| Compartilhamento |
|
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://sistemas2.uespi.br/handle/tede/1203| Tipo do documento: | Artigo |
| Título: | Massacres em escolas brasileiras: como a Psicologia Escolar tem agido para preveni-los? |
| Título(s) alternativo(s): | Massacres on brazilian schools: how has School Psychology acted to prevent them? |
| Autor: | Lustosa, Arthur Felipe |
| Primeiro orientador: | Freitas, Camila Siqueira Cronemberger |
| Resumo: | O aumento do número de massacres em escolares brasileiras nos últimos anos gerou sofrimento e preocupação nas escolas do país, levando a população a questionar por que eles ocorrem e o que fazer para preveni-los, contudo, a produção científica da psicologia brasileira sobre o assunto ainda é escassa. Este estudo consiste uma revisão narrativa de literatura e teve com objetivo geral verificar se as ações da Psicologia Escolar no combate a essa forma de violência têm potencial para prevenir novos massacres nas escolas brasileiras. Os resultados mostraram que a maioria das produções enfatiza o combate ao bullying, enquanto se dá menor foco a outras causas dos massacres. Ressalta-se a necessidade da presença de psicólogos nas escolas brasileiras para garantir tanto um trabalho efetivo de prevenção a essa forma de violência quanto o aumento da produção científica sobre o trabalho desse profissional na prevenção dessa forma de violência. |
| Abstract: | The increase in the number of massacres among Brazilian schoolchildren in recent years has generated suffering and concern in the country's schools, leading the population to question why they occur and what to do to prevent them. However, the scientific production of Brazilian psychology on the subject is still scarce. This study consists of a narrative literature review and its general objective was to verify whether the actions of School Psychology in combating this form of violence have the potential to prevent new massacres in Brazilian schools. The results showed that most productions emphasize the fight against bullying, while there is less focus on other causes of massacres. The need for the presence of psychologists in Brazilian schools is highlighted to guarantee both effective work to prevent this form of violence and the increase in scientific production on the work of these professionals in preventing this form of violence. |
| Palavras-chave: | Massacre Escolar Psicologia Escolar Prevenção |
| Área(s) do CNPq: | CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA FUNDAMENTOS DA EDUCACAO::PSICOLOGIA EDUCACIONAL |
| Idioma: | por |
| País: | Brasil |
| Instituição: | Universidade Estadual do Piauí |
| Sigla da instituição: | UESPI |
| Departamento: | Centro de Ciencias da Saude |
| Programa: | Bacharelado em Psicologia |
| Citação: | LUSTOSA, Arthur Felipe. Massacres em escolas brasileiras : como a Psicologia Escolar tem agido para preveni-los? 2024. 20 f. Artigo (Bacharelado em Psicologia) - Universidade Estadual do Piauí, Teresina, 2024. |
| Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
| URI: | http://sistemas2.uespi.br/handle/tede/1203 |
| Data de defesa: | 2024 |
| Aparece nas coleções: | CCS - Bacharelado em Psicologia (Poeta Torquato Neto – TERESINA) |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| Artigo completo.pdf | 471,57 kB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.
