Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://sistemas2.uespi.br/handle/tede/1203
Tipo do documento: Artigo
Título: Massacres em escolas brasileiras: como a Psicologia Escolar tem agido para preveni-los?
Título(s) alternativo(s): Massacres on brazilian schools: how has School Psychology acted to prevent them?
Autor: Lustosa, Arthur Felipe
Primeiro orientador: Freitas, Camila Siqueira Cronemberger
Resumo: O aumento do número de massacres em escolares brasileiras nos últimos anos gerou sofrimento e preocupação nas escolas do país, levando a população a questionar por que eles ocorrem e o que fazer para preveni-los, contudo, a produção científica da psicologia brasileira sobre o assunto ainda é escassa. Este estudo consiste uma revisão narrativa de literatura e teve com objetivo geral verificar se as ações da Psicologia Escolar no combate a essa forma de violência têm potencial para prevenir novos massacres nas escolas brasileiras. Os resultados mostraram que a maioria das produções enfatiza o combate ao bullying, enquanto se dá menor foco a outras causas dos massacres. Ressalta-se a necessidade da presença de psicólogos nas escolas brasileiras para garantir tanto um trabalho efetivo de prevenção a essa forma de violência quanto o aumento da produção científica sobre o trabalho desse profissional na prevenção dessa forma de violência.
Abstract: The increase in the number of massacres among Brazilian schoolchildren in recent years has generated suffering and concern in the country's schools, leading the population to question why they occur and what to do to prevent them. However, the scientific production of Brazilian psychology on the subject is still scarce. This study consists of a narrative literature review and its general objective was to verify whether the actions of School Psychology in combating this form of violence have the potential to prevent new massacres in Brazilian schools. The results showed that most productions emphasize the fight against bullying, while there is less focus on other causes of massacres. The need for the presence of psychologists in Brazilian schools is highlighted to guarantee both effective work to prevent this form of violence and the increase in scientific production on the work of these professionals in preventing this form of violence.
Palavras-chave: Massacre Escolar
Psicologia Escolar
Prevenção
Área(s) do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA
FUNDAMENTOS DA EDUCACAO::PSICOLOGIA EDUCACIONAL
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Estadual do Piauí
Sigla da instituição: UESPI
Departamento: Centro de Ciencias da Saude
Programa: Bacharelado em Psicologia
Citação: LUSTOSA, Arthur Felipe. Massacres em escolas brasileiras : como a Psicologia Escolar tem agido para preveni-los? 2024. 20 f. Artigo (Bacharelado em Psicologia) - Universidade Estadual do Piauí, Teresina, 2024.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://sistemas2.uespi.br/handle/tede/1203
Data de defesa: 2024
Aparece nas coleções:CCS - Bacharelado em Psicologia (Poeta Torquato Neto – TERESINA)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Artigo completo.pdf471,57 kBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.