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Campo DCValorIdioma
dc.creatorNunes, Alex de Sousa-
dc.contributor.advisor1Mendes, Napoleão Marcos de Moura-
dc.date.accessioned2025-01-15T14:27:36Z-
dc.date.issued2024-
dc.identifier.citationNUNES, Alex de Sousa. Emprego didático dos animes na abordagem de questões ambientais nas séries iniciais do ensino fundamental. 2024. 46f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Universidade Estadual do Piauí, Picos-Pi.por
dc.identifier.urihttp://localhost:8080/tede/handle/tede/1158-
dc.description.resumoEsse trabalho aborda o emprego didático dos animes no tratamento de questões ambientais nas séries iniciais do ensino fundamental. O objetivo geral desta pesquisa é analisar de forma objetiva como os animes podem ser utilizados para trabalhar questões ambientais em sala de aula, tornando assim o conteúdo mais fácil e cativante de se compreender. Para que isso fosse possível, foram feitos levantamentos bibliográficos que contribuíram significativamente para o aprofundamento do tema, e propuseram uma compreensão relevante a respeito do estudo. Desse modo, para ajudar a entender esse aspecto foram considerados autores relevantes como Veiga (1994), Siqueira (2006), Libâneo (1999), Carvalho (2006), Freitas (1995), dentre outros. Além da abordagem bibliográfica, foram feitas análises de obras fílmicas do Studio Ghibli que corroboram para afirmar o emprego didático destes conteúdos no processo de ensino. Sendo assim, foi possível afirmar que os animes em sua estrutura narrativa, são capazes de abordar inúmeros conteúdos que estão presentes dentro do currículo, constituindo-se como importantes instrumentos de ensino para os professores.por
dc.description.abstractThis work addresses the didactic use of anime in the treatment of environmental issues in elementary school. The general objective of this research is to objectively analyze how anime can be used to work on environmental issues in the classroom, thus making the content easier and more captivating to understand. To make this possible, bibliographical surveys were carried out that contributed significantly to the deepening of the topic, and proposed a relevant understanding regarding the study. Therefore, to help understand this aspect, relevant authors such as Veiga (1994), Siqueira (2006), Libâneo (1999), Carvalho (2006), Freitas (1995), among others, were considered. In addition to the bibliographical approach, analyzes of Studio Ghibli's film works were carried out, which confirm the didactic use of these contents in the teaching process. Therefore, it was possible to affirm that animes, in their narrative structure, are capable of addressing numerous contents that are present within the curriculum, constituting important teaching instruments for teachers.por
dc.description.provenanceSubmitted by Alex Nunes (alexnunes@aluno.uespi.br) on 2025-01-14T22:18:31Z No. of bitstreams: 2 Alex _ TCC.docx (2).pdf: 1484429 bytes, checksum: ca1d876446e419601e246529683a7fc9 (MD5) Termo-de-Autorizacao-repositorio-UESPI-1.pdf: 106763 bytes, checksum: 3bc25e29a529e6c7cf84be4808718eaf (MD5)eng
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Estagiario Biblioteca (repositorioinstitucional@uespi.br) on 2025-01-15T14:27:36Z (GMT) No. of bitstreams: 2 Alex _ TCC.docx (2).pdf: 1484429 bytes, checksum: ca1d876446e419601e246529683a7fc9 (MD5) Termo-de-Autorizacao-repositorio-UESPI-1.pdf: 106763 bytes, checksum: 3bc25e29a529e6c7cf84be4808718eaf (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2025-01-15T14:27:36Z (GMT). No. of bitstreams: 2 Alex _ TCC.docx (2).pdf: 1484429 bytes, checksum: ca1d876446e419601e246529683a7fc9 (MD5) Termo-de-Autorizacao-repositorio-UESPI-1.pdf: 106763 bytes, checksum: 3bc25e29a529e6c7cf84be4808718eaf (MD5) Previous issue date: 2024-12-09eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Estadual do Piauípor
dc.publisher.departmentCentro de Ensino - Campus do Interiorpor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUESPIpor
dc.publisher.programLicenciatura em Pedagogiapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectAnimepor
dc.subjectDidáticapor
dc.subjectEnsino Fundamentalpor
dc.subjectMeio Ambientepor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.titleEmprego didatico dos animes na abordagem de questões ambientais nos iniciais do ensino fundamentalpor
dc.typeMonografiapor
Aparece nas coleções:CIES - Licenciatura em Pedagogia (Professor Barros Araújo – PICOS)

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