CCSA : [220] Visualizar estatísticas
Novos documentos depositados
Impacto da variedade na satisfação e fidelização de clientes: um estudo de caso na panificadora Marocas
Hodiernamente, é possível observar uma grande competitividade e rápidas mudanças no mercado varejista do ramo alimentício, onde as panificadoras enfrentam constantemente o desafio de atender às crescentes exigências e desejos dos consumidores. Este trabalho tem como objetivo analisar de que maneira a variedade de produtos influencia a satisfação e a fidelização dos clientes da Panificadora Marocas, localizada na zona sul da cidade de Teresina – PI. Considerando o cenário competitivo do setor ...
O impacto do MEI na geração de emprego e renda: um estudo de caso no município de Nossa Senhora de Nazaré
Esta pesquisa tem como objetivo analisar os efeitos da formalização por meio do regime de Microempreendedor Individual (MEI) na ampliação das oportunidades de trabalho e no incremento da renda, especialmente em municípios de pequeno porte, com ênfase na cidade de Nossa Senhora de Nazaré, no estado do Piauí. A análise busca compreender o papel socioeconômico desempenhado por esses empreendedores, destacando4 o avanço do modelo MEI e sua influência no fortalecimento das economias locais. O...
Empreendedorismo digital: o impacto das incubadoras e aceleradoras no sucesso das startups
O presente estudo aborda o empreendedorismo digital, com foco no papel das incubadoras e aceleradoras no desenvolvimento e sucesso de startups. Em um cenário de globalização e avanços tecnológicos, essas empresas emergentes se destacam pela inovação e capacidade de escalar modelos de negócio de forma ágil. No entanto, enfrentam desafios relacionados à escassez de recursos financeiros e estruturais, o que dificulta sua consolidação. Nesse contexto, incubadoras e aceleradoras surgem c...
Desafios da implantação da gestão da qualidade na cultura organizacional: uma análise dos impactos culturais e organizacionais na busca pela excelência em gestão da qualidade de uma indústria de colchões
O presente trabalho objetiva analisar os desafios enfrentados durante a implantação da norma ISO 9001 em uma indústria de colchões, bem como, mostrar alguns aspectos referentes à cultura organizacional. Ao analisar o crescimento econômico brasileiro, impulsionada pela globalização e a alta competitividade, a adoção de normas e processos estruturados dentro de organizações e indústrias tem se mostrado como uma das mais importantes forças impulsionadoras do avanço da Gestão da Qualidade. A pesq...
Como o uso do marketing digital pode alavancar o crescimento econômico de micro e pequeno empresas: um estudo de caso
Este trabalho discute as principais ferramentas usadas no marketing digital, como redes sociais e marketing de conteúdo, e sua aplicação prática em pequenos negócios. A pesquisa é de natureza qualitativa, com abordagem explicativa, baseada em revisão bibliográfica e estudo de caso. O estudo tem como objetivo analisar como o marketing digital pode contribuir para o crescimento sustentável de micro e pequenas empresas, considerando o cenário atual de alta competitividade e mudanças co...
Acessibilidade para surdos e pessoas com deficiencia auditiva no contexto da bilioteca universitária.
Este trabalho tem como tema a acessibilidade para surdos e pessoas com deficiência auditiva no contexto das bibliotecas universitárias. A acessibilidade é essencial para a garantia de igualdade entre os indivíduos. Nesse sentido, a luta das pessoas com deficiência por seus direitos é constante, e ao longo dos séculos vem obtendo conquistas, o que já resultou, em legislação nacional e internacional. Partindo deste tema, temos o seguinte questionamento, o que a biblioteca universitária ofe...
Transformação digital em perspectiva comparada: uma análise entre o DESI (União Europeia) e a E-Digital (Brasil)
A transformação digital tem se consolidado como um dos principais vetores de desenvolvimento econômico e social na atualidade. Neste contexto, a pesquisa realiza uma análise comparativa entre o Digital Economy and Society Index (DESI), promovido pela União Europeia, e a Estratégia Brasileira para a Transformação Digital (E-Digital), com o objetivo de identificar alinhamentos, discrepâncias e oportunidades de aprimoramento das políticas públicas brasileiras. A metodologia adotada é de natureza...
Liderança organizacional no Brasil (2000–2025): perspectivas teóricas e desafios contemporâneos
A liderança organizacional tem passado por ressignificações impulsionadas por transformações sociais, econômicas e tecnológicas. Diante disso, a problemática deste estudo foi: como a produção acadêmica brasileira tem refletido as mudanças nas concepções e práticas de liderança organizacional entre 2000 e 2025? O objetivo foi compreender essas mudanças, identificando tendências, enfoques e transições temáticas. Para isso, realizou-se uma revisão bibliográfica qualitativa com base em publi...
Work-Life balance: o papel da jornada de trabalho na satisfação profissional e pessoal
No mundo atual, vem-se buscando o equilíbrio entre a vida pessoal e profissional, também conhecido como work-life balance, que se baseia nos conceitos do campo da gestão de pessoas. Onde se refere à capacidade de conciliar as responsabilidades pessoais do indivíduo com as demandas da carreira profissional, promovendo o bem-estar e a satisfação. A jornada de trabalho é fundamental nesse equilíbrio, pois a carga horária, a flexibilidade, a satisfação e a qualidade de vida estão diretamente cone...
Educação financeira e práticas econômicas: um estudo com alunos de administração de uma universidade pública
O presente estudo tem como finalidade o nível de educação financeira dos graduandos e analisar sua influência no manejo das finanças pessoais.. O objetivo é identificar os benefícios percebidos do planejamento financeiro pessoal, os produtos financeiros mais utilizados por esses estudantes e investigar a correlação entre a prática do planejamento financeiro e o uso efetivo desses produtos.. A relevância desta pesquisa fundamenta-se na importância crescente da educação financeira como ferramen...
