Compartilhamento |
![]() ![]() |
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://localhost:8080/tede/handle/tede/1147
Tipo do documento: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | A representação da branquitude em The Bell Jar (2005 [1963]): uma análise acerca dos privilégios brancos de Esther Greenwood |
Título(s) alternativo(s): | The representation of whiteness in The Bell Jar (2005 [1963]): An analysis of Esther Greenwood's white privileges |
Autor: | Franco, Quezia Luana Rodrigues ![]() |
Primeiro orientador: | Silva, Ruan Nunes |
Primeiro membro da banca: | Cunha, Renata Cristina da |
Segundo membro da banca: | Oliveira, Leonardo Davi Gomes de Castro |
Terceiro membro da banca: | Silva, Ruan Nunes |
Resumo: | A branquitude representa uma categoria racial criada em benefício de um determinado grupo de pessoas. Ela é a principal catalisadora de desigualdades raciais e tem sido analisada sob as lentes críticas da critical whiteness studies (ou estudos críticos da branquitude, em português). Este campo de pesquisa torna possível entender de que forma a construção social que se tem de raça tem afetado nossa sociedade e permite observar como ela é representada na prática cultural desta pesquisa: The Bell Jar, um romance estadunidense que se passa na década de 1950 e foi escrito pela autora Sylvia Plath. A obra possibilita vislumbrar como as problemáticas de raça daquele período se traduzem na vida da personagem Esther Greenwood, protagonista do romance. Diante disso, esta pesquisa visa responder à seguinte questão norteadora: De que formas Esther Greenwood usufrui e sofre frente aos seus privilégios brancos na obra literária The Bell Jar (2005 [1963]), à luz dos estudos críticos da branquitude? A fim de responder a essa pergunta, foi formulado o seguinte objetivo geral: Investigar de que formas Esther Greenwood usufrui e sofre frente aos seus privilégios brancos na obra literária The Bell Jar (2005 [1963]), à luz dos estudos críticos da branquitude. Para alcançar esse objetivo geral, foram estabelecidos os seguintes objetivos específicos: Discutir os pressupostos teóricos dos estudos críticos da branquitude, com ênfase na ideia de privilégios brancos, e relacionar as formas de pensar, sentir e agir da protagonista, baseadas em seus privilégios brancos, nas suas relações intra- e interpessoais. Para atingir esses objetivos, foi realizada uma investigação de caráter bibliográfico, com abordagem qualitativa de natureza exploratória, seguida de cunho interpretativista, fundamentada em autores como Kabengele Munanga (2019), Haney López (1994), Richard Delgado e Jean Stefancic (2001) e Steve Garner (2007). Em síntese, os resultados desta pesquisa revelam que, apesar de se beneficiar de seu privilégio branco, adentrando em espaços dominados pela branquitude e alavancando seu status social, Esther, enquanto jovem pobre e filha de imigrantes nos Estados Unidos, não é plenamente parte do sistema. Isso gera uma série de crises existenciais na personagem. Infelizmente, Esther não entra em embate com o sistema, mas o reproduz, tornando-se uma perpetuadora dos ideais brancocêntricos de sua época, cometendo microagressões e macroagressões contra grupos racializados. |
Abstract: | Whiteness represents a racial category created for the benefit of a certain group of people. It is the main catalyst for racial inequalities and has been analyzed through the critical lens of Critical Whiteness Studies. This research field makes it possible to understand how the social construction of race has affected our society and allows us to observe how it is represented in the present cultural practice analyzed: The Bell Jar, an American novel set in the 1950s and written by the author Sylvia Plath. The story provides a glimpse into how the racial issues of that period are translated into Esther Greenwood’s life, the novel’s protagonist. In view of this, this research aims to answer the following guiding question: What are the ways in which Esther Greenwood enjoys and suffers from her white privileges in the literary work The Bell Jar (2005 [1963]), from the standpoint of critical whiteness studies? To answer this question, the following general objective was formulated: To investigate the ways in which Esther Greenwood enjoys and suffers from her white privilege in the literary work The Bell Jar (2005 [1963]), from the standpoint of critical whiteness studies. To achieve this general objective, the following specific objectives were established: To discuss the theoretical grounds of critical whiteness studies, with an emphasis on the notion of white privilege, and to relate the ways in which the protagonist thinks, feels, and acts based on white privilege in her intra- and interpersonal relationships. For the purpose of achieving these objectives, a bibliographical investigation was carried out, with a qualitative approach of an exploratory nature, followed by an interpretivist perspective, based on authors such as Kabengele Munanga (2019), Haney López (1994), Richard Delgado and Jean Stefancic (2001), and Steve Garner (2007). In summary, the results of this research reveal that, despite benefiting from her white privilege, entering spaces dominated by whiteness, and leveraging her social status, Esther, as a poor young woman and immigrant daughter in the United States, It is not fully part of the system. This creates a series of existential crises for the character. Unfortunately, Esther does not confront the system; in fact, she reproduces it, becoming a perpetuator of the whitecentric ideals of her time, committing microaggressions and macroaggressions against racialized groups. |
Palavras-chave: | Estudos Críticos da Branquitude Privilégios Brancos The Bell Jar Raça Análise Literária Critical Whiteness Studies A Redoma de Vidro |
Área(s) do CNPq: | CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO LETRAS::TEORIA LITERARIA LETRAS::LITERATURAS ESTRANGEIRAS MODERNAS |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Estadual do Piauí |
Sigla da instituição: | UESPI |
Departamento: | Centro de Ensino - Campus do Interior |
Programa: | Licenciatura em Letras Inglês |
Citação: | FRANCO, Quezia Luana Rodrigues. A representação da branquitude em The Bell Jar (2005 [1963]): uma análise acerca dos privilégios brancos de Esther Greenwood. 2024. 50f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras Inglês) - Universidade Estadual do Piauí, Parnaíba, PI, 2024. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://localhost:8080/tede/handle/tede/1147 |
Data de defesa: | 2024 |
Aparece nas coleções: | CIES - Licenciatura em Letras Inglês (Professor Alexandre Alves – PARNAÍBA) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Monografia Completa.pdf | 920,18 kB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.