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Campo DCValorIdioma
dc.creatorMariano, Werisson Andrade-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1401730210356520por
dc.contributor.advisor1Silva, Ruan Nunes-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8687409037870171por
dc.contributor.referee1Silva, Ruan Nunes-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8687409037870171por
dc.contributor.referee2Cunha, Renata Cristina-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/1215596443300304por
dc.contributor.referee3Oliveira, Rubenil da Silva-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/8814177911312131por
dc.date.accessioned2025-01-16T16:36:01Z-
dc.date.issued2024-
dc.identifier.citationMARIANO, Werisson Andrade. “I WANT US TO BE TOGETHER”: a busca por um final feliz gay à luz dos estudos queer e do conceito de heteronormatividade na obra God’s Own Country (2017). 2024. 63 f. Monografia (Lincenciatura em Letras Inglês) - Universidade Estadual do Piauí, Parnaíba, 2024.por
dc.identifier.urihttp://localhost:8080/tede/handle/tede/1194-
dc.description.resumoA comunidade queer enfrenta inúmeras provações diárias, tendo que esconder quem é, tendo seus direitos negados, suas existências apagadas e sendo forçada a se conformar com a heteronormatividade presente em nossa sociedade. Além disso, também são obrigados a aceitar serem retratados de forma totalmente desumana devido a normas ditadas por esses mesmos padrões heteronormativos. Neste contexto, se faz importante investigar e problematizar tais questões vivenciadas pela comunidade queer através do filme “God’s Own Country” (2017), dirigido por Francis Lee. No filme, o casal gay protagonista enfrenta obstáculos e sofrimentos para viver seu amor com liberdade. A partir desta breve sinopse da obra, objetivamos responder à seguinte questão norteadora: Como o filme “God's Own Country” (2017) reproduz e questiona a heteronormatividade dos finais felizes gays a partir de uma perspectiva queer? Para responder a essa questão, definimos o seguinte objetivo geral: Investigar como o filme “God's Own Country” (2017) reproduz e questiona a heteronormatividade dos finais felizes gays a partir de uma perspectiva queer. Para atingir o objetivo geral, foram definidos os seguintes objetivos específicos: (i) Discutir os pressupostos teóricos dos estudos queer, com ênfase no conceito de heteronormatividade; (ii) Compreender como a heteronormatividade é reproduzida e questionada pelos protagonistas em espaços públicos e privados. Quanto à abordagem metodológica, foi realizada uma investigação qualitativa, na modalidade bibliográfica, de caráter explicativo, baseada em Annamarie Jagose (1996), Judith Butler (2019), Guacira Lopes Louro (2018), entre outros. Com isso, constatamos que as cenas analisadas mostram como os personagens do filme são constantemente restringidos e oprimidos, tanto em espaços públicos e privados, devido ao medo do julgamento, evidenciando a opressão que o sistema impõe sobre eles. Além disso, o final feliz do filme, apesar de ser muito significativo e importante ao questionar normatividades, deve ser visto com cautela, pois também reforça a lógica heteronormativa dos filmes comerciais, sugerindo que a aceitação de relacionamentos não-heteronormativos depende de sua conformidade com padrões tradicionais.por
dc.description.abstractThe queer community faces numerous daily struggles, having to hide their true selves, having their rights denied, their existence erased, and being forced to conform to the heteronormativity present in our society. In addition, they are often obliged to accept being portrayed in a completely dehumanizing way due to norms dictated by these same heteronormative standards. In this context, it is important to investigate and problematize such issues experienced by the queer community through the movie God's Own Country (2017), directed by Francis Lee. In the movie, the gay protagonist couple faces obstacles and suffering to live their love freely. Based on this brief synopsis, our aim is to answer the following guiding question: How does the movie God's Own Country (2017) both reproduce and challenge the heteronormativity of gay happy endings from a queer perspective? To address this question, we have defined the following general objective: To investigate how the film God's Own Country (2017) reproduces and challenges the heteronormativity of gay happy endings from a queer perspective. To achieve this general objective, the following specific objectives were defined: (i) To discuss the theoretical assumptions of queer studies, with an emphasis on the concept of heteronormativity; (ii) To understand how heteronormativity is reproduced and challenged by the protagonists in both public and private spaces. Regarding the methodological approach, a qualitative investigation was conducted in the bibliographic mode, of an explanatory nature, based on the works of Annamarie Jagose (1996), Judith Butler (2019), Guacira Lopes Louro (2018), among others. As a result, we found that the analyzed scenes demonstrate how the movie characters are constantly restricted and oppressed, both in public and private spaces, due to the fear of judgment, highlighting the oppression that the system imposes on them. Furthermore, the movie happy ending, although significant and important in questioning normativities, should be viewed with caution, as it also reinforces the heteronormative logic of commercial films, suggesting that the acceptance of non-heteronormative relationships depends on their conformity to traditional standards.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Werisson Andrade Mariano (werisson.andrade.m@aluno.uespi.br) on 2025-01-15T21:48:27Z No. of bitstreams: 2 Termo de autorização para publicação.pdf: 246117 bytes, checksum: 95b7f61bfc090e46863e90db7f31434e (MD5) Monografia completa.pdf: 1684268 bytes, checksum: 3f7439a303ba550ee2f6a3122fafd8cd (MD5)eng
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Estagiario Biblioteca (repositorioinstitucional@uespi.br) on 2025-01-16T16:36:01Z (GMT) No. of bitstreams: 2 Termo de autorização para publicação.pdf: 246117 bytes, checksum: 95b7f61bfc090e46863e90db7f31434e (MD5) Monografia completa.pdf: 1684268 bytes, checksum: 3f7439a303ba550ee2f6a3122fafd8cd (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2025-01-16T16:36:01Z (GMT). No. of bitstreams: 2 Termo de autorização para publicação.pdf: 246117 bytes, checksum: 95b7f61bfc090e46863e90db7f31434e (MD5) Monografia completa.pdf: 1684268 bytes, checksum: 3f7439a303ba550ee2f6a3122fafd8cd (MD5) Previous issue date: 2024-12-18eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Estadual do Piauípor
dc.publisher.departmentCentro de Ciencias Humanas e Letraspor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUESPIpor
dc.publisher.programLicenciatura em Letras Inglêspor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEstudos Queerpor
dc.subjectTeoria do Cinemapor
dc.subjectHeteronormatividadepor
dc.subjectGod's Own Country (2017)eng
dc.subjectQueer Studieseng
dc.subjectFilm Theoryeng
dc.subjectHeteronormativityeng
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.title“I WANT US TO BE TOGETHER”: a busca por um final feliz gay à luz dos estudos queer e do conceito de heteronormatividade na obra God’s Own Country (2017).por
dc.title.alternative“I WANT US TO BE TOGETHER”: looking for a gay happy ending in light of queer studies and the concept of heteronormativity in the work God’s Own Country (2017).eng
dc.typeMonografiapor
Aparece nas coleções:CIES - Licenciatura em Letras Inglês (Professor Alexandre Alves – PARNAÍBA)

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