Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://sistemas2.uespi.br/handle/tede/1185
Tipo do documento: Monografia
Título: O uso da música para o ensino-aprendizagem da língua inglesa: o que dizem as dissertações de 2019 a 2023 no portal da CAPES
Autor: Freitas, Jessica da Silva Cerqueira
Primeiro orientador: Oliveira, Leonardo Davi Gomes de Castro
Resumo: Este trabalho propõe uma revisão sistemática das dissertações sobre o uso da música no ensino-aprendizagem da Língua Inglesa publicadas no portal da CAPES de 2019 a 2023. A música está presente na vida das pessoas há gerações e sempre foi uma forma de comunicação correlacionada com a cultura dos indivíduos. Nesse sentido, esta pesquisa visa responder à seguinte indagação: o que dizem as dissertações sobre o uso da música no processo de ensino-aprendizagem da Língua Inglesa no portal da CAPES (2019 a 2023)? Com intuito de responder essa questão foi definido o seguinte objetivo geral: investigar o que dizem as dissertações sobre o uso da música no processo de ensino-aprendizagem da Língua Inglesa no portal da CAPES (2019 a 2023). Com propósito de alcançar esse objetivo foram definidos os seguintes objetivos específicos: apresentar as motivações para o uso da música no processo de ensino-aprendizagem da Língua Inglesa nos trabalhos selecionados; identificar quais os objetivos da utilização da música no ensino-aprendizagem da Língua Inglesa nas dissertações escolhidas; e descrever quem são os participantes das pesquisas sobre o uso da música no ensino-aprendizagem da Língua Inglesa nos estudos definidos. Para atingir esses objetivos foi realizada uma investigação bibliográfica do tipo revisão sistemática no banco de dissertações da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), que engloba um dos maiores acervos de trabalhos acadêmicos nacionais e internacionais, possibilitado o acesso aos estudos recentes publicados no mundo todo. Os dados foram explorados sob a perspectiva de autores como Roiz (2017); Carvalho (2018); Guerin (2018); entre outros. Os achados analisados na perspectiva descritiva mostram que as dissertações sobre o uso da música para o ensino-aprendizagem da Língua Inglesa apontam a música como um elemento lúdico e interdisciplinar capaz de promover o ensino da língua nas perspectivas sociais, culturais e gramaticais, além de possibilitar a aprendizagem de diversas áreas do conhecimento humano.
Abstract: This work proposes a systematic review of the dissertations on the use of music in teaching and learning the English language published on the (CAPES) portal from 2019 to 2023. Music has been present in people's lives for generations and has always been a form of communication that is correlated with the culture of individuals. In this sense, this research aims to answer the following question: what do the dissertations say about the use of music in the English language teaching-learning process on the CAPES portal (2019 to 2023)? In order to answer this question, the following general objective was defined: Investigate what the dissertations say about the use of music in the English language teaching-learning process on the CAPES portal (2019 to 2023). With the aim of achieving this objective, the following specific objectives were defined: to present the motivations for using music in the English language teaching-learning process in the selected works; to identify the objectives of using music in teaching and learning the English language in the chosen dissertations; to describe who the participants are in research on the use of music in teaching and learning the English language in the defined studies. To achieve these objectives, a systematic review-type bibliographical investigation was carried out in the database of dissertations of the Coordination for the Improvement of Higher Education Persons (CAPES), which encompasses one of the largest collections of national and international academic works that allows access to recent published studies around the world. The data were explored from the perspective of authors such as Roiz (2017), Carvalho (2018), Guerin (2018) among others. The findings analyzed from an interpretive descriptive show that dissertations on the use of music for teaching and learning the English language point out the music is a ludic and interdisciplinary element capable of promoting language teaching from social, cultural and grammatical perspectives, in addition to enabling the learning of different areas of human knowledge.
Palavras-chave: Ensino-Aprendizagem da Língua Inglesa
Música
Revisão Sistemática
Área(s) do CNPq: EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Estadual do Piauí
Sigla da instituição: UESPI
Departamento: Centro de Ensino - Campus do Interior
Programa: Licenciatura em Letras Inglês
Citação: FREITAS, Jessica da Silva Cerqueira. O uso da música para o ensino-aprendizagem da língua inglesa: o que dizem as dissertações de 2019 a 2023 no portal da CAPES. 2024. 46 f. Monografia (Licenciatura em Letras Inglês) - Universidade Estadual do Piauí, Parnaíba-PI, 2024.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://sistemas2.uespi.br/handle/tede/1185
Data de defesa: 2024
Aparece nas coleções:CIES - Licenciatura em Letras Inglês (Professor Alexandre Alves – PARNAÍBA)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Monografia Completa.pdf581,9 kBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.