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https://sistemas2.uespi.br/handle/tede/1199| Tipo do documento: | Dissertação |
| Título: | Nas patas do boi, rudeza do galope e sensibilidade do aboio: vivências e experiências nos arreios e fios da memória de vaqueiros no sertão caxiense no Maranhão (1955-2012) |
| Autor: | Reis, Auriele Pereira dos |
| Primeiro orientador: | Melo, Salânia Maria Barbosa |
| Resumo: | O presente estudo é fruto de uma ampla pesquisa no campo da historiografia e traz como temática central: Nas patas do boi, rudeza do galope e sensibilidade do aboio: Vivências e experiências nos arreios e fios da memória de vaqueiros no sertão caxiense no Maranhão (1955-2012) que visa compreender como essas vivências e experiências forjaram os vaqueiros dessa região. Para tanto, o trabalho traz como problemática: como as memórias e vivências dos vaqueiros que campearam no Sertão Caxiense (MA), entre 1955 e 2012 podem se configurar enquanto elementos da construção do sujeito e de seu espaço simbólico no qual as características identitárias reconfiguram-se em resistência cultural frente às inovações massificadoras de um mundo globalizante e pós-moderno? Objetivo geral: Analisar mediante as memórias dos sujeitos e de suas experiências vivenciadas, a construção da imagem e significado social do vaqueiro no Sertão Caxiense, no Maranhão durante os anos de 1955 a 2012 considerando a formação de espaço simbólico e a emergência das identidades culturais. Objetivos específicos delineados foram: Compreender como as identidades culturais do vaqueiro foram sendo construídas ao longo do tempo, bem como, as razões que as tornam ainda resistentes aos ditames do processo globalizante pelo qual passa o mundo desde os anos cinquenta; Identificar as transformações cotidianas, econômicas sociais e culturais ocorridas na vida dos vaqueiros durante o período de 1955 a 1980 e de como elas contribuíram para a formação de espaço simbólico vivencial dos mesmos e discutir sobre a representatividade social e cultural do vaqueiro considerando a sua prática cotidiana de trabalho dentro do contexto do Sertão de Caxias-MA. A metodologia ancora-se nos pressupostos teóricos da História Oral, com uso de entrevista semiestruturada e uso de fontes imagéticas, configurando-se como qualitativa e exploratória. O estudo justifica-se devido à ausência de trabalhos que abordem o vaqueiro da região sertânica de Caxias, principalmente, levando em conta uma visão que o coloque numa perspectiva não estereotipada tão comum nos trabalhos que tem o vaqueiro como figura central. É justificável ainda como uma forma de romper com o silenciamento desse importante grupo social. Por meio dos teóricos, fala dos vaqueiros e observações in loco, foi possível compreender, a partir de uma perspectiva interdisciplinar, na qual se aliaram os saberes da Antropologia, Geografia e Sociologia, que essa cultura do vaqueiro tem sofrido grandes impactos por parte das investidas representadas pela concentração fundiária e mecanização do campo, afetando assim, as atividades campeiras na região em estudo, como também, os próprios modos de vida das comunidades residentes. Um ponto significativo descoberto por meio da pesquisa é que a vida campeira do vaqueiro na região, em termos tradicionais, foi bastante afetada, mas emerge uma cultura simbólica e moderna da vida vaqueiral que é representada pelo que os vaqueiros mais velhos chamam de vaqueiros de festas, ou seja, aqueles jovens que gostam da estética do ser vaqueiro e com isso, preservam, parte dos modos de vida vaqueirais. Nesse sentido, buscam-se conciliar o moderno com a tradição e com isso surgem os conflitos de gerações de vaqueiros, ficando claro esse fenômeno nas falas dos vaqueiros entrevistados |
| Abstract: | The present study is the result of extensive research in the field of historiography, and it brings as its central theme: On the ox’s feet, rodeo of the gallop and sensibility of the aboio: Experiences in the harnesses threads of memory cowboys of the Caxias Maranhão hinterland (1955-2012) whicj aims to understand how these experiences were forged the cowboys of this region. To this end, the work it brings as a question: Like the memories of the cowboys who camped in the hinterland of Caxias (MA), between 1955 and 2012 can be configures as elements of the construction of the subject and its symbolic space in which identity characteristics are reconfigured cultural resistance in the face of the mass innovations of a globalizing and postmodern? General objective: to analyze through the subjects’memories and their experiences, the construction of the image and social meaning of the cowboys in the Caxias hinterland in the Maranhão during the years 1955 to 2012 considering the formation of symbolic space of cultural identities. Specific objectives outlined were: to understand how the cultural identities of the cowboys were being constructed over time as well as the reasons that make it even resistant to the types of the overall process what happens in the world since the 50’s, identify the dayli economic social and cultural transformations occurred in the lives of cowherds during the period from 1955 to 1980 siri how the contributed to the formation of the experiential symbolic space their and discus the social and cultural representativeness of the cowboys considering his daily work practice within the context of Caxias Maranhão hinterland. The methodology was anchored from the theoretical assumptios of oral history. With the use of semi-structured interviews and the use of image sources configuring itself as qualitative and exploratory. The study is justified due to the absence of studies that analyse the cower of inland region of Caxias especially considering a vision that present no stereotypes, a commom fault in works that have the cowherd as the central figure. It is also justifiable to break the silence from this important social group. By means of the theoretical wing of the cowherds and observation in loco it was possible to understand from an interdisciplinary perspective, combining the knowledge of anthropology, geography and sociology that this cowboy culture has suffered great impacts on the part of the attacks represented by land concentration and mechanization of the field, thus affecting the mapus activities in the region and study and the very ways of life of the resident communities. A significant point discovered through research the entire life of the cowboy in the region it was greatly affected but refers to a symbolic and modern agriculture on the cowboy life it is represented by what the older cowboys call the party cowboy that is, those young people who like the aesthetic of being a cowboy and with preserve part of the cowboy ways of life. In this sense, they seek to reconcile the modern with tradition and with that it generates a conflict of generations of cowboy’s information identified in the interviewees’speech |
| Palavras-chave: | Vaqueiro História Identidades Culturais Globalização Modernização no Campo |
| Área(s) do CNPq: | CIENCIAS HUMANAS |
| Idioma: | por |
| País: | Brasil |
| Instituição: | Universidade Estadual do Piauí |
| Sigla da instituição: | UESPI |
| Departamento: | Centro de Ciencias Humanas e Letras |
| Programa: | Programa de Mestrado em Sociedade e Cultura |
| Citação: | REIS, Auriele Pereira dos. Nas patas do boi, rudeza do galope e sensibilidade do aboio: vivências e experiências nos arreios e fios da memória de vaqueiros no sertão caxiense no Maranhão (1955-2012). 2024. 290f. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Sociedade e Cultura) - Universidade Estadual do Piauí, Teresina, 2024. |
| Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
| URI: | http://sistemas2.uespi.br/handle/tede/1199 |
| Data de defesa: | 2024 |
| Aparece nas coleções: | Programa de Mestrado em Sociedade e Cultura |
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