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Tipo do documento: Artigo
Título: Fanfics: uma proposta de intervenção para trabalhar a oralidade e letramento no ensino de língua portuguesa
Título(s) alternativo(s): Fanfics: an intervention proposal to work on orality and literacy in portuguese language teaching
Autor: Costa, Samira de Cássia da
Primeiro orientador: Silva, Lilia Brito da
Primeiro membro da banca: Martins, Emanoel
Segundo membro da banca: Carvalho, Eliana
Resumo: A oralidade é uma prática social interativa que se encaixa nas diferentes situações presentes no nosso cotidiano, desde situações formais às informais. Ao adentrar no estudo da oralidade, entende-se que ela deve ser priorizada tanto quanto a escrita, pois a oralidade permite que o aluno compreenda as variações da língua e seus processos e aplicações. Além da oralidade, o letramento é um processo de aprendizagem social e histórica da leitura e da escrita, envolve diversos graus de domínio e aborda todos os níveis de conhecimento da fala, da escrita e suas manifestações e, a partir disso, surge novas práticas de comunicação, sejam orais ou verbais. Por isso, este trabalho tem como objetivo apresentar o gênero fanfics como uma proposta para o professor trabalhar oralidade e letramento na sala de aula. No ensino de língua portuguesa, a utilização de gêneros textuais já utilizados pelos jovens, como as fanfics, torna o processo de aprendizagem muito mais proveitoso e eficiente, extraindo a imaginação e criatividade dos alunos. Diante disso, o presente trabalho busca analisar como o gênero fanfic pode contribuir com o ensino de oralidade e letramento na aula de língua portuguesa. O trabalho foi realizado através de uma pesquisa bibliográfica, observando como a oralidade e o letramento é abordado no livro didático, e a apresentação de uma sequência didática como estratégia que pode ser aplicada pelo professor na sala de aula, de forma que possa desenvolver os principais aspectos da oralidade e letramento dentro do gênero fanfic. Dessa forma, é possível aproximar os alunos e a língua portuguesa, tornando o aprendizado mais efetivo e didático. Ensinar a Língua Portuguesa requer conhecimento e uma boa estratégia de ensino. Portanto, mostrar para o aluno outras formas de aprender a oralidade e o letramento e torna-lo protagonista desse processo de aprendizagem estimula a sua capacidade de pensar, criar, produzir e compartilhar seus saberes adquiridos dentro e fora da sala de aula. Cada estudante carrega consigo uma bagagem cultural que pode ser transmitida no ambiente escolar e utilizar a língua como meio para isso é fundamental.
Abstract: Orality is an interactive social practice that fits into different situations present in our daily lives, from formal to informal situations. When delving into the study of oral communication, it is understood that it should be prioritized as much as writing, because oral communication allows the student to understand the variations of the language and its processes and applications. In addition to oral communication, literacy is a process of social and historical learning of reading and writing, involving different degrees of mastery and covering all levels of knowledge of speech, writing and their manifestations, and from this, new communication practices emerge, whether oral or verbal. Therefore, this work aims to present the fanfic genre as a proposal for teachers to work on oral communication and literacy in the classroom. In teaching Portuguese, the use of textual genres already used by young people, such as fanfics, makes the learning process much more profitable and efficient, drawing out the imagination and creativity of students. In view of this, this study seeks to analyze how the fanfic genre can contribute to the teaching of oral skills and literacy in Portuguese language classes. The study was carried out through bibliographical research, observing how oral skills and literacy are addressed in textbooks, and the presentation of a teaching sequence as a strategy that can be applied by teachers in the classroom, so that they can develop the main aspects of oral skills and literacy within the fanfic genre. In this way, it is possible to bring students closer to the Portuguese language, making learning more effective and didactic. Teaching Portuguese requires knowledge and a good teaching strategy. Therefore, showing students other ways to learn oral skills and literacy and making them the protagonists of this learning process stimulates their ability to think, create, produce and share their acquired knowledge inside and outside the classroom. Each student carries with them a cultural background that can be transmitted in the school environment and using language as a means for this is essential.
Palavras-chave: Lingua Portuguesa
Oralidade
Letramento
Fanfic
Portuguese Language
Orality
Literacy
Área(s) do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Estadual do Piauí
Sigla da instituição: UESPI
Departamento: Centro de Ciencias Humanas e Letras
Programa: Licenciatura em Letras Português
Citação: COSTA, Samira de Cássia da. Fanfics: uma proposta de intervenção para trabalhar a oralidade e letramento no ensino de língua portuguesa. 2024. 19 f. Artigo ( Licenciatura em Letras Português) - Universidade Estadual do Piauí, Picos, 2024 .
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://localhost:8080/tede/handle/tede/1131
Data de defesa: 18-Dez-2024
Aparece nas coleções:CCHL - Licenciatura em Letras Português (Poeta Torquato Neto – TERESINA)

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