Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://localhost:8080/tede/handle/tede/1164
Tipo do documento: Monografia
Título: A morte da diferença não assimilada: uma análise das personagens antitéticas Esther Greenwood e Joan Gilling, de The Bell Jar, de Sylvia Plath (1971[1963]), à luz dos estudos queer.
Título(s) alternativo(s): A morte da diferença não assimilada: uma análise das personagens antitéticas Esther Greenwood e Joan Gilling, de The Bell Jar, de Sylvia Plath (1971[1963]), à luz dos estudos queer.
The death of unassimilated difference: an analysis of the antithetical characters Esther Greenwood and Joan Gilling from Sylvia Plath's The Bell Jar (1971[1963]) in the light of queer studies
Autor: Gomes, Bianca Bandeira
Primeiro orientador: Cunha, Renata Cristina da
Resumo: Considerando que somos seres sociais e, por tabela, sensíveis a influência de outros, somos vulneráveis a regimes sociais e políticos que organizam e moldam as nossas formas de pensar, sentir e agir. Nesse sentido, indivíduos não-heterossexuais e não conformantes com a norma padrão são especialmente afetados pela heteronormatividade que rege e molda suas vidas. Com isso em mente, partindo dos pressupostos teóricos da crítica literária e dos estudos queer, esta pesquisa visa analisar a obra literária The Bell Jar (1963), de Sylvia Plath, com foco nas personagens Esther Greenwood e Joan Gilling a partir da figura linguagem da antítese. Esther Greenwood é uma jovem adulta e “garota de ouro” que ganha a oportunidade para o emprego dos sonhos na revista Mademoiselle, em Nova York, mas em vez de sentir-se pertencente às notas sensoriais dessa experiência tradicionalmente feminina, ela começa a regredir a partir de uma crise depressiva que culmina em uma tentativa de suicídio. Após voltar para casa e precisar ser internada em um hospital psiquiátrico, adentramos uma perspectiva profunda de como Greenwood é regida por normas sociais e como elas a afetam. Em adição a isso, temos um olhar íntimo em sua relação com sua personagem reflexo: Joan Gilling, a figura lésbica da obra, além de seus dilemas interpessoais com essa antítese. Com base nesse contexto da obra, esta pesquisa visa responder a seguinte questão norteadora: De que forma os conflitos de gênero e sexualidade são vivenciados nas personagens antitéticas Esther Greenwood e Joan Gilling, em The Bell Jar, Sylvia Plath (1971[1963]zx? Com o intuito de responder essa pergunta, foi estabelecido o seguinte objetivo geral: Investigar de que forma os conflitos de gênero e sexualidade são vivenciados nas personagens antitéticas Esther Greenwood e Joan Gilling, em The Bell Jar, Sylvia Plath (1971[1963])? Para alcançarmos o objetivo geral, foram delineados os seguintes objetivos específicos: (i) Discutir os pressupostos teóricos dos Estudos Queer, com ênfase nos conceitos de heteronormatividade compulsória e de armário, (ii) Analisar a heteronormatividade e a heterossexualidade compulsória vivenciadas por Esther Greenwood em sua relação com homens e (iii) Analisar o conceito de armário a partir das nuances antitéticas da relação de Esther Greenwood e Joan Gilling. A fim de alcançar esses objetivos, foi realizada uma pesquisa bibliográfica, com abordagem qualitativa e de cunho exploratório com base em Judith Butler (1990), Gayle Rubin (2007), Eve Sedgwick (1990), entre outros/as. Os resultados obtidos indicam que a heteronorma regula as ações de Esther Greenwood para que ela se beneficie de privilégios sociais e conecte estar com homens a emoções positivas, embora demonstre ser discordante e não conformista da norma e não se beneficie, de fato, da convivência com eles. Esses sentimentos são reprimidos e ela busca esconder seus cruzamentos de personalidade com a personagem Joan Gilling, sua antítese e reflexo.
Abstract: Considering that we are social beings and, consequently, sensitive to the influence of others, we are vulnerable to social and political regimes that organize and shape our ways of thinking, feeling and acting. In this sense, non-heterosexual individuals who do not conform to the standard norm are especially affected by the heteronormativity that governs and shapes their lives. With this in mind, based on the theoretical assumptions of Literary Criticism and Queer Studies, this research aims to analyze the literary work The Bell Jar (1963), by Sylvia Plath, focusing on the characters Esther Greenwood and Joan Gilling from the figure of speech of antithesis. Esther Greenwood is a young adult and “golden girl” who gets the opportunity for her dream job at Mademoiselle magazine in New York, but instead of feeling like she belongs to the sensory notes of this traditionally feminine experience, she begins to regress after a depressive crisis that culminates in a suicide attempt. After returning home and having to be admitted to a psychiatric hospital, we gain a deeper insight into how Greenwood is governed by social norms and how they affect her. In addition, we get an intimate look at her relationship with her mirror character: Joan Gilling, the lesbian figure in the play, as well as her interpersonal dilemmas with this antithesis. Based on this context of the work, this research aims to answer the following guiding question: How are gender and sexuality conflicts experienced in the antithetical characters Esther Greenwood and Joan Gilling, in The Bell Jar, Sylvia Plath (1971[1963])? In order to answer this question, the following general objective was established: To investigate how gender and sexuality conflicts are experienced in the antithetical characters Esther Greenwood and Joan Gilling, in The Bell Jar, Sylvia Plath (1971[1963])? In order to achieve the general objective, the following specific objectives were outlined: (i) To discuss the theoretical assumptions of Queer Studies, with emphasis on the concepts of compulsory heteronormativity and the closet, (ii) To analyze the heteronormativity and compulsory heterosexuality experienced by Esther Greenwood in her relationship with men and (iii) To analyze the concept of the closet based on the antithetical nuances of the relationship by Esther Greenwood and Joan Gilling. In order to achieve these objectives, a bibliographical research was carried out, with a qualitative and exploratory approach based on Judith Butler (1990), Gayle Rubin (2007), Eve Sedgwick (1990), among others. The results obtained indicate that the heteronorm regulates Esther Greenwood's actions so that she benefits from social privileges and connects being with men to positive emotions, although she demonstrates that she disagrees and does not conform to the norm and does not, in fact, benefit from living with them. These feelings are repressed and she seeks to hide her personality crossovers with the character Joan Gilling, her antithesis and reflection.
Palavras-chave: Estudos Queer
Nuances Antitéticas
Epistemologia do Armário
The Bell Jar
Heterossexualidade Compulsória
Área(s) do CNPq: LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Estadual do Piauí
Sigla da instituição: UESPI
Departamento: Centro de Ciencias Humanas e Letras
Programa: Licenciatura em Letras Inglês
Citação: GOMES, Bianca Bandeira. A morte da diferença não assimilada: uma análise das personagens antitéticas Esther Greenwood e Joan Gilling, de The Bell Jar (1963), de Sylvia Plath (1971[1963]), à luz dos estudos queer. 53 p. 2024. Monografia (Graduação em Letras Inglês) – Universidade Estadual do Piauí – UESPI, Campus Alexandre Alves de Oliveira, Parnaíba, 2024.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://localhost:8080/tede/handle/tede/1164
Data de defesa: 2024
Aparece nas coleções:CIES - Licenciatura em Letras Inglês (Professor Alexandre Alves – PARNAÍBA)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Monografia Completa.pdf601,86 kBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.