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Tipo do documento: Monografia
Título: Educação de crianças e sensibilidade no olhar de Rubem Alves
Autor: Moura, Andressa Fernanda de Carvalho
Primeiro orientador: Mendes, Napoleão Marcos de Moura
Resumo: O presente trabalho apresenta a contribuição de Rubem Alves sobre a educação na infância e a sensibilidade necessária para a realização dessa tarefa. Enfatiza a visão de Rubem Alves compreendendo criança como um ser que deve ser incentivado a explorar, imaginar e perceber o mundo de forma ampla. Ele defendia que o aprendizado deve ir além da transmissão de conceitos, valorizando o encantamento, a liberdade e a criatividade no processo educacional. Além disso, é mencionada a convivência do autor com Paulo Freire, destacando os pontos em que ambos concordavam, como o papel libertador da educação, e as diferenças nas abordagens, sendo a de Rubem Alves mais poética e metafórica. Desse modo, o objetivo geral consistiu em analisar a abordagem de Rubem Alves sobre a sensibilidade no processo de educação da criança. De forma específica, pretendeu-se: refletir sobre a educação de crianças na atualidade considerando os contextos familiar e escolar; apresentar aspectos fundamentais da vida e das obras de Rubem Alves; analisar a forma como Rubem Alves desenvolve em suas obras as múltiplas articulações entre sensibilidade e educação infantil. Para a construção desta pesquisa foi utilizada a metodologia de revisão bibliográfica, processo sistemático e crítico que visa identificar, avaliar e sintetizar as pesquisas existentes sobre o tema já mencionado. As contribuições teóricas de autores como Ariés (2014) e Brostolin e Machado (2022), dentre outros, foram fundamentais. O trabalho enfatiza a visão de Rubem Alves compreendendo criança não como um ser que deve ser incentivado a explorar, imaginar e perceber o mundo de forma ampla. Ele defendia que o aprendizado deve ir além da transmissão de conceitos, valorizando o encantamento, a liberdade e a criatividade no processo educacional. Além disso, é mencionada a convivência do autor com Paulo Freire, destacando os pontos em que ambos concordavam, como o papel libertador da educação, e as diferenças nas abordagens, sendo a de Rubem Alves mais poética e metafórica. Na sua reflexão sobre a educação, mostra a necessidade de repensar práticas educativas tradicionais que restringem a imaginação e o potencial humano das crianças. A pesquisa também propõe temas relevantes para futuras investigações, como O papel da imaginação infantil na aprendizagem e no desenvolvimento criativo; Como usar a literatura infantil como ferramenta educacional sensível; A importância da educação emocional na primeira infância; Como preparar os professores para atender as necessidades educacionais das crianças; Assim, este estudo reforça a relevância do pensamento de Rubem Alves na construção de uma educação mais humana, sensível e transformadora, que valorize a infância como um período de descobertas e possibilidades, contribuindo para uma sociedade mais justa e feliz.
Abstract: This paper presents Rubem Alves's contributions to childhood education and the sensitivity required to carry out this task. It emphasizes Rubem Alves's view of the child as a being who should be encouraged to explore, imagine, and perceive the world in a broad manner. He argued that learning should go beyond the transmission of concepts, valuing enchantment, freedom, and creativity in the educational process. Furthermore, the author’s relationship with Paulo Freire is mentioned, highlighting the points on which both agreed, such as the liberating role of education, as well as their differences in approaches, with Rubem Alves's being more poetic and metaphorical. Thus, the general objective was to analyze Rubem Alves's approach to sensitivity in the process of educating children. Specifically, it aimed to: reflect on the education of children today, considering the family and school contexts; present fundamental aspects of Rubem Alves's life and works; and analyze how Rubem Alves develops in his works the multiple articulations between sensitivity and early childhood education. The methodology used for this research was a bibliographic review, which is a systematic and critical process aimed at identifying, evaluating, and synthesizing existing research on the aforementioned theme. The theoretical contributions of authors such as Ariés (2014) and Brostolin and Machado (2022), among others, were fundamental. The work emphasizes Rubem Alves's view of the child as a being who should be encouraged to explore, imagine, and perceive the world broadly. He defended that learning should go beyond the transmission of concepts, valuing enchantment, freedom, and creativity in the educational process. Additionally, the author's relationship with Paulo Freire is mentioned, highlighting the points on which both agreed, such as the liberating role of education, and their differences in approaches, with Rubem Alves's being more poetic and metaphorical. In his reflection on education, he shows the need to rethink traditional educational practices that restrict the imagination and human potential of children. The research also proposes relevant themes for future investigations, such as the role of children's imagination in learning and creative development; how to use children's literature as a sensitive educational tool; the importance of emotional education in early childhood; and how to prepare teachers to meet the educational needs of children. Thus, this study reinforces the relevance of Rubem Alves's thought in constructing a more humane, sensitive, and transformative education that values childhood as a period of discoveries and possibilities, contributing to a fairer and happier society.
Palavras-chave: Educação Sensível
Infância
Rubem Alves
Área(s) do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Estadual do Piauí
Sigla da instituição: UESPI
Departamento: Centro de Ensino - Campus do Interior
Programa: Licenciatura em Pedagogia
Citação: MOURA, Andressa Fernanda de Carvalho. Educação de crianças e sensibilidade no olhar de Rubem Alves. 2024. 44 f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) – Universidade Estadual do Piauí, Picos, 2024.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://localhost:8080/tede/handle/tede/1127
Data de defesa: 2024
Aparece nas coleções:CIES - Licenciatura em Pedagogia (Professor Barros Araújo – PICOS)

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