Compartilhamento |
![]() ![]() |
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://localhost:8080/tede/handle/tede/1173
Tipo do documento: | Monografia |
Título: | A otimização do aprendizado de língua portuguesa no ensino |
Autor: | LIima e Silva, Márcio Glêdson ![]() |
Primeiro orientador: | Costa, Valmir Nunes |
Primeiro membro da banca: | Costa, Valmir Nunes |
Segundo membro da banca: | Araújo, Camélia Sheila Soares Borges de |
Terceiro membro da banca: | Barbosa, Brísia |
Resumo: | Este estudo explora o impacto da inteligência artificial (IA) no aprendizado de uma segunda língua entre alunos do ensino fundamental para promover melhor aprendizado da língua portuguesa. A revisão qualitativa da literatura avaliou as capacidades mais relevantes da IA que dão suporte ao aprendizado centrado no aluno, instrução personalizada, feedback imediato e suporte individual para o aprendizado. O artigo considera os desafios éticos e pedagógicos que tais tecnologias de IA trazem em ambientes educacionais e seus possíveis insights em direção a maior equidade na educação e resultados escolares mais favoráveis. Para esta pesquisa utilizamos como principais autores Oliveira(2023), Tavares(2024) e Almeida Correa Barbosa(2023). |
Abstract: | This study examines the impact of artificial intelligence (AI) on second language learning among elementary school students to enhance Portuguese language acquisition. A qualitative literature review assessed the most relevant AI capabilities that support student-centered learning, personalized instruction, immediate feedback, and individualized learning support. The article considers the ethical and pedagogical challenges that such AI technologies bring to educational environments and their potential insights toward greater educational equity and improved academic outcomes. For this research, we utilized key authors such as Oliveira (2023), Tavares (2024), and Almeida Correa Barbosa (2023). |
Palavras-chave: | Inteligência Artificial Ensino Médio Língua Portuguesa |
Área(s) do CNPq: | LINGUISTICA::TEORIA E ANALISE LINGUISTICA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Estadual do Piauí |
Sigla da instituição: | UESPI |
Departamento: | Centro de Ensino - Campus do Interior |
Programa: | Licenciatura em Letras Português |
Citação: | LIMA E SILVA, Márcio Glêdson. A otimização do aprendizado de língua portuguesa no ensino. 2024. 49 fl. Tcc ( Licenciatura em Letras Português) - Universidade Estadual do Piauí, Floriano - Piauí, 2024. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://localhost:8080/tede/handle/tede/1173 |
Data de defesa: | 2024 |
Aparece nas coleções: | CIES - Licenciatura em Letras Português (Josefina Demes – FLORIANO) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Monografia Completa .pdf | 422,28 kB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.