas aulas de matemática no ensino médio: sequência didática com o site pro matemática
Título(s) alternativo(s): Challenges and possibilities of using technological resources in mathematics classes in high school: didactic sequence with the pro mathematics website
Autor: Oliveira, Eugênio Pereira 
Primeiro orientador: Rocha, Nata Firmino Santana
Primeiro coorientador: Dias, Francisco Vieira
Resumo: Este estudo visa apresentar um site que reúne materiais didáticos e disponibiliza três sequências didáticas já planejadas, integradas com ferramentas tecnológicas. Estas sequências, desenvolvidas a partir dos recursos do site, foram cuidadosamente planejadas e estão disponíveis neste trabalho para apoiar professores nas aulas de matemática no ensino médio. A proposta busca identificar e organizar recursos que incentivem o engajamento dos estudantes, auxiliando os docentes a despertar o interesse pela disciplina. Para tanto, foi realizada uma pesquisa bibliográfica, baseada em fontes acadêmicas e pedagógicas, com análise de autores renomados como Borba, Moran e Vygotsky, que discutem o uso de recursos inovadores no ensino de Matemática. A pesquisa utilizou uma abordagem qualitativa para explorar os potenciais benefícios das tecnologias digitais, como o ensino individualizado, a criação de aulas mais atrativas, a visualização de conceitos fundamentais e o estímulo ao protagonismo dos estudantes, com o professor atuante como mediador e planejador. Apesar dessas oportunidades, os desafios persistem, como a infraestrutura integrada nas escolas e a necessidade urgente de formação contínua dos professores. Além disso, o planejamento das atividades deve ser cuidadoso para evitar distrações, como redes sociais e jogos, que podem comprometer o foco dos alunos. As considerações deste estudo indicam que as tecnologias digitais têm um potencial significativo para transformar a prática pedagógica em Matemática, exemplificada pela criação do site Pro Matemática, que disponibiliza materiais didáticos e facilita o ensino de maneira interativa. Mesmo diante das dificuldades enfrentadas, a pesquisa evidenciou que a integração de tecnologias digitais pode enriquecer a educação matemática, tornando-a mais dinâmica e envolvente. Para a implementação eficaz dessas tecnologias, é fundamental investir em infraestrutura adequada e na capacitação dos educadores, respondendo também às demandas de alunos cada vez mais conectados.
Abstract: This study aims to present a website that compiles educational materials and makes available three pre-designed teaching sequences integrated with technological tools. These sequences, developed using the site’s resources, have been carefully planned and are available in this paper to support teachers in teaching mathematics at secondary school level. To achieve this, a bibliographic review was conducted, based on academic and pedagogical sources, with analysis of renowned authors such as Borba, Moran, and Vygotsky, who discuss the use of innovative resources in Mathematics education. The research employed a qualitative approach to explore the potential benefits of digital technologies, such as individualized learning, the creation of more engaging lessons, visualization of fundamental concepts, and encouraging student agency, with the teacher acting as a mediator and planner. Despite these opportunities, challenges remain, such as the need for integrated infrastructure in schools and the urgent necessity of ongoing teacher training. Additionally, careful planning of activities is essential to avoid distractions like social media and games, which can undermine student focus. This study’s findings suggest that digital technologies have significant potential to transform Mathematics teaching practices, exemplified by the creation of the Pro Matemática website, which provides educational materials and facilitates interactive teaching. Despite the challenges faced, the research demonstrated that integrating digital technologies can enrich Mathematics education, making it more dynamic and engaging. For the effective implementation of these technologies, it is essential to invest in adequate infrastructure and in teacher training, also meeting the demands of increasingly connected students.
Palavras-chave: Tecnologias Digitais
Ensino de Matemática
Sequência Didática
Pro Matemática
Área(s) do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Estadual do Piauí
Sigla da instituição: UESPI
Departamento: Centro de Ciencias da Natureza
Programa: Programa de Mestrado Profissional em Matemática
Citação: OLIVEIRA, Eugênio Pereira. Desafios e possibilidades da utilização de recursos tecnológicos nas aulas de matemática no ensino médio: sequência didática com o site pro matemática. 2024. 104f. Dissertação (Programa de Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional) - Universidade Estadual do Piauí, Teresina, 2024.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://localhost:8080/tede/handle/tede/1096
Data de defesa: 2024
Aparece nas coleções:Programa de Mestrado Profissional em Matemática

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação Completa.pdfDissertação Completa 6,55 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.