Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://sistemas2.uespi.br/handle/tede/1187
Tipo do documento: Artigo
Título: De componente curricular a objeto de pesquisa: a dança no curso de Educação Física da Universidade Estadual do Piauí, campus Professor Barros Araújo em Picos-Pi
Autor: Silva, Adalgisa Aline da
Primeiro orientador: Mendes, Napoleão Marcos de Moura
Resumo: O objetivo central da pesquisa é analisar o lugar da Dança como um componente essencial do currículo e objeto de pesquisa no curso de Educação Física do Campus Prof. Barros Araújo da Universidade Estadual do Piauí. Utilizando uma metodologia qualitativa, a pesquisa realizou uma revisão de literatura e análise documental do Projeto Pedagógico do Curso (PPC), além de consultas aos Trabalhos de Conclusão de Curso (TCCs) disponíveis no acervo institucional. Os resultados indicam que, embora a dança represente apenas 6,7% do total de TCCs produzidos, ela abrange uma variedade de temas relevantes, como autoestima, saúde na terceira idade, e sua aplicação em ambientes escolares e comunitários. O PPC também revela um esforço em integrar a dança às práticas pedagógicas e curriculares, refletindo um compromisso com a formação inclusiva e multicultural dos alunos. Observou-se que a dança contribui significativamente para o desenvolvimento físico, cultural e social dos alunos, além de potencializar a formação de professores preparados para lidar com a diversidade cultural e social. Conclui-se que a ampliação da presença da dança no currículo poderia proporcionar uma Educação Física mais inclusiva e adaptada às necessidades contemporâneas.
Abstract: The central objective of the research is to analyze the place of Dance as an essential component of the curriculum and object of research in the Physical Education course at Campus Prof. Barros Araújo from the State University of Piauí. Using a qualitative methodology, the research carried out a literature review and documentary analysis of the Course Pedagogical Project (PPC), in addition to consultations with Course Conclusion Papers (TCCs) available in the institutional collection. The results indicate that, although dance represents only 6.7% of the total TCCs produced, it covers a variety of relevant topics, such as self-esteem, health in old age, and its application in school and community environments. The PPC also reveals an effort to integrate dance into pedagogical and curricular practices, reflecting a commitment to the inclusive and multicultural training of students. It was observed that dance contributes significantly to the physical, cultural and social development of students,
O objetivo central da pesquisa é analisar o lugar da Dança como um componente essencial do currículo e objeto de pesquisa no curso de Educação Física do Campus Prof. Barros Araújo da Universidade Estadual do Piauí. Utilizando uma metodologia qualitativa, a pesquisa realizou uma revisão de literatura e análise documental do Projeto Pedagógico do Curso (PPC), além de consultas aos Trabalhos de Conclusão de Curso (TCCs) disponíveis no acervo institucional. Os resultados indicam que, embora a dança represente apenas 6,7% do total de TCCs produzidos, ela abrange uma variedade de temas relevantes, como autoestima, saúde na terceira idade, e sua aplicação em ambientes escolares e comunitários. O PPC também revela um esforço em integrar a dança às práticas pedagógicas e curriculares, refletindo um compromisso com a formação inclusiva e multicultural dos alunos. Observou-se que a dança contribui significativamente para o desenvolvimento físico, cultural e social dos alunos, além de potencializar a formação de professores preparados para lidar com a diversidade cultural e social. Conclui-se que a ampliação da presença da dança no currículo poderia proporcionar uma Educação Física mais inclusiva e adaptada às necessidades contemporâneas.
Palavras-chave: Dança
Formação Docente
Área(s) do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Estadual do Piauí
Sigla da instituição: UESPI
Departamento: Centro de Ciencias Humanas e Letras
Programa: Licenciatura em Educação Física
Citação: SILVA, Adalgisa Aline da . De componente curricular a objeto de pesquisa: a dança no curso de Educação Física da Universidade Estadual do Piauí, campus Professor Barros Araújo em Picos-Pi. 2024. 21. Tcc (Licenciatura em Educação Física) - Universidade Estadual do Piauí, Picos-PI, 2024.
Tipo de acesso: Acesso Embargado
URI: http://localhost:8080/tede/handle/tede/1187
Data de defesa: 2024
Aparece nas coleções:CIES - Licenciatura em Educação Física (Professor Barros Araújo – PICOS)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.