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https://sistemas2.uespi.br/handle/tede/1156| Tipo do documento: | Trabalho de Conclusão de Curso |
| Título: | Isolamento social, estresse e memória: os impactos da pandemia de covid-19 no cérebro adulto |
| Autor: | Sousa, Lívia Holanda de |
| Primeiro orientador: | Holanda, Lêda Maria de Carvalho Ribeiro |
| Resumo: | O isolamento social foi utilizado como medida de segurança com o intuito de reduzir a contaminação pelo vírus SARS-CoV-2, conhecido também como Covid-19. O ato de isolar-se do convívio social e todo cenário de incertezas da pandemia, acarretou um fenômeno denominado “cérebro pandêmico”, que consiste em déficits cognitivos como dificuldades no processamento de informações, concentração e na utilização da memória de trabalho.As memórias de curta duração, também denominadas memória de trabalho, perduram minutos ou horas (p. ex. o que fizemos na última hora) e seu funcionamento depende de alguns fatores, tanto para a execução em si como para a consolidação de memória de curto para longo prazo, entretanto o funcionamento da mesma pode sofrer intercorrências como por exemplo, a presença do estresse. O estresse, que leva ao aumento de cortisol no organismo, afeta o cérebro de forma integral, tanto nas áreas do córtex pré-frontal como hipocampo e amígdala e pode acarretar déficits no funcionamento cerebral e na cognição. O presente trabalho tem o objetivo de relacionar os efeitos do estresse, decorrente do isolamento social e do contexto pandêmico, com a memória de adultos. Foi realizada uma pesquisa de campo, com a utilização de entrevista e questionário e a participação de 20 adultos de ambos os sexos (entre 20 e 40 anos), que durante a pandemia cumpriram com a medida protetiva de isolar-se do convívio social. Já com relação a análise dos dados foi feita uma sistematização das respostas dos participantes e categorizadas em quadros e tabelas. Na amostra analisada nesta pesquisa, foi possível observar uma correlação entre os indivíduos que relataram um alto nível de estresse e um funcionamento deficitário na memória de trabalho durante e após o cenário de isolamento social e pandemia. |
| Abstract: | Social isolation was used as a safety measure to reduce contamination by the SARS-CoV-2 virus, also known as Covid-19. The act of isolating oneself from social life and all the uncertainties of the pandemic led to a phenomenon called “pandemic brain”, which consists of cognitive deficits such as difficulties in processing information, concentrating and using work memory. Short-term memories, also known as working memory, last for minutes or hours (e.g. what we did in the last hour) and their functioning depends on a number of factors, both for the execution itself and for the consolidation of short-term to long-term memory. The aim of this study is to relate the effects of stress, resulting from social isolation and the pandemic context, to the memory of adults. A field study will be carried out, using interviews and a questionnaire and the participation of 20 adults of both sexes (between 20 and 40 years old), who during the pandemic have complied with the protective measure of isolating themselves from social life. Data analysis will be carried out by systematizing the participants' responses and categorizing them in tables and charts. In the sample analyzed in this research, it was possible to observe a correlation between individuals reporting a high level of stress and poor working memory functioning during and after the scenario of social isolation and pandemic. |
| Palavras-chave: | Memória de Trabalho Estresse Isolamento Social Pandemia Covid-19 Cérebro Adultos |
| Área(s) do CNPq: | PSICOLOGIA::PSICOLOGIA COGNITIVA |
| Idioma: | por |
| País: | Brasil |
| Instituição: | Universidade Estadual do Piauí |
| Sigla da instituição: | UESPI |
| Departamento: | Centro de Ciencias da Saude |
| Programa: | Bacharelado em Psicologia |
| Citação: | SOUSA, Lívia Holanda de. Isolamento social, estresse e memória: os impactos da pandemia de covid-19 no cérebro adulto. 2024. 35 f. Monografia (Bacharelado em Psicologia) - Universidade Estadual do Piauí, Teresina, 2024. |
| Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
| URI: | http://localhost:8080/tede/handle/tede/1156 |
| Data de defesa: | 2024 |
| Aparece nas coleções: | CCS - Bacharelado em Psicologia (Poeta Torquato Neto – TERESINA) |
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| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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