A aplicação da inteligência artificial no combate a fraudes financeiras: benefícios, desafios e impactos em uma empresa do setor de marketing de experiência
Este trabalho investiga a aplicação da inteligência artificial (IA) no combate a fraudes financeiras, analisando seus benefícios, desafios e impactos em uma empresa do setor de marketing de experiência. A pesquisa parte do problema: como a IA pode ser aplicada para aumentar a segurança dos processos financeiros corporativos? O objetivo geral consiste em analisar como ferramentas inteligentes podem prevenir e detectar fraudes, fortalecendo os controles internos. A metodologia adotada foi um es...
O papel dos sistemas ERP na gestão de estoques em distribuidoras farmacêuticas
Este artigo investigou o papel crucial dos sistemas ERP na gestão de estoques e na cadeia de suprimentos, com foco no setor farmacêutico brasileiro, que possui potencial de crescimento, mas enfrenta desafios logísticos. O problema de pesquisa buscou compreender o impacto das mudanças na gestão de suprimentos em atacadistas e como sistemas de controle de estoque auxiliam na reposição de produtos. O objetivo geral foi analisar o uso de sistemas informatizados na reposição de estoque em distribu...
Geração Z e o mercado de trabalho: desafios, motivações e estratégias de retenção
A Geração Z tem se destacado por apresentar expectativas distintas em relação ao trabalho, desafiando modelos organizacionais tradicionais. Este estudo teve como objetivo analisar como os desafios do mercado e os fatores motivacionais influenciam a decisão desses jovens de permanecer ou deixar as empresas. Trata-se de uma pesquisa exploratória e descritiva, com abordagem quali-quanti, aplicada a 63 estudantes de Administração da UESPI – Campus Poeta Torquato Neto (2º ao 8º período), com ...
Adoção de inteligência artificial na gestão de pequenos negócios em Teresina
A Inteligência Artificial (IA) tem desempenhado um papel cada vez mais relevante no ambiente empresarial, impactando diretamente a forma como as organizações operam, especialmente diante da crescente digitalização dos processos. O presente estudo busca identificar de que forma a Inteligência Artificial tem sido usada na gestão de pequenos negócios de Teresina. A pesquisa possui abordagem descritiva, com caráter aplicado, e utilizou como instrumento de coleta um questionário estruturado, ...
Uma revisão sistemática da adoção de práticas ESG para um maior retorno financeiro na atração de investidores
O presente estudo tem como objetivo principal, investigar a importância da ESG na adoção de práticas que geram maior retorno financeiro na atração de mais investidores mediante estudos encontrados na literatura nacional. A metodologia empregada para a execução da pesquisa tem como método a revisão de literatura sistemática. Através dos estudos constatou-se que a adesão ao ESG favorece a confiabilidade e gera valor às marcas, fortalecendo a sua reputação perante os stakeholders. Os investidore...
Análise da incorporação do ODS 12 em empresas de cosméticos: um estudo multicaso.
A responsabilidade socioambiental tem incentivado empresas a reformularem seus processos produtivos, tornando-os mais sustentáveis, especialmente no setor de cosméticos, cuja atuação impacta diretamente o uso de recursos naturais e descarte de resíduos altamente poluentes. Este trabalho tem por objetivo analisar como duas empresas de cosméticos incorporam o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 12 em suas estratégias de negócio. A pesquisa é descritiva, de abordagem qualitativa, b...
Análise do comportamento do consumidor: um estudo sobre reclamações no site reclame aqui no segmento de moda e acessórios
As empresas sempre buscam a melhor posição dentro do mercado, ultrapassando seus concorrentes, aprimorando negócios e focando em todas as oportunidades de melhorias e evolução. O comércio eletrônico apresenta um crescimento acelerado, tornando-se uma grande vantagem competitiva para as empresas, com a praticidade de vender online. Nesta ferramenta existem vantagens e desvantagens às empresas e aos consumidores, como a segurança na hora da compra. Com isso, o presente estudo aponta os principa...
O planejamento estratégico nas campanhas sazonais de marketing em shopping centers
Este trabalho tem como objetivo analisar a influência do planejamento estratégico nas campanhas sazonais de marketing em shopping centers, com base em um estudo de caso no Shopping Rio Poty. Em um ambiente comercial altamente competitivo, destaca-se o investimento em promoções e publicidades alinhadas a datas comemorativas, como Páscoa, Dia das Mães, Natal e Black Friday. A pesquisa adota uma abordagem qualitativa, utilizando análise documental e entrevistas com profissionais responsáveis pel...
Lean manufacturig e pequenas empresas: limitações e desafios à implemetação
O Lean Manufacturing tem se consolidado como um importante aliado das organizações na busca por eficiência operacional e melhoria contínua. No entanto, sua aplicação em pequenas empresas apresenta desafios significativos. Partindo do seguinte questionamento: Quais são os principais desafios enfrentados por pequenas empresas na implementação do Lean Manufacturing, segundo a literatura? Este estudo tem como objetivo analisar os principais obstáculos enfrentados por essas organizações durante a ...
Análise do impacto do lean manufacturing na redução de desperdício na linha de produção
O Lean Manufacturing se fortaleceu como um dos método mais produtivo no setor de manufatura, por sua capacidade de otimizar processos produtivos e eliminação desperdícios, por não haver um padrão universal em sua implementação criam-se desafios específicos em diferentes organizações. Essa pesquisa buscou aprofundar a análise de como a aplicação das práticas e ferramentas do Lean Manufacturing impacta a produtividade, a redução de desperdícios e a melhoria contínua dos processos em empresas de...