Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://sistemas2.uespi.br/handle/tede/1116
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorCastro, João Victor Soares Lustosa Vaz de-
dc.contributor.advisor1Rocha, Amanda Raquel da Silva-
dc.date.accessioned2025-01-10T18:16:48Z-
dc.date.issued2025-
dc.identifier.citationCASTRO, João Victor Soares Lustosa Vaz de. A contribuição da contabilidade para a gestão financeira pessoal dos alunos do CCSA – UESPI – campus Torquato Neto. 2025. 62 f. TCC ( Bacharelado em Ciências Contábeis) - Universidade Estadual do Piauí, Teresina, Piauí, 2025.por
dc.identifier.urihttp://localhost:8080/tede/handle/tede/1116-
dc.description.resumoO estudo da contabilidade destaca-se como um fator relevante para o desenvolvimento de competências sólidas em gestão financeira pessoal, capacitando os discentes a adotar uma abordagem mais estratégica na administração de seus recursos financeiros. A contabilidade fomenta habilidades analíticas e reflexivas, promovendo uma visão crítica sobre a gestão de recursos, o controle de despesas e a tomada de decisões financeiras informadas. Nesse contexto, o presente estudo tem como objetivo analisar de que forma a contabilidade contribui para o desenvolvimento de competências em gestão financeira pessoal entre os alunos do Centro de Ciências Sociais Aplicadas (CCSA) da Universidade Estadual do Piauí (UESPI), campus Torquato Neto. A metodologia adotada é descritiva, com abordagem quali-quantitativa, e baseia-se em procedimentos bibliográficos, utilizando livros, revistas e artigos relacionados ao tema. Além disso, a pesquisa foi participante e incluiu levantamento de dados por meio de questionário aplicado via Google Forms, respondido por 98 discentes. O instrumento permitiu traçar o perfil dos participantes, avaliar seu nível de conhecimento em finanças pessoais e identificar a influência do curso de Ciências Contábeis em suas decisões financeiras. Os resultados indicaram que a disciplina de Contabilidade exerce um impacto positivo na percepção dos estudantes quanto à gestão financeira pessoal, sendo reconhecida pela maioria dos participantes como uma contribuição relevante. No entanto, foi identificado um grupo de discentes com uma visão mais neutra sobre essa influência, apontando para a necessidade de estratégias adicionais para ampliar o engajamento e a aplicabilidade prática dos conhecimentos adquiridos.por
dc.description.abstractThe study of accounting stands out as a relevant factor for the development of robust competencies in personal financial management, enabling students to adopt a more strategic approach to managing their financial resources. Accounting fosters analytical and reflective skills, promoting a critical perspective on resource management, expense control, and informed financial decision-making. In this context, the present study aims to analyze how accounting contributes to the development of competencies in personal financial management among students of the Center for Applied Social Sciences (CCSA) at the State University of Piauí (UESPI), Torquato Neto campus. The methodology used is descriptive, with a qualitative-quantitative approach, and is based on bibliographic procedures, utilizing books, journals, and articles related to the subject. Additionally, the research was participatory and included a data collection process through a questionnaire applied via Google Forms, answered by 98 students. The instrument allowed for profiling the participants, assessing their level of knowledge in personal finance, and identifying the influence of the Accounting Sciences course on their financial decisions. The results indicated that the Accounting discipline has a positive impact on students' perceptions of personal financial management, with most participants recognizing its relevance. However, a group of students was identified with a more neutral view of this influence, highlighting the need for additional strategies to enhance engagement and the practical applicability of the knowledge acquired.por
dc.description.provenanceSubmitted by João Victor Soares Lustosa Vaz de Castro (joaovcastro@aluno.uespi.br) on 2025-01-10T18:05:14Z No. of bitstreams: 2 MONOGAFIA COMPLETA.pdf: 3009350 bytes, checksum: 77e88deb971c63f541612d5795a8c7cc (MD5) TERMO DE AUTORIZAÇÃO PARA PUBLICAÇÃO.pdf: 821631 bytes, checksum: bf5be2e9b4af3c7b4249786a9a05fb1c (MD5)eng
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Estagiario Biblioteca (repositorioinstitucional@uespi.br) on 2025-01-10T18:16:48Z (GMT) No. of bitstreams: 2 MONOGAFIA COMPLETA.pdf: 3009350 bytes, checksum: 77e88deb971c63f541612d5795a8c7cc (MD5) TERMO DE AUTORIZAÇÃO PARA PUBLICAÇÃO.pdf: 821631 bytes, checksum: bf5be2e9b4af3c7b4249786a9a05fb1c (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2025-01-10T18:16:48Z (GMT). No. of bitstreams: 2 MONOGAFIA COMPLETA.pdf: 3009350 bytes, checksum: 77e88deb971c63f541612d5795a8c7cc (MD5) TERMO DE AUTORIZAÇÃO PARA PUBLICAÇÃO.pdf: 821631 bytes, checksum: bf5be2e9b4af3c7b4249786a9a05fb1c (MD5) Previous issue date: 2025-01-08eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Estadual do Piauípor
dc.publisher.departmentCentro de Ciências Sociais Aplicadaspor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUESPIpor
dc.publisher.programBacharelado em Ciências Contábeispor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectAlunos do CCSApor
dc.subjectCompetências Financeiraspor
dc.subjectEducação Contábilpor
dc.subjectFormação Acadêmicapor
dc.subjectGestão Financeira Pessoalpor
dc.subject.cnpqADMINISTRACAO::CIENCIAS CONTABEISpor
dc.titleA contribuição da contabilidade para a gestão financeira pessoal dos alunos do CCSA – UESPI – campus Torquato Netopor
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopor
Aparece nas coleções:CCSA - Bacharelado em Ciências Contábeis (Poeta Torquato Neto – TERESINA)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Monografia completa2,94 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.