Compartilhamento |
![]() ![]() |
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://localhost:8080/tede/handle/tede/1193
Tipo do documento: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | Os impactos da tecnologia no ensino de Língua Portuguesa em escolas públicas |
Autor: | Silva, Alane Nogueira da |
Primeiro orientador: | Costa, Valmir Nunes. |
Resumo: | Este trabalho tem como objetivo geral investigar os impactos da tecnologia em aulas de língua portuguesa em escolas públicas, abordando como a integração de plataformas digitais podem transformar o ensino-aprendizagem dos alunos em língua portuguesa. Os resultados da pesquisa mostram que a tecnologia permite que os alunos explorem uma diversidade de conteúdos através de atividades interativas, tornando o aprendizado mais dinâmico e eficaz. Além disso, o trabalho também destaca os desafios das escolas públicas no acesso dessa tecnologia, bem como a necessidade de formação continuada dos professores. Concluindo que, embora haja dificuldades, a tecnologia tem grande potencial no enriquecimento do ensino de língua portuguesa. Esta pesquisa justifica-se pela necessidade de compreender e refletir até que ponto os impactos tecnológicos têm influenciado o ensino de língua portuguesa em escolas públicas. Além de analisar os desafios encontrados pelos professores e alunos (como acesso, integração etc.). Para sua realização utilizamos uma abordagem bibliográfica, apoiando-nos principalmente nas teorias de Brasil (2017); Cândido (2011); Gouvêa (2001); Pimentel (2017); Marcuschi (2005); Macedo (2020); Moran (2015); Rojo (2009). |
Abstract: | This work aims to investigate the impacts of technology in Portuguese language classes in public schools, addressing how the integration of digital platforms can transform students' teaching and learning of the Portuguese language. The research results show that technology allows students to explore a diversity of content through interactive activities, making learning more dynamic and effective. Furthermore, the work also highlights the challenges faced by public schools in accessing this technology, as well as the need for ongoing training for teachers. It concludes that, although there are difficulties, technology has great potential in enriching the teaching of the Portuguese language. This research is justified by the need to understand and reflect on the extent to which technological impacts have influenced the teaching of Portuguese in public schools. It aims to analyze how these impacts can reflect on society, as well as the challenges faced by teachers and students (such as access, integration, etc.). To achieve this, we used a bibliographic approach, mainly relying on the theories of Brasil (2017); Cândido (2011); Gouvêa (2001); Pimentel (2017); Marcuschi (2005); Macedo (2020); Moran (2015); Rojo (2009). |
Palavras-chave: | Língua portuguesa; tecnologia; escolas públicas. |
Área(s) do CNPq: | LETRAS::LINGUA PORTUGUESA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Estadual do Piauí |
Sigla da instituição: | UESPI |
Departamento: | Centro de Ciencias Humanas e Letras |
Programa: | Licenciatura em Letras Português |
Citação: | SILVA, Alane Nogueira da. Os impactos da tecnologia no ensino de Língua Portuguesa em escolas públicas . 2024. 46f. Tcc ( Licenciatura em Letras Português) - Universidade Estadual do Piauí, Floriano-PI, 2024. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://sistemas2.uespi.br/handle/tede/1193 |
Data de defesa: | 2024 |
Aparece nas coleções: | CIES - Licenciatura em Letras Português (Josefina Demes – FLORIANO) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato |
---|
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.