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https://sistemas2.uespi.br/handle/tede/1151| Tipo do documento: | Monografia |
| Título: | Recomendações para entrevista forense em crianças com transtorno do desenvolvimento intelectual: uma revisão de literatura |
| Autor: | Silva, Ana Clara Rodrigues da ![]() |
| Primeiro orientador: | Guimarães, Lucas Dannilo Aragão |
| Primeiro membro da banca: | Lemos, Ana Valéria Lopes |
| Segundo membro da banca: | Alves Júnior, Reginaldo Torres |
| Resumo: | O Transtorno do Desenvolvimento Intelectual (TDI) é caracterizado por limitações no funcionamento intelectual e no comportamento adaptativo, impactando habilidades como raciocínio, comunicação e independência. Este trabalho tem como objetivo analisar estratégias de entrevistas forenses aplicadas a crianças com TDI. Os resultados mostram que técnicas advindas da Entrevista Cognitiva são eficazes, proporcionando relatos mais detalhados e precisos. Destaca-se a importância de criar um ambiente acolhedor, usar recursos visuais e adaptar a linguagem conforme as necessidades da criança. A qualificação profissional é essencial para evitar revitimização e assegurar a ética no processo. Observa-se importância de práticas adaptadas e da colaboração multidisciplinar para atender às especificidades das crianças com TDI, garantindo justiça e proteção adequadas a esse público vulnerável. |
| Abstract: | Intellectual Development Disorder (IDD) is characterized by limitations in intellectual functioning and adaptive behavior, impacting skills such as reasoning, communication, and independence. This study aims to analyze forensic interview strategies applied to children with IDD. The results show that techniques derived from the Cognitive Interview are effective, providing more detailed and accurate reports. The importance of creating a welcoming environment, using visual resources, and adapting language according to the child's needs is highlighted. Professional qualification is essential to avoid revictimization and ensure ethics in the process. The importance of adapted practices and multidisciplinary collaboration is observed to meet the specificities of children with IDD, ensuring adequate justice and protection for this vulnerable population. |
| Palavras-chave: | Entrevista Forense Transtorno do Desenvolvimento Intelectual Crianças |
| Área(s) do CNPq: | FUNDAMENTOS E MEDIDAS DA PSICOLOGIA::METODOLOGIA, INSTRUMENTACAO E EQUIPAMENTO EM PSICOLOGIA |
| Idioma: | por |
| País: | Brasil |
| Instituição: | Universidade Estadual do Piauí |
| Sigla da instituição: | UESPI |
| Departamento: | Centro de Ciencias da Saude |
| Programa: | Bacharelado em Psicologia |
| Citação: | SILVA, Ana Clara Rodrigues da. Recomendações para entrevista forense em crianças com transtorno do desenvolvimento intelectual : uma revisão de literatura. 2025. 42 f. Monografia (Bacharelado em Psicologia) - Universidade Estadual do Piauí, Teresina-PI . |
| Tipo de acesso: | Acesso Embargado |
| URI: | http://localhost:8080/tede/handle/tede/1151 |
| Data de defesa: | 2025 |
| Aparece nas coleções: | CCS - Bacharelado em Psicologia (Poeta Torquato Neto – TERESINA) |
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| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato |
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